"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O DISFARCE DO CORAÇÃO

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17:9.

Quando olhamos para uma pessoa, julgamos pelos seus atos e por sua aparência se tem um coração bom ou mau. Nossos olhos não alcançam o íntimo do ser humano. A boca muitas vezes fala o que não está no coração, Deus, porém, vê o coração: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mateus 15:8. Alguém já disse certa vez: "O pior disfarce de um homem é o rosto de um anjo com um coração de demônio". Os escribas e fariseus incomodavam Jesus por zelo às suas tradições, questionando-o porquê os discípulos comiam sem lavar as mãos. Jesus disse: Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem. Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina. Mateus 15:11, 18,19 e 20.

Preocupamos-nos em ostentar boa aparência, impressionar os que nos ouvem, garantir boa aceitação. Será que há pureza na conduta ou só vitrine pra agradar os que não desvendam os segredos mais profundos e obscuros desse coração? Jesus Cristo veio para dar a Sua vida e tornar possível a troca de coração. A sua morte e ressurreição também foi a nossa. Ele nos incluiu no seu corpo e arrancou nosso velho coração, incapaz de amá-lo e andar nos seus caminhos. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. Ezequiel 36:26-27. O novo coração, de onde procede o que somos, agora está pleno da vida de Cristo e guardado pela palavra de Deus, que o guia a toda verdade. Ele nos deu o seu Espírito e nos faz nova criatura e andar, guardar, e observar os seus estatutos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Salmos 119:11. Somente o coração dado por Deus, quando cremos na nossa morte e ressurreição com Cristo, é sincero diante de Deus e dos homens. Deus não enviou Cristo para mudar nossas vestimentas e hábitos de vida, nem maneira de falar. Deus esquadrinhou o coração e viu que era mau: Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; Gênesis 6:5. Senão fosse a misericórdia e graça do Pai, viveríamos nossos dias como sepulcros caiados; belos na aparência e cheios de podridão no interior. Não se engane! Você é pior do que se imagina. Não somos capazes de perscrutar o âmago do nosso coração. Só Deus pode! E Ele o fez em Cristo Jesus, livrando-nos de todo engano. Atos de bondade e justiça própria não revelam o que realmente há no coração. Quando Deus abre nossos olhos para enxergar a imundície de nosso coração, clamamos por sua misericórdia, como fez o publicano: Tem misericórdia de mim pecador. Lucas 18:9-14. Não há um justo, nem um sequer. Romanos 3:10. Ore para que Deus sonde o seu coração e te livre do engano de uma experiência superficial, que sutilmente conserva intacto o disfarce do velho homem (coração).

Giane Medeiros Guimarães - 25/03/2008

Nenhum comentário: