"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 3 de agosto de 2008

RENASCIDOS PARA AMAR

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23.

O apóstolo Paulo no final de sua carta em primeiro Coríntios capítulo treze, no último versículo, ele diz que: "Permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor, mas o maior destes é o amor". O amor também é o primeiro fruto do Espírito mencionado no texto acima citado. Mas o que é o amor? Amor é provavelmente a palavra mais mal compreendida do mundo. Parte do problema é que a usamos para uma porção de coisas e com isso diluímos o seu significado por excesso de utilização. É difícil dar ou receber amor quando nem mesmo se compreende o que é. O amor é uma coisa que podemos escolher. Se fosse um sentimento, não teríamos esse mandamento. Não podemos ordenar uma escolha. E o amor é uma escolha. A Bíblia diz que o amor é uma questão de conduta, ou seja, o amor é uma coisa que fazemos, é uma ação, não um sentimento. O apóstolo João expressou-o desta maneira: Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 1 João 3:18.

O amor é mais do que palavras. É mais do que sentimentos. Ao contrário de nós, os gregos tinham quatro palavras para diferentes tipos de amor: Storge, que significa afeição natural; Eros, que significa atração sexual; Philia, que significa afeição emotiva ou amizade e Ágape, que significa amor incondicional, altruísta ou sacrificial. Quando a Bíblia fala do amor de Deus por nós e do tipo de amor que devemos ter por ele e pelas outras pessoas, a palavra é sempre agape. É um compromisso de agir. Você acha que é possível amar alguém de quem você não goste? Precisamos apreender amar, por isso mesmo Deus nos ensina a amar, ele nos coloca perto de pessoas que não são amáveis. É fácil amar pessoas gentis e amáveis, mas para Deus nos ensinar a amar, vai colocar pessoas difíceis de amar em nossa vida. O fato é que nossa vida está cheia de pessoas das quais não gostamos. Não gostamos do jeito que algumas pessoas falam. Não gostamos da maneira que agem. Não gostamos de como se vestem. Não gostamos de como as pessoas pensam a nosso respeito. Mas a maioria de nós tem a inclinação de não gostar de pessoas que não gostam de nós. O homem natural, aquele que é descendente de Adão, é incapaz de amar profundamente as pessoas. Ele é capaz de amar aqueles que lhe são mais próximos apenas na dimensão do amor humano, nunca na dimensão do amor de Deus. O amor humano sempre é condicional, enquanto o amor de Deus não depende dos atos da pessoa amada. Deus ama porque deseja amar. Somente por meio do novo nascimento é que o homem passa a conhecer e experimentar este amor. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8.

O fato de Cristo ter morrido por nós é a maior demonstração de que os seres humanos são objetos do amor de Deus. Porém, somente o conhecimento de que Deus nos amou a ponto de dar o seu Filho unigênito não nos transforma em pessoas mais graciosas e amorosas. É necessário que o homem natural passe por uma experiência de conversão profunda, mediante a obra da cruz. Esta é a essência do novo nascimento: a obra objetiva de Cristo crucificado produz no pecador uma transformação radical em sua natureza. Fomos renascidos para amar, por isso quem ama vive mais. É uma pessoa mais leve, mais satisfeita, mais alegre. Então por que não amamos? A explicação é simples: por causa do pecado. Foi para destruir o pecado que Deus uniu o pecador a Cristo, para fazer morrer o nosso velho homem. Fomos identificados com Cristo em sua morte e ressurreição. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, Romanos 6:5.

Antes de lhe mostrar como amar os outros genuinamente, quero que esboce em sua mente essa pessoa que você acha difícil de amar. Pode ser um parente chato, um vizinho criador de caso ou um colega de trabalho desagradável. Como nós podemos amar esse tipo de pessoa? Vamos analisar alguns passos. E o primeiro passo para que isso seja possível, devemos experimentar o amor de Deus. Antes de amar os outros, devemos sentir e compreender a profundidade com que Deus nos ama. Lemos em Efésios 3:17-19: E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Deus quer que percebamos o quanto Ele nos ama, e também que compreendamos o quão extenso, quão largo, quão profundo e quão alto é, na realidade, o seu amor; e possamos experimentar este amor. Deus quer que experimentamos e desfrutamos do seu amor. Por quê? Leiamos em 1 João 4:19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Por que é importante sentir-se amado por Deus? Porque pessoas não amadas são geralmente nada amáveis. Quando não sentimos genuinamente amados, não sentimos vontade de amar. Por isso, primeiro precisamos experimentar o amor de Deus em Cristo em nós mesmos, para depois amarmos. Jesus nos diz em João 13:34: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Aqui está o segredo: Ele nos amou primeiro, somos amados, por isso também temos a condição de amar. Se você não ama, você somente tem conhecimento do amor, mas ainda não o experimentou. Tem muita gente que ainda está reagindo ao seu passado e armazenando ressentimentos contra alguém, no entanto não perdoam, e isso se torna um obstáculo para você amar no presente, e isso não é nada justo aos padrões do amor de Deus que diz em Efésios 4:32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

Muitas pessoas têm uma causa justa para sua ira, mas temos de abandonar o passado para conviver com o presente. Para começarmos a amar as pessoas hoje, temos que fechar a porta do passado. E há apenas um jeito de fazê-lo: perdão! Perdoar os que o magoaram por amor a você mesmo, não porque eles merecem, faça-o para que o seu coração sare. As pessoas do seu passado não podem continuar magoando você hoje a não ser que você lhes permita guardando ressentimentos contra elas. Sempre que temos algum ressentimento contra alguém, estamos lhe dando um pedaço do nosso coração, um pedaço da mente. Será que desejamos que a pessoa tenha os nossos pedaços? Não. Portanto, tome-o de volta, perdoando. Perdoe àqueles que o magoaram. Em vez de relembrar esse sofrimento constantemente, livre-se dele. Amar faz muito bem a nossa saúde física, emocional e espiritual. Uma pessoa que é amada e ama é mais leve, mais relacional, mais agradável e mais interessante. Em seus olhos há sempre um brilho diferente, em sua face um sorriso e disposição em se doar aos outros. Entendamos que o amor dissolve os caroços de ódio, de amargura e de raiva em nosso coração e faz brotar em seu lugar a semente das virtudes divinas. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5:5. O amor renova os nossos valores. Em lugar de desespero, esperança, em lugar do ego, as torrentes do Espírito Santo inunda o nosso ser com o amor inesgotável de Deus. De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí. Jeremias 31:3.

O próximo passo para aprender a amar os outros é ter pensamentos de amor. A palavra de Deus nos lembra em Filipenses 2:4-5 (NTLH) Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha. Ter pensamentos de amor significa começar a focalizar as necessidades, os sofrimentos, os problemas, os desejos e os alvos de outras pessoas. É mais fácil compreender outra pessoa quando andamos um pedaço do caminho com ela. É um fato da vida: pessoas que sofrem machucam os outros. Se alguém está agindo maldosamente com você, está agindo assim porque está sofrendo. Como já disse: pessoas que sofrem machucam os outros. O que precisamos fazer é olhar além das falhas das pessoas e ver as necessidades delas. Então aprendemos a amar. Você já descobriu que as pessoas mais desagradáveis e as menos amáveis são as que precisam mais de amor? As pessoas que você preferiria ignorar são exatamente as que precisam muitíssimo de altas doses maciças de amor. Todos precisam de amor. Se uma pessoa não consegue obter amor, ela luta para chamar a atenção. E se não conseguir receber atenção positiva, vai tentar atrair atenção negativa. Inconscientemente, está dizendo: "Eu vou ser notada, de um jeito ou de outro". Quando modificamos a maneira de pensar sobre determinada pessoa, vamos gradualmente modificando sentimentos a respeito dela. E, se, em vez de pensar nas falhas de uma pessoa, começarmos a pensar em suas necessidades, vamos modificar a maneira de sentir. Nascemos neste mundo pecadores e rebeldes contra Deus, entretanto, Ele tem bons pensamentos a nosso respeito. Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Jeremias 29:11.

Outro passo para apreender amar as pessoas é agir com amor. O amor é uma atitude, é uma iniciativa. Quando agimos com amor, quando somos pacientes ou benignos ou bondosos, estamos demonstrando o fruto do Espírito. O amor não é apenas o primeiro fruto mencionado, é na verdade o fruto. Todos os outros são simplesmente expressões do amor. O amor é paciente. O amor é benigno. O amor é alegre. O amor á a base de todas as atitudes positivas. Primeiro devemos compreender que Deus nos amou primeiro e por isso devemos amar. Quando experimentamos o amor do Pai, então perdoamos aqueles que nos fizeram mal no passado a fim de se libertar do passado e poder amar no presente, então começaremos a ter atitudes de amor. Todos os vossos atos sejam feitos com amor. 1 Coríntios 16:14.

O último passo para amar as pessoas é viver o poder divino de Cristo ressuscitado em nossas vidas. Esse poder de Deus ressuscitou a Jesus dos mortos e também pode ressuscitar um relacionamento capenga. Precisamos parar de fantasiar o que poderia ter sido. Pare de sonhar acordado sobre como a vida poderia ter sido diferente se o seu cônjuge fosse diferente ou tivesse feito assim ou assado. Pare de torturar-se com a idéia: "E se..." Quando agimos assim, estamos atraindo sentimentos infelizes e não de amor. Pare de fantasiar e comece a pensar de maneira positiva, tendo pensamentos verdadeiros, do tipo apresentados em I Coríntios 13. Pare de fantasiar sobre a grama mais verde em algum lugar. A verdade é que a grama não é mais verde no lado de lá da cerca, e também não é mais verde do lado de cá. A grama é mais verde onde você a regar! O amor funciona onde trabalhamos nele. Francamente, não tenho muitas esperanças nos casamentos que não estão fundamentados sobre um compromisso com Jesus Cristo. Todas as pressões da cultura atual estão trabalhando contra o casamento. O fato é que o amor humano não é suficientemente forte para enfrentar as tempestades da vida. o amor humano se desgasta, mas o ágape, o amor de Deus, nunca se esgota. O amor jamais acaba; 1 Coríntios 13:8A.

Pr. Cláudio Morandi - 24/10/2007


Nenhum comentário: