"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 3 de agosto de 2008

PASSARÁ A IGREJA PELA GRANDE TRIBULAÇÃO?

Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. 1 Tessalonicenses 4:16-18. Estamos vivendo os últimos dias antes do arrebatamento. Cristo está voltando, e pouco tempo nos resta. Profecias milenares se cumprem diante de nossos olhos. Hoje é bem mais fácil entender estas coisas do tempo do fim, pois o tempo do fim chegou. A volta de Cristo tem sido, nesses dois últimos milênios, a grande esperança de todos os cristãos. Lutero dizia que devemos viver como se Jesus tivesse morrido ontem, ressuscitado hoje e voltasse amanhã. A vinda de Cristo para buscar a sua igreja pode ocorrer a qualquer momento. Este evento é iminente e poderá ocorrer a qualquer hora. Hoje podemos entender porque estamos muito próximos do desfecho final, e Deus segundo a Sua promessa, está hoje nos revelando claramente estas coisas antes que aconteçam Isaías 42:9 Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e novas coisas eu vos anuncio; e, antes que sucedam, eu vo-las farei ouvir.

Existem três posições teológicas sobre o arrebatamento que é defendido por diversos estudiosos da Bíblia, e também por inúmeras denominações que as apóiam. Mas passará a igreja do Senhor Jesus pela grande tribulação? Para obtermos uma resposta clara e fidedigna, analisaremos as três posições a luz das Escrituras Sagradas. A primeira posição é os que crêem que a igreja vai passar pela grande tribulação que ocorrerá nos últimos dias. Estes são denominados de: Pós-tribulacionistas. Estes colocam o arrebatamento no final da tribulação, quando os santos subirão ao encontro do Senhor Jesus nos ares, e imediatamente descerão com Ele a terra. Fundamentam essa posição em Mateus 24:29-31: Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. Nesse caso, a igreja passará pela grande tribulação. Está é a primeira posição defendida por muitos.

A segunda posição defendida é a dos: Mid-tribulacionistas. Estes colocam o arrebatamento no meio da tribulação, e nesse caso a Igreja ficará aqui na terra nos primeiros três anos e meio da tribulação. O fundamento principal para essa posição se encontra em Mateus 24:22 Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. Um segundo argumento é uma distinção entre a tribulação e a ira. Neste aspecto, o Mid-Tribulacionismo diverge pelo menos em duas posições que são, a saber: dentro de uma posição vê a igreja presente durante a tribulação, bem como na ira de Deus de forma física, mas quanto à última será protegida. Para exemplificar relatam o fato de que durante as pragas no Egito, Israel estava presente, porém não foram atingidos. Esse mesmo fator deve ocorrer quanto ao derramamento da ira que se dará de modo seletivo, ou seja, apenas sobre os ímpios.

A terceira posição pleiteada é a: Pré-tribulacionista. Estes colocam o arrebatamento imediatamente antes da grande tribulação, ficando a Igreja livre dos dias angustiosos que sobrevirão a terra no período dos sete anos de Tribulação. Estes têm como base Bíblica Lucas 21:36 Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem. Nesse caso a Igreja não passará pela tribulação.

Diante destas três posições e todas elas com apoio bíblico, ainda fica a pergunta: Passará a Igreja do Senhor Jesus pela grande tribulação? Para entendermos claramente se a Igreja vai ou não passar pela tribulação, precisamos analisar a palavra arrebatamento citada pelo apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 4:17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Nessa passagem Paulo informa seus leitores de que os crentes que estiverem vivos por ocasião do Arrebatamento serão reunidos aos que morreram em Cristo antes deles. A palavra "arrebatados" traduz a palavra grega "harpazo", que significa "dominar por meio de força" ou "capturar". Essa palavra é usada 14 vezes no novo Testamento Grego de várias maneiras diferentes. Ocasionalmente o novo Testamento usa "harpazo" com o sentido de "roubar", "arrastar" ou "carregar pra longe". João 10:12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. No entanto, para nossos propósitos, um terceiro uso é mais significativo. Diz respeito ao Espírito Santo levando alguém de um lugar para outro: Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo. Atos 8:39.

Mas ainda a pergunta não foi respondida: Passará a Igreja do Senhor Jesus pela Grande Tribulação? Segundo as provas circunstanciais da Palavra de Deus, a Igreja do Senhor Jesus não passará. Mas para isso precisamos verificar alguns fundamentos das Escrituras Sagradas, para chegarmos de fato a está tão importante conclusão. Primeiro aspecto que precisamos ter em mente é que o Senhor não muda: Malaquias 3:6a: Porque eu, o SENHOR, não mudo. Diante desta verdade, precisamos analisar determinados fatos da Palavra de Deus que comprovem se os acontecimentos do passado têm relação com a vinda de Cristo antes da Grande Tribulação. Conforme veremos nos textos a seguir, tem tudo a haver. A primeira evidência de que a igreja vai subir antes da tribulação se encontra no episódio onde Noé e sua família subiram na arca antes do dilúvio. Lemos em Gênesis 7:12-13; e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. Nesse mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cam e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Observem que Noé e sua família foram tirados antes do dilúvio. E o Senhor Jesus diz em Mateus 24:37 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.

Uma outra confirmação da Palavra de Deus, onde vemos Ló e sua família que foram tirados de Sodoma antes da destruição daquela cidade: Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade. Gênesis 19:16. Fica bastante claro que a Igreja também será tirada da terra antes da tribulação. O Senhor não muda a tática.

Ainda temos mais uma preciosa comprovação no Antigo Testamento de que a Igreja certamente será arrebatada antes da tremenda tribulação que há de vir sobre o mundo dos homens ímpios, daqueles que se esquecem de Deus. Está escrito em Isaías 57:1 Perece o justo, e não há quem se impressione com isso; e os homens piedosos são arrebatados sem que alguém considere nesse fato; pois o justo é levado antes que venha o mal. Portanto, segundo os relatos bíblicos do Antigo Concerto, os homens justos eram tirados antes de vir o mal, e o nosso Deus não muda.

O arrebatamento é a remoção súbita de todos os santos da terra para o encontro com o Senhor Jesus nos ares num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. 1 Coríntios 15:52a. É bom ser membro de uma igreja evangélica, porém para ser arrebatado é imprescindível pertencer ao corpo de Cristo. A grande maioria dos homens no mundo está preocupada só com as coisas desta vida, e é por isso que eles irão ficar e cair na perdição eterna. É Bíblia é muita clara em dizer que: Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. Salmos 9:17. Você faz parte do corpo de Cristo, ou é simplesmente um crente igrejeiro? Ou será que você faz parte de um grupo de pessoas "religiosas" que não tem nenhum compromisso com o corpo de Cristo, e que vai a igreja somente por desencargo de consciência, por medo ou por tradição? Na igreja se encontram muitos "convertidos" que nunca renasceram. Verniz disfarça bem! Um santo pintado não é um santo de verdade. Você já nasceu de novo? Já morreu e ressuscitou com Cristo? Você vai subir com Cristo quando crer que [Já] estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20.

Quando o apóstolo Paulo fala sobre o arrebatamento, nos fala de uma forma que nos dá esperança e consolo. Quando nascemos de novo, Deus em Cristo nos julgou no corpo de Seu Filho Jesus, e Ele não é injusto para nos julgar duas vezes. Pois "o salário do pecado é a morte", e nós fomos atraídos, crucificados, mortos, sepultados e ressuscitados com Cristo. Portanto, agora temos a certeza que este Deus Santo, em Cristo Jesus nos livrará da ira vindoura, ou seja, a Grande Tribulação. Agora a nossa atitude deve ser de aguardar o Senhor voltar dos céus para buscar a Sua Santa Igreja. 1 Ts 1:10 e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura. Quando estamos aguardando alguma coisa, não precisamos ficar tensos, nervosos, preocupados quando se trata de algo bendito. Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, Tito 2:13. Outra passagem admirável se encontra em Filipenses 3:20 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Sabemos que muitos acham que Jesus jamais voltará, mas a Bíblia nos informa que Eis que venho sem demora. Apocalipse 22:7a A exortação a que aguardemos a manifestação da glória de Cristo para os Seus, perde seu significado se a Tribulação tiver que ocorrer antes. A exortação neo-testamentária é que nos consolemos mutuamente pela volta de Cristo. Portanto sejamos pacientes até a sua volta. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Tiago 5:8. MARANATA!

Pr. Cláudio Morandi - 19/10/2007

Nenhum comentário: