"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 3 de agosto de 2008

POR QUE A GRAÇA É TÃO MARAVILHOSA?

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9.

O Novo Testamento pinta um retrato terrível de como é a nossa vida sem graça de Deus. É claro que trabalho duro e disciplina podem nos modificar, mas não nos ajudam nem um pouco a nos aproximar de Deus. Nossa condição é muito pior do que jamais sonhamos. Só quando tivermos a consciência da nossa miséria, saberemos apreciar a bondade de Deus. Então a graça se tornará realmente maravilhosa. Pensemos o quão desamparados estaríamos sem a graça? No Novo Testamento, Paulo comparou seus leitores a cadáveres em um cemitério. Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; Efésios 2:1-2.

Isso não significa que as pessoas que jamais receberam a graça de Deus são sempre más e fazem coisas ruins. Todos nós conhecemos pessoas gentis e generosas que não gostariam de serem chamadas cristãs; não crêem em nenhum tipo de graça. Mas mesmo assim, pelo fato de serem pecadoras como todos nós, a Bíblia nos ensina que elas estão "mortas em suas transgressões". Há uma barreira entre elas e Deus que só pode ser suplantada pela graça. Espiritualmente falando, estamos mortos em relação a Deus e a menos que ele nos conceda o milagre do novo nascimento, mortos ficaremos. É lógico que as pessoas de quem Paulo está falando na carta aos Efésios não estão mortas fisicamente, mas espiritualmente. As pessoas que estão "mortas em suas transgressões e pecados", podem ir ao Wal Mart, assistir a um filme, passear com o cachorro na represa e fazer tantas outras coisas mais, porém estando ainda mortos em relação a Deus por causa do pecado. Isaías 59:2: Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Deixados por nossa conta, estamos indubitavelmente separados de Deus, assim como a tomada de uma lâmpada arrancada da parede. E não temos como restaurar a energia. Sem Cristo somos "mortos-vivos". O apóstolo Paulo explica mais detalhadamente o que isso significa. Lemos em Efésios 2:2: nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência. Somos influenciados pelo "príncipe deste mundo" e que atua continuamente "nos que vivem na desobediência". Cristo ensinou que Satanás tem a capacidade de colocar pensamentos em nossa mente, de forma que pensemos que são nossos. Mas ele não pode fazê-lo, a menos que já tenhamos escolhido seguir nossa sabedoria e desejos próprios. Pioramos o problema pela negação, imaginando sermos algo que não somos. Lutero escreveu algo muito interessante a esse respeito, quer concordamos ou não. Ele disse que: "O homem natural era limitado, miserável, prisioneiro, doente e morto; porém aquele que pela operação de seu senhor, Satanás, acrescenta a suas misérias a cegueira, acreditará que é livre, feliz, poderoso, perfeito e vivo". É bastante ruim ser cego e louco, mas imagine ser cego e louco e pensar que está vivo e enxergando! Lucas 6:39: Propôs-lhes também uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco?

O pecado nada mais é do que me colocar em primeiro lugar, servindo a mim mesmo o melhor que posso. Pecar não é em primeiro lugar, cometer adultério, roubo ou mesmo envolver-se em crimes. O primeiro mandamento nos diz para amarmos o Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, de toda nossa alma e de todo o nosso entendimento. Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Mateus 22:37. Conseqüentemente, quando amamos a nós mesmos mais do que a Deus, estamos cometendo o que seria o maior absurdo de todos. Pecar é escolher fazer o que desejamos, sem nos submeter à vontade e aos planos de Deus. É por isso que podemos estar pecando, mesmo quando pensamos estar fazendo tudo certo por nossa própria conta. Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos. Jeremias 10:23.

Deus sondou a raça humana e concluiu que não poderia esperar a nossa cooperação para que fossemos reconciliados com ele. Nossa ruína impregnou todo o nosso ser: nossa mente está corrompida pelo pecado, nossa alma está maculada e nossa vontade está paralisada. Não importa se somos boas pessoas ou não; estamos em uma grande encrenca. Nós não estamos apenas incapacitados de fazermos algo a respeito disso, mas até mesmo uma tentativa nossa de fazer alguma coisa só irá complicar mais o problema! Portanto, é aqui neste ponto que precisamos compreender por que a graça é tão maravilhosa. A definição de graça segundo alguns estudiosos, "é Deus dando e fazendo tudo a quem nada merece". Trata-se de um dom que independe de qualquer mérito humano. Significa que Deus dá o primeiro passo em nossa direção, e o nosso pequeno passo é só uma resposta ao que Deus já realizou. A graça é maravilhosa, porque significa que Deus profere uma palavra, nos dá vida espiritual e nos prepara para estarmos perante ele. Ele desce a escada que tentamos subir, nos carrega para cima e nos leva por todo o caminho até Sua presença. Se o plano de resgate de Deus tivesse incluído nossos esforços, a importância da graça seria diminuída, e a salvação não seria uma obra de Deus em sua totalidade. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. Romanos 11:6. Algumas coisas podem existir conjuntamente, mas obras humanas e a graça que traz salvação, não podem.

A fim de limpar o campo para sua atuação, Deus eliminou toda e qualquer obra humana. Seja no passado, no presente ou no futuro. Sua atuação teria de ser pura, não sendo contaminada por nossos melhores esforços. Ele tinha de agir sozinho. Nosso esforço próprio foi posto em uma estante denominada "imprópria para uso". Se Deus tivesse achado algo verdadeiramente bom em nós, de modo que pudesse ter utilizado, teria sido obrigado a reconhecer e a nos reembolsar por isso. Se Deus nos devesse a salvação, todo o sistema da graça teria desmoronado. Porém sua análise concluiu que toda a boa obra que fazemos é corrupta. Mesmo em nossos melhores dias, nossos motivos são confusos. Não somente nossas ações, mas também o que somos: pecadores com uma infinita brecha entre nós e Deus. Nós ficamos horrorizados quando vemos pessoas sendo assassinadas, crianças estupradas e uma série de coisas horrendas. O fato é que a mesma pessoa que vive perto de você e o criminoso sobre quem lemos nos jornais, estão, essencialmente, na mesma desventura, ou seja, ambos precisam da vida que somente Deus pode conceder. A graça é tão maravilhosa, porque ela nos apresenta a boa notícia que Deus pode salvar os grandes pecadores tão maravilhosamente quanto os pequenos. Foi Deus quem declarou que todos somos pecadores e carentes da Sua glória, e que mediante a graça seríamos justificados. Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Romanos 3:23-24.

Ninguém pode pagar pela sua salvação, e é por isso que ela tem que ser de graça. A graça é gratuita para nós, mas muito cara para Deus. Deus é tão rico, que supomos que ele não teria de comprar nada. Mas há algo que Deus comprou, e este algo é o seu povo. Imaginar que poderíamos reembolsá-lo é um ultraje. É ainda mais afrontosa a tentativa de pagá-lo com obras que ele considera insignificantes! Seremos eternamente devedores a Deus, mas ele não espera que o paguemos. Se pensamos que podemos retribuir a Deus, não apenas nos equivocamos quanto ao valor do dom, mas também manchamos a palavra graça. A graça é gratuita para os pecadores perdidos que reconhecem sua miséria, e uma vez que tenhamos recebido o dom da graça, já não seremos os mesmos. Vamos até Deus do jeito que estamos, mas ele não nos deixa do jeito que nos achou. A salvação pela graça levou Jesus Cristo ao Calvário, para que fossemos crucificados na mesma cruz que ele, para pertencermos a Deus. Romanos 7:4: Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.

Deus precisa esvaziar primeiro o pecador da sua arrogância, para depois enchê-lo com a vida graciosa de Cristo. Deus crucificou o homem velho juntamente com Cristo e depois o ressuscitou em novidade de vida, com a condição de se humilhar. A graça apanha o pecador soberbo e o crucifica na mesma cruz com Cristo, para posteriormente capacitá-lo a receber a graça com humildade de coração. O pecador é salvo totalmente pela graça de Deus. Não há coisa alguma no ser humano que o habilite à salvação senão os seus próprios pecados, sem os quais ele se encontra sem condição de ser salvo. O único pré-requisito para a salvação de alguém é o pecado que a graça propõe a salvar. Ninguém é salvo pela sua fé ou por seu arrependimento, mas exclusivamente pela maravilhosa graça de Deus que lhe dá a vida de Cristo, independente de qualquer mérito pessoal, para, humildemente, o pecador poder crer e arrepender-se de si mesmo como conseqüência da graça. A fé e o arrependimento são graças divinas que se expressam na reação positiva do pecador. Vamos ler dois textos que afirmam está preciosa verdade da Palavra de Deus em Gálatas 2:20: [Já] estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Aqui diz que vivemos pela fé do filho de Deus, ou seja, não temos fé. O outro texto está em Atos 5:31: Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. Neste texto temos a revelação de que nós não nos arrependemos, mas é Deus quem nos concede o arrependimento para arrependermos.

Para a pessoa que diz: "Quero fazer algo a respeito do meu relacionamento com Deus", a graça diz: "Se você tivesse realmente compreendido a questão, jamais falaria dessa forma. Deus fez algo a respeito do seu relacionamento com ele, e tudo o que você pode fazer é se humilhar e receber!" Deixe-me ser mais claro. Quando você vem a Cristo, não é para dar, é para receber. Não vem para dar o melhor de si, você vem para crer. Não vem para ser apenas ajudado, mas para ser resgatado. Não vem para ser melhorado, embora isso ocorra, você vem para ser ressuscitado! Não vem a Cristo para fazer uma promessa; você vem para depender da promessa de Cristo. É a fidelidade de Deus e não a nossa, que concede o dom da graça. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 1 Pedro 5:10

Pr. Cláudio Morandi - 30/10/2007

Nenhum comentário: