"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

CURANDO A HIPOCRISIA PELA CRUZ

Mateus 23:27-28. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

Esta palavra hipocrisia, significa ato de fingir o que uma pessoa não é, ou não sente, ou não crê e também constitui a falsidade. Na realidade é como um produto que se parecia com um shampoo, "denorex", mas não era shampoo. "Parece, mas não é". Essa palavra hipocrisia vem do verbo grego que significa "replicar". O substantivo era usado para indicar aquele que replica e no uso e desenvolvimento desse vocábulo, veio a assumir o significado de ator, partindo da idéia de que os atores replicam uns aos outros. Finalmente, o termo passou a significar "ator" quanto a coisas sérias, até adquirir o sentido moderno de hipócrita. As autoridades religiosas profanaram a prática religiosa, transmutando-a em uma peça de teatro, chegando ao cúmulo de atrair as multidões, que aplaudiam o espetáculo que davam. E a recompensa era o aplauso que recebiam. Lucas usou a forma verbal por sua vez, com o sentido de "fingir". Leiamos em Lucas 20:20: Observando-o, subornaram emissários que se fingiam de justos para verem se o apanhavam em alguma palavra, a fim de entregá-lo à jurisdição e à autoridade do governador.

A hipocrisia consiste em fingir alguém ser aquilo que não é, como se estivesse representando ser melhor do que, na realidade, é. Essa é a base do falso orgulho. Alguém gostaria de ser algo significativo. Não sendo isso, o indivíduo apresenta ao público uma fachada de bondade que é falsa ou exagerada. Os sinônimos são a dissimulação, o farisaísmo, o fingimento e a falsa pretensão. O ludíbrio sempre faz parte da vida ou dos atos hipócritas. Nos dias de Jesus, esta prática estava bastante associada à religiosidade dos fariseus. Fariseu era um grupo religioso-político-social de grande influência nos dias de Jesus. Eram os "piedosos" da religião, devotos rigorosos e inquiridores da observância da Lei. Na verdade, eles assim desejavam ser conhecidos, mas não eram nada disso. Eram atores da moralidade e da piedade, intérpretes de uma falsa santidade. Falavam e não viviam: Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Mateus 23:3. Eles apresentavam-se envoltos em meio a uma redoma de pureza exterior, no entanto, eram tão podres em seus desejos e planos, como qualquer outra pessoa. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo. Isaías1: 6.

É nos evangelhos que percebemos claramente como a hipocrisia se manifestava na vida dos religiosos dos dias de Jesus. Hipocrisia é o homem que se dá a representar publicamente a bondade. É o homem que quer que todos o vejam dar esmolas, que o vejam orar, que saibam que está jejuando. É o homem cuja bondade visa agradar não a Deus, mas aos homens. É o homem que se recusa a ajudar um enfermo no sábado, embora não descuide do bem estar-estar de seus animais no mesmo dia. Lucas 13:15: Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber?

Hipocrisia é sem dúvida nenhuma o homem que esconde um coração mau sob a máscara da piedade. Os fariseus dos tempos de Jesus eram assim, mas hoje também não é diferente. São todos os que praticam os gestos externos da religião, enquanto no seu coração há orgulho e arrogância, amargura e ódio. É o tipo de pessoa que nunca deixa de ir à igreja e que nunca deixa de condenar um pecador. Todo o hipócrita acaba ficando cego. Pode interpretar os sinais do clima, mas não pode ler os sinais de Deus. Enganou os outros tão frequentemente, que acabou enganando a si mesmo. O hipócrita é o homem que, pela causa da religião, afasta outras pessoas do caminho certo. Persuade os outros a lhe darem ouvidos, em vez de escutarem a Deus pela sua Palavra. Portanto é fundamental que saibamos que, de todos os pecados, a hipocrisia é aquela no qual é mais fácil cair, e entre todos os pecados, é o mais rigorosamente condenado. Jesus foi muito claro e enfático quando disse isso em Mateus 24:50-51: Virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.

É fácil chamarmos outras pessoas de hipócritas, e é ainda mais fácil sermos tão arrogantes que nos consideramos autênticos, enquanto todas as outras pessoas seriam destituídas de autenticidade. A verdade é que todas as pessoas religiosas são por essência hipócritas, dissimuladoras e fingidas. Existe uma enormidade de pessoas que se escondem atrás da religião para disfarçar a sua aparência enganadora e tartufada. Além disso, a tendência do ser religioso é tentar apresentar diante dos outros a idéia de que atingiu melhor os ideais de sinceridade e autenticidade, mas que na realidade não atingiu. Às vezes nos abate uma cegueira, onde conseguimos enganar a nós mesmos, pensando presunçosamente que somos melhores do que os outros, sendo que na realidade não somos, e isto faz de nós hipócritas. Portanto, não somente somos hipócritas diante de nossos semelhantes, mas até mesmo diante de nós e muitas vezes não conseguimos enxergar isso. Até mesmo Pedro e Barnabé caíram em pecado de hipocrisia, no tocante ao tratamento que deveria ser dado aos crentes gentílicos, no começo da dispensação do evangelho, onde o apóstolo Paulo resistiu a Pedro face a face. Lemos em Gálatas 2:13: E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles.

Não podemos deixar de reconhecer quão abominável é a hipocrisia aos olhos de Deus. Os escribas e fariseus não foram acusados de serem ladrões ou assassinos e, sim, de serem hipócritas desde o âmago do seu ser. Temos, em tudo isso, um quadro melancólico que nosso Senhor nos dá acerca dos mesmos judeus. Este quadro nos deveria trazer tristeza e humilhação. É um quadro que tem sido reproduzido inúmeras vezes na história da igreja cristã, e que pode estar manifesto na vida de muitos crentes neste momento. Quero fazer uma pergunta bastante contundente e que você responda em seu coração e diante do Senhor Jesus Cristo: Quando você se olha no espelho, tranqüilo tem a certeza de que não é um hipócrita? A nossa hipocrisia não engana a Deus. Há muitos religiosos hipócritas, homens que tentam impressionar os outros com uma fina camada externa de santidade, mas se o interior for visto, ali há pensamentos impuros e motivos impróprios, mas eles sempre tentam esconder dos homens justificando a si mesmos diante dos homens. Lucas 16:15: Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus.

Existe cura para a hipocrisia? Sim existe! E a cura é a cruz de Cristo e sua aplicação diária em nossas vidas. A primeira condição que Deus nos dá de sermos livres deste terrível mal é a nossa morte juntamente com Cristo, para destronar o maior hipócrita do planeta que sou eu mesmo. Na morte de Jesus Cristo na cruz, todos nós fomos atraídos em seu corpo com diz João 12:32: E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. Fomos atraídos em Jesus quando Ele estava crucificado com a finalidade de morrermos para o pecado. Quando Jesus morreu naquela cruz, todos os que crêem também morreram como afirma em Romanos 6:6: sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Uma vez que morremos para o pecado no corpo e Cristo, ganhamos pela ressurreição a Sua vida, porque Deus nos ressuscitou juntamente com Ele, como está escrito em Efésios 2:6: e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Portanto, a nossa ressurreição juntamente com Cristo é a base segura de nossa regeneração, que autentica a viva esperança. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 1 Pedro 1:3.

Se a hipocrisia traz em si a condenação de Deus, por outro lado, a pureza de coração, a transparência de intenções, e a ausência de contaminação nos desejos garantem a aprovação do Senhor. O nosso grande desafio como a igreja do Senhor Jesus Cristo, é uma prática coerente, pura, desprovida de jogos de interesses escondidos. A obra da cruz não somente nos salvou do nosso pecado, mas também nos libertou da hipocrisia, para fazer de nós pessoas saradas e autênticas em todo nosso proceder. A autenticidade ocorre quando pessoas reais dizem coisas acerca de questões reais com sentimentos reais. A autenticidade dos filhos de Deus que passaram pela cruz, neles não pode haver nenhuma tapeação ocorrendo, nenhuma conversa de duplo sentido, nenhum palavra que não expresse uma realidade espiritual. Quando uma pessoa nasce de novo ela se torna verdadeira, e vive o que é, e vive esta verdade que habita em seu interior que é o próprio Cristo. Para sermos livres plenamente da hipocrisia, se faz necessário a operação diária da cruz de Cristo em nós, para que haja a manifestação de Sua vida em nosso corpo mortal. 2 Coríntios 4:10: Trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos.

Eu gostaria de concluir este estudo dizendo que a hipocrisia entre aqueles que professam ter morrido e ressuscitado com Cristo e continuam a ser um obstáculo para os incrédulos, certamente serão julgados pelo Senhor. O problema provavelmente nunca foi expresso de forma mais sucinta do que quando Ghandi, da Índia, afirmou sobre a cristandade hipócrita: "Gosto do Cristo deles, mas não gosto dos cristãos. Eles são tão pouco parecidos com seu Cristo." Não cometa o trágico erro, como Ghandi aparentemente cometeu, o de rejeitar Jesus Cristo por causa da hipocrisia percebida em alguns que professa conhecê-Lo, mas negam-no com suas obras. Deus nos dá a Sua luz que é o próprio Cristo, para que todos possam vê-la e seu nome seja glorificado através da sua operação em nossas vidas. Mateus 5:16: Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Pr. Cláudio Morandi - 03/03/2008

Nenhum comentário: