"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

DISCERNINDO EVANGELHO DA RELIGIÃO

Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo. 1 Coríntios 1:17.

O apóstolo Paulo escreveu está preciosa carta aos coríntios num contexto quando os fariseus orientavam as pessoas a buscarem a aceitação da parte de Deus através de seus méritos pessoais. Os fariseus que eram professores de Bíblia pregavam uma mensagem da busca da benevolência divina mediante o desempenho pessoal. Coincidentemente, esta é a mensagem que se encontra no cerne de todas as religiões, e é também o que deixa as pessoas exaustas, em seus esforços no sentido de desempenhar seu papel de modo aceitável perante Deus. Sendo assim, a religião leva a pessoa a unir-se fortemente a um voto de guardar as regras que governam a conduta, os ritos e fórmulas pelos quais pode aproximar-se de Deus. Isto exige o constante exercício de sua vontade, e a completa obediência aos preceitos, com a finalidade de Deus ser agradado e a pessoa ser aceita por Ele. A religião reivindica ser a revelação do caminho montanha acima, até as estonteantes alturas da perfeição e da familiaridade com a divindade perfeita. No entanto, Deus não pode ser alcançado mediante a observância de mandamentos e pelo desempenho de rituais patrocinados pela religião. Foi contra esta forma de religião que Jesus proferiu suas palavras mais duras. Quando viu o que esse sistema doutrinário estava fazendo às pessoas, Ele se moveu de compaixão: Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. Mateus 9:36.

Há uma grande diferença entre o evangelho e a religião. O evangelho é toda obra de Deus no sentido de salvar o homem do pecado, a fim de permitir a plena comunhão do homem com Deus. A religião é todo esforço do homem pretendendo se religar com Deus. Webster define a religião da seguinte forma: "Piedade, consciência aguda, escrúpulos; vem de religare, emendar; unir de novo, é a vontade da pessoa e seus esforços no sentido de agir de acordo com a vontade de Deus". Por outro lado, o evangelho é Deus fazendo pela graça tudo o que é preciso para libertar o homem do pecado, e concedendo ao homem a fé necessária para que este receba o tudo de Deus, que lhe proporciona descanso. No evangelho o homem repousa sossegado na graça de Deus, apoiando-se totalmente em tudo o que Deus fez através de Cristo Jesus. Na religião o homem se fatiga em busca de algum expediente para satisfazer as exigências de suas expectativas, no sentido de tornar-se aceitável diante de Deus. Toda religião traz cansaço, mas o evangelho nos proporciona o verdadeiro descanso. Hoje existem muito "crentes" cansados e exaustos devido aos constantes jugos pesados colocados sobre elas pela religião, mas o Senhor Jesus Cristo tem um convite especial para elas: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mateus11:28.

A palavra "cansado" significa: "Exausto, ter trabalhado até que não resta força alguma". Hoje, no contexto em que Jesus estava falando, poderíamos traduzir o texto assim: Esgotados espiritualmente, exaustos na tentativa de agradar a Deus. Aquelas pessoas estavam sobrecarregadas, esmagadas pelo peso de todas as leis e preceitos que a religião jogara em cima delas. Uma pessoa se torna religiosa a partir do momento em que deixa de dar ouvidos a Palavra de Deus, e começa a obedecer a regras, isto é terrível. Isaías 28:12-13. Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir. Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem, se enlacem, e sejam presos.

Na religião há sempre um agito da alma diligenciando para os seus requisitos incontentáveis e importunações imperiosas. Ninguém consegue repouso estável ou quietude durável. Todo bem-estar é provisório, e não há segurança eterna. A religião é fatigante, pois suas exigências nunca cessam e suas cobranças jamais deixam de implicar. Por este motivo os religiosos são frequentemente mau humorados, enrolados e cabeçudos. Estão sempre enrascados com litígios controversos e disputando interesses vantajosos para a manutenção dos sistemas que mantêm. No programa da religião as pessoas são mantidas com medo de perder os seus direitos e sempre negociando os favores. O esquema da religião apresenta continuamente um mecanismo de troca, produzindo nos fiéis uma situação de insegurança, justificada somente pelos seus constantes labores. No evangelho o amor lança fora o medo e faz com que a pessoa seja aceita somente pela graça de Deus, sem qualquer expediente de sua parte. A segurança eterna é a marca distintiva da operação do evangelho, pois enquanto a religião faz ameaças, o evangelho é o cumprimento perfeito de todas as promessas de Deus. Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo. 2 Timóteo 1:9 (BLH).

O evangelho é uma obra de Deus, por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo em beneficio dos homens indignos e desqualificados. É uma dádiva graciosa em favor daqueles incapazes que nada merecem. É um presente do coração soberano de Deus para o coração desesperado do homem. O evangelho de Jesus Cristo é o oposto da religião. A religião é o homem esforçando-se para chegar a Deus com a sua dignidade. O evangelho é Deus alcançando o homem na sua profunda indignidade. Mas há uma tentativa de distorcer por completo o Evangelho da graça. É uma operação maligna tentando apresentar outro evangelho. Na verdade não é um outro evangelho, porém, é a sobrecarga imposta por alguns que pretendem transtornar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Aqueles que ainda não experimentaram a maravilhosa realidade de uma vida dirigida pela graça, promovem uma campanha pesada para agravar a situação, colocando sobre os ombros frágeis, bagagem excedente que se torna insuportável. Mateus 23:4. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los.

A religião pretende colocar o homem no céu com os merecimentos de um ser divino. O evangelho coloca Deus na terra com requisitos humanos. A religião tenta exaltar a humanidade. O evangelho humilha a Divindade. A religião quer fazer do homem um deus. O evangelho faz de Deus um homem. A religião exige uma conduta impecável baseada na justiça própria. O evangelho assume o pecado e concede ao pecador a justificação graciosa do Salvador. A religião impõe moralidade. O evangelho dá santidade. A religião cobra comportamentalismo. O evangelho concede a purificação do coração produzindo uma ética sadia sem legalismo ou afetação. No evangelho vemos Cristo no Calvário atraindo todos os pecadores em Seu corpo com a finalidade de fazer morrer nosso velho homem, e concedendo a Sua própria vida pela ressurreição juntamente com Ele. Há muita gente que aceita a mensagem do Evangelho com alegria, e se mostra empolgada com sua decisão, que todos nós ficamos alegres ao observar a "experiência" em foco. Mas, o tempo vem demonstrar que estávamos errados. Muitos procuram outro atalho e se desviam do caminho da verdade. Por isso, fica quase impossível perceber as evidências de uma conversão autêntica, comparada neste mesmo período, com tantas falsas. A vida cristã legitima pode ser confundida por algum tempo com experiências falsas, até que os tais frutos comecem aparecer. Mateus 7:16. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

O evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo visa salvar o pecador de seu pecado, cumprindo toda a exigência da Lei. O pecado exige a morte do pecador, por isso Cristo veio a este mundo morrer a morte do pecador, e levando o pecador a morrer na mesma cruz que Ele, e assim satisfazendo plenamente justiça de Deus. Porquanto quem morreu está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Romanos 6:7-8.

Precisamos discernir evangelho da religião. Religião é tudo o que o homem faz para ser aceito por Deus. Evangelho é tudo aquilo que Deus fez em Cristo para salvar o homem do seu pecado. O grande teólogo e pastor americano Jonh Macarthur, nos mostra com muita clareza o que é religião e evangelho. Ele disse que: A religião é obra do homem e o evangelho nos foi dado por Deus. A religião é o que o homem faz por Deus, o evangelho é o que Deus tem feito pelo homem. A religião é o homem em busca de Deus, o evangelho é Deus buscando o homem. A religião é o homem tentando subir a escada de sua própria justiça, na esperança de encontrar-se com Deus no último degrau, o evangelho é Deus descendo a escada da encarnação de Jesus Cristo e encontrando-se conosco, na condição de pecadores, no último degrau. A religião é constituída de bons pontos-de-vista, o evangelho, de boas novas. A religião traz bons conselhos, o evangelho, uma gloriosa proclamação. A religião toma o homem e o deixa como está, o evangelho toma o homem como está e o transforma naquilo que ele deveria ser. A religião termina com uma reforma exterior, o evangelho termina com uma transformação interior. A religião muitas vezes torna-se uma farsa, o evangelho é sempre uma força, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. A religião enfatiza o "fazer", enquanto o evangelho enfatiza a condição de "ser". A religião diz "faça o bem", continue a fazer o bem e eventualmente você se tornará "bom", o evangelho diz: "primeiro, você nasce de novo, pela graça de Deus, e a conseqüência natural disso como o dia segue a noite, é que você fará o bem". A religião coloca em destaque princípios e preceitos, códigos e credos, o evangelho coloca em destaque uma pessoa: Jesus. A religião diz: "alcance", o evangelho, "obtenha". A religião diz: tente, o evangelho, receba. A religião diz; esforce-se, o evangelho, confie. A religião diz; desenvolva-se a si mesmo, o evangelho, negue-se a si mesmo. A religião diz: faça, faça isso, faça aquilo, e será salvo, o evangelho afirma: já foi feito. Creia e será salvo. Diante desta maravilhosa definição do significado entre evangelho e religião, podemos entender que o cristianismo não é fórmula, mas a Pessoa de Jesus Cristo vivendo Sua vida em nós. Filipenses 1:21. Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

Estar em Cristo é totalmente diferente de estar envolvido num sistema religioso. Portanto quero concluir este estudo dizendo que somente uma investigação sincera e destemida à luz do sacrifício de Cristo pode nos garantir uma atitude de certeza aos reais sentimentos que se manifestam em nosso interior. Não basta verificar o caráter dos discursos, nem a expressão visível dos atos e sentimentos. É necessário examinar criteriosamente as intenções que atravessam os tecidos íntimos do caráter humano. Daí saber que só a vida de Cristo em nosso interior pode nos capacitar para uma vivência que não se disfarça em religiosidade aceitável, nem em comportamentalismo pré-fabricado para dar satisfação à platéia que assiste o nosso desempenho como atores bem treinados. Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele. 1 Coríntios 8:6.

Pr. Cláudio Morandi - 28/07/2008


Nenhum comentário: