"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A HABITAÇÃO DO DEUS VIVO

Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá. João 2:13-17.

O Senhor Jesus foi a Jerusalém por ocasião da Páscoa, conforme a Lei ordenava que todos os judeus fizessem. Quando Jesus chegou ao templo o que Ele encontrou no pátio externo foram mercadores vendendo bois, ovelhas e pombas para os sacrifícios, e cambistas trocavam moedas estrangeiras pela moeda local. Todo esse cenário encheu nosso Senhor com um sentimento de terror e indignação. Jesus virou as mesas dos cambistas, expulsou os mercadores e seus animais e ordenou aos que vendiam pombas para que as retirassem daquele local. Ele, como o fez naquela ocasião, purifica o templo. Qual é então, o ensino? Qual é a mensagem que recebemos como indivíduos? Entendamos que uma vez que Deus nos incluiu em Cristo naquela cruz, foi para que nosso velho homem fosse crucificado e destruído e pela ressurreição ganhássemos a nova vida a vida de Cristo. Com isso, nosso espírito agora vivificado é o templo no qual nosso Senhor faz moradia. Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:16b.

Isso é definitivo neste assunto sobre salvação cristã. Esta salvação não apenas significa que nossos pecados são perdoados, ou que temos a certeza de que não iremos viver eternamente no inferno porque Deus perdoou aos nossos pecados. Tampouco apenas significa que recebemos uma nova natureza. De fato, todas essas coisas são verdadeiras e gloriosas, e devemos agradecer a Deus por elas. Porém, a salvação cristã nos oferece algo além disso, que é, nada mais, nada menos, que o próprio Senhor Jesus Cristo habitando em nós. Todos aqueles que morreram e ressuscitaram com Cristo, são habitados pelo Pai. Essa verdade é colocada diante de nós de forma clara e explicita no evangelho de João, onde nosso Senhor está lembrando aos discípulos que Ele irá deixá-los, mas acrescenta que não os deixará sem consolo. Ele disse: Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. João 14:20.

Esta é a plenitude da experiência cristã. O propósito supremo de Deus é habitar em nós, homens e mulheres, ou seja, a vida de Deus no espírito regenerado do homem. Esta é a suprema verdade que deveríamos sempre ter em mente com respeito à nossa fé. Temos que aprender a considerar nosso espírito como santuário no qual Deus faz moradia: Deus, o Pai, Deus, o Filho e Deus, o Espírito Santo. Este ensino está sempre presente quando cristãos são levados a perceber o que lhes é possível quando se crê que estamos crucificados com Cristo. Sabendo que cada um de nós é o santuário de Deus, a pergunta a ser feita e que devemos responder é esta: Em que condição se encontra este santuário? Agora é que percebemos a relevância daquele incidente ocorrido no templo de Jerusalém. Sempre estamos alerta para enxergar certas coisas que falam aos não-cristãos, porém aqui estamos preocupados com o que deve ser feito e com o que o Senhor fará com os cristãos, a fim de que Ele possa vir e fazer moradia no coração deles, pela fé. Assim, é necessário que examinemos o templo, exatamente como o Senhor fez, quando foi a Jerusalém por ocasião da Páscoa. Tiago 4:5. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?

Com certeza, a mensagem é que a condição da alma de muitos "crentes" é muito similar àquela encontrada por Jesus, no templo de Jerusalém. Aqui está a casa de Deus, com todos os cerimoniais indicados e ordenados pelo próprio Deus, mas nosso Senhor descobre que há certo abuso de tudo isso. O lugar está sendo usado para servir aos propósitos egoístas dos homens, e atividades que, em si mesmas, são legítimas, como comprar e vender bois, ovelhas e pombas ou trocar dinheiro, têm-se transformado no centro, na atividade principal. Por isso nosso Senhor afirmou que eles haviam tornado "a casa do Pai em casa de negócio". E aqui cada um de nós é desafiado a examinar o estado de nossa própria alma, este lugar no qual Deus deseja habitar. Se o Senhor examinasse nossa alma, neste exato instante, como a encontraria? O que há para ser descoberto ali? Seria pecado? Seria maldade? Haveria certo elemento de descrença, dúvida ou incerteza? Haveria coisas horripilantes, tolas e sem valor? E sobre nossos pensamentos, fantasias e intenções do coração? Estas são as coisas pelas quais Ele esquadrinha nossa alma. Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:10.

Portanto, o grande problema com aquelas pessoas é que elas estavam fazendo um mal uso de muitas coisas que Deus indicou como formas e meios de culto, buscando servir a seus fins indignos. Assim, o mais importante é nos questionarmos: Que uso estamos fazendo do Evangelho de nosso Senhor e Salvador? Cremos que fomos atraídos, crucificados, mortos e ressuscitados com Cristo e estamos assentados com Ele. Isso é correto, mas que uso estamos fazendo disso? Estamos dizendo que, portanto, não importa mais como agimos ou nos comportamos que podemos pecar porque sabemos que seremos perdoados? Estamos fazendo algum tipo de "comércio" com a cruz de Cristo? Esta é uma expressão utilizada por Pedro: Movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme. 2 Pedro 2:3.

As pessoas transformam o sangue e a cruz de Cristo em benefício pessoal. Em outras palavras, será que estamos dizendo: Bem, agora creio no Senhor Jesus Cristo. Eu sei que serei perdoado, não há dúvidas sobre isso. Portanto, posso fazer o que desejar. Tudo o que tenho de fazer é me arrepender, dizer que sinto muito e serei perdoado? Se pensarmos desta maneira, estamos fazendo um mau uso, um comércio com o sangue de Cristo. Assim, este é o tipo de lição que nosso Senhor está nos ensinado quando, munido de chicote de cordas, expulsou aquelas pessoas do templo. Estamos usando a graça, as glórias do Evangelho, simplesmente para cauterizar nossa consciência, para permanecer em pecado e evitar a punição? Esta é uma atitude terrível, e creio que, quando examinamos nosso interior, com freqüência, nos descobrimos culpados da acusação de estar, da maneira mais sutil e diabólica, fazendo mau uso das coisas que Deus nos concedeu em nosso próprio beneficio. Tenhamos isso em mente: Ele não veio apenas para que fôssemos perdoados, mas Jesus se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Tito 2:14b. Você diz que crê na sua morte com Cristo, muito bem, mas imediatamente isso implica outra coisa muito profunda que precisamos compreender, como Paulo escreveu em 1 Coríntios 6:19-20. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. Quantos problemas seriam evitados em nossa vida se apenas tivéssemos em mente esta compreensão! O cristão nunca é livre. Todos somos escravos, pois servimos ao diabo ou servimos ao Filho de Deus. Paulo gloriava-se com esse titulo: Paulo, servo de Jesus Cristo. Romanos 1.1a.

Naquela ocasião quando Jesus expulsou a todos os mercadores do templo, a sua atitude surpreendeu a muitos de nós. Não conseguimos entender Suas atitudes e começamos a nos perguntar o que está acontecendo. Com freqüência, quando percebemos que não estamos vivendo a vida cristã que deveríamos, quando enxergamos que podemos ir além, pensamos que tudo o que precisamos fazer é confessar a Ele e pedir-Lhe por Sua benção, que a receberemos imediatamente. No entanto, isso é puro engano. Você sabe o que conseguirá? Provavelmente será açoitado. Se você assumir essas coisas com seriedade e desejar que sua alma seja a moradia de Deus, esteja preparado para receber os açoites. Se você pensa que, no mesmo instante, receberá um presente e uma resposta positiva, sendo preenchido com uma grande alegria e maravilhoso êxtase, está incorrendo em um grande erro. Sempre deverá acontecer uma limpeza antes, sempre haverá um processo de exame terrível. Deus revelará o que está escondido nos recantos escuros de sua alma, Ele explorará os calabouços úmidos, e você verá coisas em seu interior que lhe causarão arrepios e horror. Ou será que quando erramos, Ele não nos corrige? Hebreus 12:8. Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.

Com certeza, se você é filho de Deus, você irá se queixar. Em outras palavras, se você não estiver preparado para ser açoitado, com certeza se sentirá desapontado e não conseguirá ir muito longe no processo. Ele sempre age dessa maneira. No instante em que você se achegar a Ele e dizer-Lhe: Sim, este é Teu templo, Tu tens direito a ele, podes iniciar a limpeza, Jesus começará a agir em você, confeccionando um pequeno chicote de cordas e o utilizando. Ele expulsará o que não prestar. Lançará fora coisas que você tem valorizado ou amado. Jesus o fará sentir que está contra você e que já não há mais esperanças. Porém, esta é a maneira de agir Dele. Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. Hebreus 12:6.

Que coisa terrível é não conhecer a disciplina do Senhor. Precisamos entender que uma vez mortos em Cristo, de agora em diante somos santuário do Senhor e Ele sabe o que é melhor. Portanto, afirmo que não devemos apenas esperar por Sua disciplina, mas devemos até mesmo orar por ela. Creio que é um excelente teste para verificar nosso relacionamento com Ele. Jesus está preocupado em nos possuir integralmente. Ele deseja que o santuário seja como deve ser, um lugar para Sua habitação. Ele deseja que a casa do Pai não seja um lugar de comércio, mas um lugar onde o Pai possa habitar. 1 Coríntios 3:16. Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Por que razão o Senhor desceu dos céus? Porque Ele viu a ruína e os estragos que o pecado no coração de homens e mulheres estava causando no Universo de Deus, especialmente na alma humana. Ele viu o que o diabo havia feito, e Sua alma de justiça foi afligida: O zelo da Tua casa Me consumirá. Lemos em Habacuque 1:13a. Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar.

A vida de Deus está em sua alma? Isso é a verdadeira fé cristã, o que foi planejado para ser. Não é somente tomar uma decisão, acreditar que seus pecados estão perdoados e, então, prosseguir em grandiosas atividades. Isso não é o cristianismo em essência. O real cristianismo é saber que Deus está em sua alma, que caminha em seus caminhos e habita no santuário. É saber que Cristo come e bebe com você. Ele veio ao mundo para que Sua experiência fosse vivida em cada um de nós que participamos da Sua morte e ressurreição. Deus está habitando em Seu santuário que somos nós, por isso temos certeza de que Cristo está morando em nosso coração pela fé. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20. Amém.

Pr. Cláudio Morandi - 21/07/2008

Nenhum comentário: