"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

SERVO OU SENHOR?

Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; Mateus 20:26 27.

No mundo as pessoas são respeitadas e consideradas importantes pelo poder ou status que ocupam na sociedade. Temos a tendência de olhar e tratar de forma diferente quem tem mais ou é melhor que o outro. Pessoas importantes ocupam lugares de destaque e isso exerce fascínio e sedução sobre muitos, até mesmo dentro das igrejas. Mas quando olhamos para Cristo e Sua Palavra, somos ensinados a viver uma vida simples de servos. Desprovidos de poder próprios do homem, dispostos a ser um serviçal e não um senhor. Não queremos perder o controle de nossas vidas e como "senhor", traçamos muitas vezes nossos caminhos, acreditando estar na vontade do Pai e ter Sua aprovação para o que planejamos ser e viver. Cristo, o Filho de Deus, veio para servir e não para ser servido como lemos em Mateus 20:28 bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida [em] resgate de muitos. Por que queremos ser mais que o nosso Senhor? Ele nos ensina que basta ser como Ele e seguir o seu exemplo. Mateus 10:25a Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Os escribas e fariseus queriam os lugares de destaque, serem chamados de mestre e ocupar as primeiras cadeiras nas sinagogas. Ensinavam, mas não viviam Jesus disse à multidão e aos discípulos: Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Mateus 23:3. Não queriam ser servos, mas senhores. Não queriam se humilhar diante de Deus e servi-lo, mas queriam reconhecimento, glória e exaltação.

Um servo não tem vontade própria, não é arrogante e não se sente magoado quando não ocupa lugar de destaque. Não está interessado em ser visto pelos homens, pois leva o seu Senhor ao mundo e está consciente que deve diminuir cada vez mais, até desaparecer. Convém que ele cresça e que eu diminua. João 3:30. Ao olhar para o servo, o mundo vê o seu Senhor e a glória e a honra vai para o Senhor e jamais para o servo. Para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. 1 Coríntios 1:31. Também lemos em Mateus 5:16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Só Ele é digno de toda a glória e honra. O servo é o vaso de barro na mão do oleiro. Não é o barro que determina o que será feito dele, mas o Oleiro trabalha no barro conforme à sua vontade, logo, o servo não vive para si mesmo, mas para o seu Senhor, com alegria, na sinceridade de coração. Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, Efésios 6:5-7. Charles Andrew Coates diz que: "as características de um servo de verdade são: vem da parte de Deus; tem consciência de não ser nada, é testemunha; tem devoção abnegada à Cristo, aprende que não é além de um servo dos propósitos de Deus". Logo, que importância tem um servo, além de servir? Deus nos libertou em Cristo para vivermos para Ele e não para nós mesmos. No pecado éramos escravos, servíamos a nossa própria natureza, mas Cristo nos atraiu em Sua morte e ressurreição para fazer de nós servos (as). E o nosso serviço ao Senhor deve ser de alegria. Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Salmos 100:2. Basta ao servo ser como o Seu Senhor. Amém.

Giane de Merdeiros Guimarães - 31/03/2008

Nenhum comentário: