"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 14 de março de 2009

Dízimo: qual a sua atitude?

A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado. Provérbios 11:24-25.
O próprio fato de que há cristãos disputando sobre se devem contribuir ou não com uma miserável parcela de dez por cento mostra o baixo nível de espiritualidade em que se encontram. Quanto maior for a espiritualidade de um cristão, maior será a sua liberalidade para com o dinheiro com que contribui para a causa do Evangelho, ou com que alivia as necessidades das pessoas ao seu redor. Isso é encorajado mediante a certeza de que Deus vê quem dá com generosidade, mostrando-se ainda mais generoso para com aqueles que agem dessa maneira. O resultado será que os cristãos que assim fazem de nada terão necessidade, pois o banco celestial tem imensas fortunas ali entesouradas. Esses fundos são postos à disposição dos generosos, e não à disposição dos que só dão com parcimônia. Entendamos que contribuir com a atitude apropriada resulta também num aumento material que flui para o doador. Agora se alguém contribuir com parcimônia colherá parcimoniosamente, mas se alguém contribuir com fartura com abundância colherá. EE isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. 2 Coríntios 9:6.  todas as nossas contribuições para o reino de Deus devem ser feitas com alegria no coração. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. 2 Coríntios 9:7.
Se entendermos realmente a Palavra de Deus, com certeza a hora de contribuir será sempre um tempo de alegria. Muitos cristãos olham para suas contribuições como uma obrigação que tem que fazer, ao invés de ser uma semente que plantam. A hora de dar deve ser o melhor momento de nossas vidas. Deus abençoa o contribuinte alegre, não o murmurador. Se você vai ao banco colocar dinheiro em sua conta corrente, você vai alegremente ou murmurando? Quando colocamos nosso dinheiro no Banco dos Céus o depositamos em um banco que é maior do que qualquer outro banco que esse mundo já teve. Colocamos nosso dinheiro em um banco que tem a melhor garantia do que qualquer outro banco neste mundo. Nossa conta corrente no Banco dos céus é avalizada pela Palavra de Deus. Podemos acreditar nEle? A Palavra de Deus nos diz, vez após vez, que se dermos generosamente, receberemos da mesma forma. Quando entendemos isso perfeitamente e acreditamos de todo o nosso coração, estaremos muito, muito alegre quando contribuirmos. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra. 2 Coríntios 9:8.
Nosso Pai celestial não quer que sejamos fracassos financeiros. Assim, como os filhos neste mundo são o reflexo de seus pais, assim nós cristãos devemos ser um reflexo de Deus. Ele quer que o mundo veja cristãos prósperos, alegres e amorosos. Nós cristãos devemos ser um grande testemunho para o mundo. Se nosso Deus foi capaz de nos dar Seu único Filho, por que então Ele vai nos negar qualquer outra coisa? Ele já nos deu o melhor que é Cristo. Faz sentido crer que Deus recusará em nos dar o restante? Romanos 8:32. Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

Quando Deus nos incluiu em Cristo foi para nós morrermos para o pecado, e ganharmos a Sua vida pela ressurreição com a finalidade de sermos seus filhos de uma vez por todas. A partir desse fato, nosso Pai quer que tenhamos dinheiro, mas Ele não quer que o dinheiro nos tenha! Ele deseja que sejamos senhor do dinheiro e não que o dinheiro seja nosso senhor. Vemos que todas as pessoas que prosperam pelo sistema do mundo têm problemas familiares como divórcio, crianças prejudicadas, adultério, etc. Outros experimentam problemas graves quando se aproximam da morte e ponderam sobre seus bens terrenos, porque será motivo de brigas entre herdeiros egoístas. Outros descobrirão que os anos gastos para obtenção das riquezas lhes trouxeram pressão alta, úlceras, doenças do coração ou outras enfermidades. Todos que prosperam por métodos diferentes da Palavra de Deus, descobrirão cedo ou tarde que a mesma se tornou em maldição. Vamos ler estes dois textos em Provérbios 1:32 e 15:6. Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá. Na casa do justo há grande tesouro, mas na renda dos perversos há perturbação.
Vamos voltar a falar mais um pouquinho a respeito das sementes. Para colhermos as preciosas bênçãos de Deus, precisamos plantar sementes. Se semearmos pouco, colheremos modestamente. Se semearmos generosamente, alegremente e sem murmuração, Deus suprirá abundantemente de tal maneira que sempre teremos tudo que necessitamos com sobra para contribuir para toda boa obra. Deus quer que plantemos dando dinheiro, não para o Seu beneficio, mas para o nosso beneficio. Ele já possui o mundo e tudo que nele há. Muitas pessoas dizem: Eu gostaria de dar, mas não tenho nada. Isso não é verdade. Deus dará a todos nós uma semente para começar, e quando plantarmos essa semente, Ele a multiplicará de tal maneira que sempre teremos semente para plantar. Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. 2 Coríntios 9:10-11.
Irmãos, o nosso Deus não faz negócio com ninguém, embora muitos andam dizendo por ai que você precisa se sacrificar dando o seu dinheiro para ser abençoado. Isto é um tremendo absurdo! Deus nunca pede isso, porque Ele em primeiro lugar nos enche com suas bênçãos, ou seja, Ele nos abençoa com 100%, para que depois nós venhamos a lhe devolver tão somente 10% daquilo que já fomos abençoados. Deus nunca pede algo de nós sem que primeiro não venha suprir e dar condições para realizar aquilo que Ele mesmo pediu. Se Deus pede de nós 10%, é porque Ele nos abençoou com 100%. O texto que vamos ler juntos deixa isso muito claro. Deuteronômio 16:17. Cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o SENHOR, seu Deus, lhe houver concedido.
TAgora entendamos uma coisa: Deus não quer nossas “sobras”, qualquer coisa que fica depois que pagamos nossas contas. Ele quer as “primícias”, os primeiros 10% de nossa renda. Quando fazemos isso de forma continua, Deus proverá abundantemente para nós, porque Ele é fiel em toda a Sua Palavra. Leiamos em Provérbios 3:9-10. Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. Também podemos ver claramente que Deus é a fonte de toda a riqueza. 1 Crônicas 29:12 Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força.
Quando dizimamos de boa vontade a Deus, isso nos traz a um relacionamento financeiro aberto com Ele. Estaremos participando na Sua obra e em sociedade com Ele. Quando dizimamos e meditamos dia e noite na Sua Palavra e a confessamos com nossas bocas e fazemos o que ela diz, estaremos em comunhão com Deus. Quando fazemos essas coisas, nos alinhamos com as leis da prosperidade de Deus e Ele se torna nosso sócio Senhor. Temos a sua sabedoria e direção em todas as áreas de nossas finanças. Ele é o sócio principal, mas pede só um mínimo de 10% de renda de seus filhos e permite que guardemos 90%. Esta é uma das maiores ofertas que Deus jamais fez a seus filhos! No entanto, muitos de nós tentamos guardar 95% ou 98% ou 99%. É justo nós retermos a parte de nosso sócio? Que sociedade poderia ir adiante se o sócio principal pedisse uma pequena porcentagem da renda e o sócio minoritário retivesse parte dessa importância? Isso não é exatamente o que muitos de nós estamos fazendo com nosso sócio principal? Ele nos pede para darmos, mas o retorno será uma medida extremamente recalcada. Lucas 6:38. Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.
Deus é o maior gênio financeiro de todos os tempos. Ele sempre foi e sempre será. Quando dizimamos e guardamos todas as suas leis, recebemos sua sabedoria em nossas finanças, e em outras áreas de nossas vidas porque Sua Palavra é muito mais ampla do que apenas nossas finanças. Quando dizimamos com alegria em nosso coração, iremos descobrir que nossos 90% farão MAIS do que os 100%. Por que você não dizima com boa vontade e alegremente por um período razoável de tempo e experimenta se Deus o abençoará como prometeu? A fé é a força espiritual que abre as janelas do céu em todas as áreas de nossas vidas. Por que alguns querem argumentar se o dízimo está ou não debaixo da lei quando a Palavra de Deus diz, que se dizimamos corretamente Ele vai nos abençoar de uma forma abundante. Vamos ler juntos em Malaquias 3:10. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
Quero concluir este estudo dizendo que se as pessoas não ficarem tão tomadas pelo medo como conseqüência de seus problemas financeiros, a ponto de rejeitarem os ensinos de Deus, esses ensinos lhes mostrarão a saída de sua prisão financeira. No mundo, as pessoas estudam os jornais comerciais e a cotação da bolsa de valores para decidir onde aplicar seu dinheiro. Isto é bom segundo o sistema de prosperidade do homem, mas os cristãos devem estudar as leis da prosperidade de Deus que são encontradas no maior livro de instruções do mundo, a Bíblia Sagrada. Dízimos e ofertas são melhores do que qualquer outro investimento que esse mundo pode oferecer. As leis de Deus dos dízimos e ofertas são muito mais precisas e certas do que as leis financeiras do mundo. Se cremos em Sua Palavra, podemos estar certos de que nenhum problema financeiro na face da terra poderá nos derrotar e também experimentaremos a alegria em contribuir. Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber. Atos 20:35. Amém.

Um comentário:

Amigo disse...

Muito bem. Em Malaquias 3:10, sabe-se que o povo de Israel não estava mais cumprindo os estatutos de Deus; a saber a Lei. Inclusive a de dar os Dízimos e as ofertas.
Vejam Deuteronomio 26.

"Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita do terceiro ano, que é o ano dos dízimos, dá-los-ás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem.

13 E dirás perante o Senhor teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas, e as dei ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, conforme todos os teus mandamentos que me tens ordenado; não transgredi nenhum dos teus mandamentos, nem deles me esqueci.

14 Delas não comi no meu luto, nem delas tirei coisa alguma estando eu imundo, nem delas dei para algum morto; ouvi a voz do Senhor meu Deus; conforme tudo o que me ordenaste, tenho feito.

15 Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo de Israel, e a terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra que mana leite e mel.

16 Neste dia o Senhor teu Deus te manda observar estes estatutos e preceitos; portanto os guardarás e os observarás com todo o teu coração e com toda a tua alma."

Leu tudo, agora me diga é ou não é uma ordenaça do Senhor dar os Dízimos?

Vejamos agora o livro de Hebreus 7.

18 Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade

19 (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus.

Mas uns ainda dizem que Jesus aprovou o Dízimo. Claro que sim!

Mateus 23

1 Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo:

2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.

3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.

Notou que Jesus disse: "Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus."

Com base na lei.

Porém o testador ainda não tinha falecido, logo estava sob a lei e tinha que cumprila.

Vejam Hebreus 9.

16 Pois onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador.

17 Porque um testamento não tem torça senão pela morte, visto que nunca tem valor enquanto o testador vive.

18 Pelo que nem o primeiro pacto foi consagrado sem sangue;

Viram?

O nosso modelo de dar é voluntário e segundo o nosso coração.

Olhem em Malaquias 3, o que diz Deus:

1 Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos.

2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros;

3 assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça.

4 Então a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.

5 E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o trabalhador em seu salário, a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos exércitos.

6 Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

Jesus está purificando ,Hoje, os Filhos de Levi como ouro e prata. Ofertas puras e agradavéis a Deus.

Leia: Coríntios, Galatas, Hebreus, João. Vamos ler por si próprio e Jesus vai revelar.

Não estamos em Maldição e nem o devorador consome os Bens de quem não da Dízimo.
Mas sim de quem tendo o que dar não o fez. Não ajudou os santos, nem os necessitados, nem os pobres, as viuvas ou o estrangeiro.

Ama a teu próximo e a Deus sobre tudo.