"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de agosto de 2008

O TRIBUNAL DE CRISTO

Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Romanos 14:10 e 12.

O apóstolo Paulo nos mostra que, para Cristo, ninguém pode julgar e desprezar alguma ovelhinha que lhe pertence. Ele é o Senhor universal que adquiriu seu senhorio através da redenção humana que concretizou em sua morte, ressurreição e vida glorificada. Dificilmente, pois, ele desprezará àqueles que foram por ele adquiridos por tão grande preço. E como um conservo ousa desprezar o outro? Somente um sentimento perverso poderia explicar tal atitude. Certamente tal crente desprezador dos irmãos não tem sido ensinado a agir assim em Cisto. Além disso, não é possível a um cristão julgar realmente a um conservo seu, pois só existe uma pessoa que de fato está qualificada para ser o Juiz, a saber, o Senhor Jesus. Atos 17:31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

Deus é o soberano de todo o universo, e o juiz de tudo e todos os que destoam do seu padrão de santidade. Estamos diante do tribunal de Cristo, por isso toda a humanidade terá que comparecer diante dele, porque é um tribunal inevitável. Conforme é apresentado nas Escrituras Sagradas, Deus não manda ninguém para o inferno, não está em Seu coração à morte eterna do perverso, mas que o ímpio seja salvo da condenação das trevas. Mas, as pessoas vão sozinhas para lá quando deixam de atender à chamada de Deus para que creiam em Jesus e sua obra consumada no calvário. C. S. Lewis diz: "O caminho mais seguro para o inferno é gradual: um declive suave, piso macio, sem curvas acentuadas, sem sinalização, sem advertências. É por esse caminho escorregadio que muitos vão descendo conforme sua vida passa". Jesus Cristo, o Filho de Deus, oferece a você e a mim o perdão e a redenção, mas se rejeitarmos o seu perdão, e recusarmos sua amorosa oferta, escolhendo passar a eternidade no inferno, não poderemos pôr a culpa em nenhuma outra pessoa a não ser em nós mesmos. A Bíblia é bastante clara em nos dizer que haverá um julgamento final e nos dá uma idéia do que ocorrerá. Lemos em Apocalipse 20:11-15: Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. Somente os incrédulos, aqueles que não crerem em Jesus, estarão presentes nesse julgamento. Se os incrédulos já estão condenados por rejeitar a Cristo, por que se apresentarem perante Deus em julgamento? Talvez para mostrar a cada um por que está sendo condenado. Sem dúvida haverá aquelas pessoas que dirão no dia do Julgamento Final: ?Ei, espere um pouco! O que está acontecendo aqui? Eu pensei que tudo o que tinha de fazer era ser uma boa pessoa!? Todos virão e temerão e adorarão diante do tribunal de Deus por causa de Sua justiça. Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos. Apocalipse 15:4.

No dia do julgamento os livros serão abertos. Note que o texto se refere a livros, no plural. Um outro livro, aqui no singular foi aberto, chamado de Livro da Vida. A Bíblia não nos diz o que está escrito nesses livros, de modo que podemos apenas especular sobre seu conteúdo, ainda que baseados nas Escrituras. Talvez um dos livros contenha um registro de tudo o que tenha sido dito ou feito. Vamos ler em Eclesiastes 12:14: Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más. A Bíblia também nos diz que teremos de prestar conta por todas as palavras vãs que falamos o que nos dá a idéia de que, ao que parece, Deus mantém um arquivo sobre tudo. Hoje em dia temos sofisticados equipamentos de informática. Podemos armazenar incríveis quantidades de dados e mantê-los todos arquivados. Mas Deus tem um sistema de armazenamento de informação muito mais sofisticado, para dizer o mínimo. De acordo com as Escrituras, tudo o que fazemos, cada palavra que dizemos, é permanentemente gravado. Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; Mateus 12:36.

Existe um programa de televisão "arquivo confidencial" (Faustão), onde o apresentador surpreende uma celebridade diferente a cada semana, trazendo pessoas do seu passado, de professores do primário a colegas da faculdade. Imagine se Deus fosse o apresentador de um episódio do "arquivo confidencial", mostrando todas as coisas que fizemos, num televisor de tela gigantesca. E haveria lá um registro de todas as vezes que ouvimos o Evangelho, quando éramos crianças, adolescentes, na vida adulta. Realmente o dia do julgamento final pode ser algo muito parecido com este quadro. Pela leitura das Escrituras sabemos que uma coisa é certa: cada um de nós será responsabilizado por aquilo que respondemos a Jesus Cristo. Todos nós pecamos. Mas a última questão refere-se ao Filho de Deus. E quanto a ele? Ele é o Senhor? É o Filho de Deus? Ele morreu na cruz pelos pecados de toda a humanidade? Ressuscitou dos mortos depois de três dias? Será que Ele é realmente o Salvador e Senhor? Ou será um maluco, uma fraude, uma mentira? Cada um de nós precisa fazer uma escolha: crer que este homem era, e é, o Filho de Deus, ou crer que ele foi um louco ou coisa pior. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14.

O tribunal de Deus é imutável. Os tribunais terrenos são mutáveis, onde se mudam os homens, mudam-se as leis, mudam-se os critérios; vivemos num mundo de mudanças, mas o tribunal de Cristo é imutável porque é divino. Assim sendo, não pode haver nele mudança, e Jesus Cristo não muda. Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Malaquias 3:6 e Hebreus 13:8. Diante disso teremos que ser julgados pelo Filho conforme nos diz a Bíblia em João 5:22, 26 e 27: E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem. Portanto, as Escrituras afirmam o fato de que haverá um grande julgamento final de crentes e incrédulos. Todos ficarão de pé diante do trono de julgamento de Cristo em seu corpo ressurreto e ouvirão a proclamação do seu destino eterno. Você está preparado para enfrentar esse tribunal? Você tem certeza do seu novo nascimento? Ou você ainda tem dúvidas em seu coração com relação a sua salvação? Você ama estar na igreja unidos com outros irmãos em comunhão, ou qualquer outra coisa é melhor do que ouvir a palavra de Deus? Se Deus te chamar hoje você está pronto? Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20.
Meus irmãos chegou à hora de levar-mos Deus e Sua Palavra mais a sério e considerarmos que um dia teremos de enfrentar o tribunal de Cristo. 2 Coríntios 5:10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

A Bíblia nos mostra os meios que serão realizados o julgamento. Será pela própria Palavra de Deus que é imutável, porque ela é a "Lei perfeita". A Lei do Senhor não tem falha e, bem por isso, o padrão de julgamento será perfeito, porque se fundamenta em leis divinas e completamente justas. Portanto, todos serão julgados pelas suas ações conforme lemos em Apocalipse 20:12b (NTLH) Os mortos foram julgados de acordo com o que cada um havia feito, conforme estava escrito nos livros.

Como lemos acima, neste Dia do juízo de Deus também serão abertos muitos livros, como por exemplo, o livro das memórias de Deus. Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. Malaquias 3:16. Um outro Livro que igualmente será aberto é o Livro da consciência de todos. Lemos em Romanos 2:15-16: Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho. E por fim será aberto o Livro da vida. O seu nome consta neste livro? Ele vai ser aberto. Vamos ler em Apocalipse 20:15 (NTLH) Quem não tinha o seu nome escrito no Livro da Vida foi jogado no lago de fogo. Estamos tendo compromisso com esse Deus soberano? Precisamos avaliar a nossa experiência! Estamos prontos para comparecermos diante de Cristo e seu tribunal? Não brinque com sua alma.

Qual é a condenação que pesa sobre todos nós? Eis a sentença que teremos que pagar: A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este. Porque o salário do pecado é a morte. Ezequiel 18:20 e Romanos 6:23A Seremos julgados pelo pecado com que todos nós nascemos. Estamos perdidos diante da Lei de Deus! Existe alguma esperança para esse pecador? Sim existe! Deus havia pronunciado a grande sentença contra o pecador, mas Deus sabia que esse homem não teria nenhuma possibilidade de cumpri - lá, por isso, Deus enviou o Seu Filho Jesus para cumprir toda a Lei. Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Mateus 5:17. É interessante notarmos que a Lei exige a morte do Pecador, mas Deus nos amou tanto que fez do Seu Único Filho, pecado por nós. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21. A nossa justiça está em Cristo, ou melhor, a nossa justiça é o próprio Cristo. Em Cristo a Lei foi cumprida, por isso devemos julgar assim: Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 2 Coríntios 5:14. Sem a morte do pecador no corpo de Cristo, não há absolvição do pecador no tribunal de Cristo. A Lei exige a morte do pecador, mas Cristo pagou o preço morrendo a nossa morte e nos justificando plenamente cumprindo toda a Lei. Romanos 6:6-7 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. Quando cremos e vivemos está experiência somos livres em Cristo conforme Romanos 8:1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Quando cremos nesta obra, temos alegria, porque nosso nome está escrito no Livro da Vida do Cordeiro. Alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus. Lucas 10:20b. Amém.

Pr. Cláudio Morandi - 21/09/2007

Nenhum comentário: