"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de agosto de 2008

VIVENDO LIVRE DA ANSIEDADE

Então, disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos; por isso, nos vem esta ansiedade. Gênesis 42:21.

Ansiedade, medo, preocupação e estresse, são termos bem conhecidos em nossos dias e fazem parte do cotidiano de muita gente. Cada vez mais ouvimos falar de uma forma extrema de tensão, conhecida por "ataque de pânico". Tais ocorrências extremas de ansiedade estão se tornando espantosamente comuns em nossa sociedade. Elas, em geral, se relacionam com um medo infundado, tão opressivo e dominante que aperta e faz disparar o coração, desencadeando doenças terríveis como "úlcera nervosa", "aneurisma", "câncer" e tantas outras. A ansiedade tem sua origem no pecado, no entanto, todo pecador é uma pessoa ansiosa. Por que nascemos com a ansiedade dentro de nós? Porque todos nós somos culpados e sabemos que pesa uma sentença divina sobre as nossas vidas. Ezequiel 18:20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.

O que provocou uma profunda ansiedade na vida dos irmãos de Jose, foi o sentimento de culpa. Quando uma pessoa tem um sentimento de culpa, é porque certamente ela é culpada. No caso dos irmãos de Jose, eles violaram os seus padrões pessoais resistindo aos apelos da própria consciência, de que lhe sugeriam para não vender seu irmão por vinte siclos de prata aos ismaelitas. Eles entregaram a Jose, mas num futuro bem próximo lhes sobreveio tamanha ansiedade em decorrência da culpa que lhe foi manifestada. A culpa, muitas vezes chamada e identificada como verdadeira, envolve a violação das leis de Deus. A Bíblia descreve os padrões divinos para o comportamento humano e quando transgredimos essas normas mediante pensamentos ou obras, somos culpados diante de Deus quer sintamos ou não remorso. A Bíblia chama esta condição de pecado e como todos somos pecadores, somos também todos culpados diante de Deus. Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

Depois que o pecado entrou no mundo ele conseqüentemente também trouxe os seus frutos que são bem conhecidos em nosso meio como enfermidade da alma: medo, aflição, angústia, amargura, sentimento de perda, insatisfação consigo mesmo, preocupação, tensão, fadiga, perturbação, etc. Toda pessoa ansiosa sente que alguma coisa terrível vai acontecer, mas não sabe o que é nem porque. A enfermidade da alma (ansiedade) é manifestada através da aflição e angústia que é resultado do afastamento de Deus. Quando a pessoa se afasta de Deus e faz de si mesmo o seu deus, é inevitável a intensificação da ansiedade. Não é de surpreender que numa época de crescente impiedade, aumentem também as manifestações de angústias. A fonte de toda ansiedade está centralizada no âmago de todo ser humano, ou seja, em seu próprio eu. Por isso, fica impossível não trazer as veementes complexidades. A obra da cruz veio com uma única finalidade: sermos libertos de nós mesmos, para vivermos para Deus. 2 Coríntios 5:15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Eu creio que a maioria das doenças mentais e algumas físicas relacionam-se diretamente com a ansiedade, que é um mal devastador. Porém, mais importante do que aquilo que a ansiedade faz a você e a mim é o que faz a Deus. Quando ficamos ansiosos, na realidade estamos dizendo: Deus, creio que não posso confiar em Ti. A ansiedade é um duro golpe à pessoa e ao caráter de Deus. Fico triste quando ouço alguns cristãos dizerem que crêem na infalibilidade das Escrituras Sagradas, e apesar disso, vivem como perpétuos ansiosos. Estão dizendo uma coisa de um lado da boca e o oposto do outro. É uma incongruência afirmar que acreditamos na Palavra de Deus e vivermos preocupados se Deus irá cumprir o que diz ela. A obra que Cristo realizou naquela cruz em nosso beneficio, foi para nos libertar de nós mesmos. Jesus quando foi crucificado, Ele levou sobre si as nossas ansiedades, nossos temores, nossa aflição, angústia, perturbação, preocupação. Todo cristão que passou pela cruz em Cristo sabe que a sua natureza perversa foi incluída na sua morte com Cristo e por isso ele descansa na certeza que Jesus já levou todas as enfermidades sobre Si mesmo. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Isaías 53:4.

Quando nós ficamos ansiosos, estamos nos deixando levar pelas circunstâncias e não pela verdade de Deus. As vicissitudes e aflições da vida não têm importância comparadas à grandiosidade da nossa salvação. Jesus quer que compreendamos que não faz sentido crer que Deus pode nos salvar do inferno eterno, mas que não pode nos ajudar nas situações que enfrentamos na vida. Precisamos entender que Deus nos fortalece um dia de cada vez. Ele dá aquilo que nós precisamos no momento certo. O nosso Deus agiu assim no passado, quando tratou com o povo de Israel e conosco não será diferente. Carecemos entender que a ansiedade paralisa sua vítima, tornando-a desestimulada para realizar algo produtivo. Ela procurará fazer isso comigo e com você, levando-nos mentalmente ao dia de amanhã, até que você encontre outra coisa com que se preocupar. O amanhã pertence sempre a Deus e não a nós. Toda vez que tentamos nos apoderar dele, tentamos roubar o que é Dele. Os pecadores ambicionam o que não lhes diz respeito e, por isso, destroem a si mesmos. Deus proporcionou-nos somente o hoje. Ele nos proíbe terminantemente de ficarmos ansiosos pelo que está por vir. Mateus 6:34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Foi George Müller quem disse: "Onde a fé começa, a ansiedade termina; onde a ansiedade começa, a fé acaba". George Müller, com uma crença inabalável na Bíblia, convenceu-se de que, se os cristãos aplicassem com seriedade as Escrituras, não haveria limites para o que poderiam conquistar para Deus. Ele então desenvolveu um belíssimo trabalho para alimentar, vestir e educar crianças órfãs desamparadas. No final da sua existência, os lares que haviam estabelecido cuidavam de mais de dez mil órfãos. Diferentes de muitos hoje, que dizem "viver pela fé". Müller e a esposa nunca falaram para qualquer pessoa, exceto para Deus, sobre sua necessidade de recursos. O Senhor sempre os proveu com abundância, por meio de suas orações de gratidão e por esperarem humildemente Nele. Por sua vida exemplar, podemos acreditar que ele sabia sobre o que estava falando. Se fizéssemos um estudo abrangente do que as Escrituras dizem sobre ansiedade, precisaríamos examinar o que ela diz sobre viver pela fé. Filipenses 4:6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

Sempre que ficamos ansiosos, ficamos preocupados no momento presente sobre alguma coisa que vai acontecer no futuro. Entretanto, esses temores sobre o amanhã, que sentimos com tanta força hoje, talvez não se concretizem. O conselho popular "não se preocupe, talvez não aconteça nunca", sem dúvida não é nada simpático, mas perfeitamente verdadeiro. As pessoas se preocupam com os exames, ou com um emprego, ou com o casamento, ou com a saúde, ou com algum empreendimento, mas tudo isso é fantasia. Os temores podem ser mentirosos, e geralmente o são. Muitas preocupações, talvez a maioria delas, jamais acontecerão. Portanto, a ansiedade é uma perda de tempo, de pensamentos e de energia nervosa. Precisamos aprender a viver um dia de cada vez. Devemos, naturalmente, planejar o futuro, mas não nos preocupar com ele. Vivamos um dia de cada vez, ou "bastam a cada dia suas próprias dificuldades". Portanto, por que antecipá-las? Se o fizermos, nós as multiplicaremos, pois, se nossos temores não se concretizarem, teremos nos preocupado em vão; no caso de se concretizarem, estaremos nos preocupando duas vezes em vez de uma. De qualquer forma é tolice, porque a preocupação aumenta a nossa perturbação. Quando nascemos de novo, temos um Deus todo poderoso que cuida de cada um de seus filhos. Então quando surgir uma preocupação ou ansiedade devemos lançar ligeiramente sobre o Senhor. 1 Pedro 5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Quando lançamos nossa ansiedade ao Senhor, o resultado será certo, uma doce paz invadirá o nossa coração e mente. A paz é freqüentemente definida como uma sensação de calma, tranqüilidade, satisfação, contentamento e bem-estar, que sentimos quando todas as coisas estão acontecendo do modo que havíamos previsto. Mas também não podemos nos esquecer que o mundo tem uma falsa paz para oferecer aos homens. Hoje quando alguém está passando por uma ansiedade ou perturbação é oferecido a elas algo que lhes proporcione uma inventiva paz que é produzida pelos tranqüilizantes, ou por meio do álcool, da técnica terapêutica e por ai vai. Não, essa não é a genuína paz que Cristo oferece. Aliás, Deus não da paz para ninguém, Ele mesmo vem ser a nossa paz quando cremos em nossa morte com Cristo. João 16:33 e Efésios 2:14A Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. Porque ele é a nossa paz.

O Senhor da paz é Aquele que a concede, porque Ele é a nossa paz. Seja a que Ele nos dá, Ele tem e Ele é. Não há falha alguma na perfeita paz em Seu ser. Deus jamais se estressa. Ele nunca fica ansioso. Nunca se aflige. Nunca duvida. Nunca tem propósitos contraditórios. Enfim, Ele nunca tem problemas sobrecarregando sua mente. Deus vive em perfeita calma e contentamento. Por que? Porque Ele está no comando de todas as coisas e pode manejar todas elas perfeitamente, de acordo com sua própria vontade. Como Ele é onisciente, nunca Se surpreende. Não há ameaças à Sua onipotência. Nenhum pecado pode manchar Sua santidade. Mesmo Sua ira é clara, controlada e confiante. Não há nenhum remorso em sua mente, pois Ele nunca fez, disse ou pensou em qualquer coisa que precisasse ser mudada. Os irmãos de José ficaram bastante ansiosos em decorrência da culpa em vossa consciência. Hoje também nascemos com uma consciência culpada pelo pecado de Adão, mas Cristo veio e nos fez morrer com Ele, pagando de uma vez por todas o preço do nosso pecado com sua morte na cruz, e seu sangue derramado, para termos paz em todas as circunstâncias da nossa existência terrestre. Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós. 2 Tessalonicenses 3:16.

Pr. Cláudio Morandi - 01/09/2007

Nenhum comentário: