"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de agosto de 2008

MISERICÓRDIA: O CAMINHO DA FELICIDADE

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Mateus 5:7.

O que significa ser misericordioso? Os judeus daquela época mal sabiam o que era isto. Eram tão cruéis quanto os romanos. Eram orgulhosos, egocêntricos, hipócritas e acusadores. O que Jesus estava dizendo realmente os atingiu no seu modo de vida. As pessoas muitas vezes querem considerar esta bem-aventurança sob o ponto de vista humanista. Dizem: ?Bom, se você for bom para todos, todos serão bons para você?. Parece estar incutido no pensamento humano que se você for bom para os outros, eles lhe retribuirão com bondade. No entanto, a religião com a qual Jesus se deparou em sua época era superficial, inconsistente, exterior e muito ritualística. Os líderes judeus pensavam que estavam seguros e que certamente seriam habitantes do reino. Pensavam que seriam líderes no governo do Messias. Mas o Senhor Jesus disse a estas pessoas uma palavra muito dura em Mateus 23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!

Jesus ignorou todos os supostos créditos que eles levantavam para sua própria causa e foi direto ao centro da questão. Cristo sempre dá ênfase ao interior. Ele não é indiferente à ação exterior, senão quando é produzida por motivação própria. A justiça no interior produzirá o fruto da ação correta. Mas nós podemos imitar uma ação que não é verdadeira, e isto é legalismo. O que Jesus deseja é uma ação que brota de Si mesmo para o caráter que está sendo formado no interior daquele que foi alcançado por sua graça. Para ser um filho do Rei, um súdito do reino, é, em primeiro lugar, possuidor de certo tipo de caráter, um caráter que envolve quebrantamento, lamentação pelo pecado, mansidão, fome e sede de justiça, misericórdia, pureza de coração e pacificação. Não devemos controlar o nosso cristianismo, mas ele deve nos controlar. Viver cristianismo significa não viver de aparência nem fachada. O cristianismo é algo que nos acontece bem no centro de nosso ser e, a partir daí, flui para as atividades da vida. João 7:38-39: Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

Para muitos, na época de Jesus misericórdia era um sinal de fraqueza. Os romanos exaltavam a justiça, a coragem, a disciplina e o poder; eles desprezavam a misericórdia. Quando uma criança nascia no império romano, o pai tinha a autoridade paterna. Se quisesse que o recém-nascido vivesse, levantava o polegar. Se quisesse que ele morresse, abaixava o polegar e a criança imediatamente era afogada. Se um cidadão romano não quisesse mais seu escravo, podia matá-lo, não havendo recurso legal algum contra ele. Portanto, para os romanos não havia nenhuma possibilidade de misericórdia gerar misericórdia. A misericórdia só terá significado para os miseráveis. Jesus é a própria expressão da misericórdia. Ele amparou os coxos e lhes deu pernas para que andassem. Curou os olhos dos cegos, os ouvidos dos surdos e restaurou a voz dos mudos. Encontrou prostitutas e coletores de impostos, pervertidos e bêbados, e os atraiu para o círculo de seu amor, os redimiu e os pôs em pé. Ele fez com que os solitários se sentissem amados. Pegou as crianças, reuniu-as em torno de seus braços e as amou. Salmos 103:8 O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno.

Qualquer coisa que fizermos em beneficio de alguém que passa necessidade é misericórdia. Muitas vezes pensamos em misericórdia, na maioria das vezes, em termos de perdão na salvação, mas trata-se de um termo muito mais abrangente. Excede a compaixão. Excede a solidariedade. Significa agir com solidariedade e compaixão para com o necessitado. É uma genuína compaixão acompanhada de um motivo puro e desinteressado que estende a mão para ajudar. Jesus é a Pessoa pela qual vem a misericórdia. Todo filho de Deus é uma pessoa que foi alcançada pela Sua misericórdia e também sabe o quanto será feliz ao exercer a misericórdia. Todos quantos fazem parte do Reino de Deus são aqueles que já nasceram de novo e vivem se doando ao próximo. É como se Jesus dissesse a cada um de nós: "As pessoas no meu reino não recebem; elas dão. As pessoas não se colocam acima dos outros, são pessoas que se curvam para ajudar". Misericórdia é ver um homem sem alimento e lhe dar comida. Misericórdia é ver uma pessoa implorando amor e lhe dar amor. Misericórdia é ver alguém solitário e lhe fazer companhia. Misericórdia é atender às necessidades, não apenas senti-las. Nós que fomos alcançados pela misericórdia do Pai, se não tivermos misericórdia vai ser desastroso. Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. Mateus 25:41b-43.

Quando falo da misericórdia de Deus, não me refiro a um sentimentalismo insensato que justifica o pecado. Isto vem acontecendo muito, até na igreja. A única vez que Deus estendeu a sua misericórdia foi quando pagou o preço pelo pecado envolvido. Há uma misericórdia falsa, imprudente e sentimental que simplesmente quer anular a justiça e não quer fazer com que o povo pague por coisa alguma. O rei Saul poupou o rei Agague. Tal atitude violou a santidade de Deus. Davi, em uma falsa demonstração de misericórdia para com Absalão, permitiu que saísse impune e semeou as sementes de revolta em seu coração. Nós não podemos nos esquecer do que o salmista diz em Salmos 85:10 A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram (RC). Deus nunca transgredirá a verdade de sua justiça nem a misericórdia de sua santidade. Ele será misericordioso, mas apenas quando a justiça tiver sido feita. Se Absalão tivesse se arrependido e aceitado a verdade de Deus, então, a misericórdia teria sido uma realidade. Mas isso não aconteceu porque Absalão nunca se deu por vencido e com isso ele não usou de misericórdia para com seu irmão Amnom e o assassinou. Tiago 2:13 Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.

Haverá um julgamento impiedoso para as pessoas que não aceitarem a verdade, o sacrifício de Cristo. Não estamos falando de sentimentalismo. Se você peca a sua vida inteira e nunca creu na sua morte com Cristo na cruz do calvário, Deus não promete ser misericordioso para com você ou aceitá-lo. Você será julgado sem misericórdia. Nós precisamos entender claramente que a misericórdia de Deus nos livra daquilo que merecíamos, que é o inferno. A misericórdia é muito especial! O misericordioso não apenas houve os insultos dos perversos, mas seu coração também lhes estende a mão com compaixão. O misericordioso é solidário. É perdoador. É gracioso e amável. Foi a misericórdia que havia em Jose que o fez aceitar e suprir as necessidades de seus irmãos, depois de ter sido tão maltratado por eles. Foi a misericórdia que havia em Moisés que o fez clamar ao Senhor pela cura de Miriã. Números 12:13 Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures.

Os misericordiosos são aqueles que estendem a mão, e não aqueles que pensam em arrancar e tomar o que está nela. Deus nos ajuda para que sejamos capazes de rejeitar, de alguma forma, a invasão de uma sociedade corrupta e ouvir sua voz que nos diz para dar tudo o que temos. Se alguém nos ofende, devemos ser misericordiosos. Ser compassivos, ser benevolentes. Se alguém comete um erro ou uma injustiça, seja misericordioso. Agora se você quer ser realmente infeliz, seja impiedoso. Quer ser feliz? Seja misericordioso. Vamos ler juntos as características de uma sociedade sem Deus e sem misericórdia. Cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Romanos 1:29- 31.

Entretanto, para nós que já morremos no corpo de Cristo naquela cruz e pela misericórdia do Deus-Eterno, fomos livres da condenação do inferno, como poderíamos ser outra coisa senão misericordiosos? Nós precisamos desesperadamente da misericórdia de Deus, como podemos ser cruéis para com o nosso próximo? Deus é a fonte de misericórdia. Misericórdia não é um atributo normal do homem. De vez em quando, alguém pode retribuir uma gentileza, mas isto não é a regra. A única maneira de ser misericordioso é ter dentro de si a misericórdia dada por Deus. A única maneira de conseguir isto é ter a justiça de Deus, que vem por meio de Cristo. As únicas pessoas que têm misericórdia são aquelas que chegam perante Deus com um espírito humilde e quebrantado e procuram a sua justiça em Cristo Jesus. Nada se iguala à cruz no que se refere à misericórdia, pois ela cumpriu o papel de Cristo como Sumo Sacerdote misericordioso. Hebreus 2:17 Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.

O Dr. Donald Grey Barnhouse disse com muita sabedoria que: "Quando Jesus Cristo morreu na cruz, toda a obra de Deus para salvação do homem passou do campo profético e se tornou um fato histórico. Deus agora tem tido misericórdia de nós. Porque todo aquele que ora: Deus tem misericórdia de mim? é como se estivesse pedindo a Deus que repetisse o sacrifício de Cristo. Toda a misericórdia de Deus para com o homem já foi concedida com a morte de Cristo. Esta é a misericórdia na sua totalidade. Não poderia haver mais do que isso. E Deus pode agora agir por nós por meio da graça porque já nos concedeu toda misericórdia. A fonte agora está aberta e fluindo, e flui livremente". Porém, agora, precisamos estar alertas sobre algo que é importante: Algumas pessoas pensam que ser misericordioso é o meio de ser salvo. Esse é o erro da Igreja Católica Romana ao pensar que Deus está satisfeito e concede misericórdia quando realizamos obras de misericordiosas. Este ponto de vista fez surgir monastérios, conventos e tudo que está relacionado a eles. Mas este não é o caminho para obter salvação. Não obtemos misericórdia por mérito. A misericórdia só se aplica onde não há mérito. A misericórdia só se aplica onde não há mérito, ou então não é misericórdia. Aquele que recebeu misericórdia será misericordioso. Aquele que recebeu perdão; perdoará. Deus cuida de seus filhos. Ele apenas derrama misericórdia sobre misericórdia sobre todos aqueles que mostram misericórdia, porque receberam do misericordioso Deus. Daniel 9:18 Inclina, ó Deus meu, os ouvidos e ouve; abre os olhos e olha para a nossa desolação e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. Você é misericordioso?

Pr. Cláudio Morandi - 24/08/2007

Nenhum comentário: