"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O PROBLEMA DA IGNORÂNCIA

E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; mas Deus, assim, cumpriu o que dantes anunciara por boca de todos os profetas: que o seu Cristo havia de padecer. Atos 3:17-18.

O contexto desses dois versículos fala a respeito da cura de um homem coxo que era levado na porta do templo para pedir esmolas. Este homem capenga foi curado pelo Senhor e entrou no templo andando, saltando e louvando a Deus. Podemos levantar aqui algumas perguntas: Por que será que o mundo inteiro não crê nisso? Por que os homens e as mulheres não andam e saltam e louvam a Deus como fez aquele coxo? Por que o mundo inteiro não cai aos pés de Jesus Cristo, prestando-lhe culto, adorando-O e seguindo-O? Por que o mundo inteiro não é cristão? Por que não se alegra nesta esperança que é colocada diante dele? Por que a maioria não tem o menor interesse por Jesus Cristo e O rejeita, e especialmente rejeita a Sua morte na cruz, e Seu sangue derramado, e não crê na ressurreição, e certamente não crê em sua segunda vinda? A resposta para todas estas questões é a ignorância. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração. Efésios 4:18.
As pessoas do nosso século se espantam ao ouvir que o seu maior problema é a ignorância. São pessoas de idade e são reconhecidamente capazes e instruídas, no entanto são completamente ignorantes ao evangelho. Creio que todos nós recebemos um pouco de instrução escolar, e devemos ser gratos por isso. É útil e tem o seu valor. O que quero mostrar a vocês é que, evidentemente, isso não é suficiente. Quanto mais conhecimento científico uma pessoa possui, mais ignorante ela se tornará com relação ao evangelho da graça. Por exemplo, peça as pessoas modernas, instruídas e científicas, que creiam neste evangelho, e elas se sentiram insultadas. Contudo, este velho Evangelho continua a nos dizer que o maior problema do mundo é a ignorância. 1 Coríntios 8:1b. Na verdade, como se diz, “todos nós temos conhecimento.” Porém esse tipo de conhecimento enche a pessoa de orgulho; mas o amor nos faz progredir na fé (LH).
Se o conhecimento que temos, do qual tanto nos gabamos, é adequado, então, por que o nosso mundo está como está? Por que a tensão entre as nações? Por que as rivalidades e a inveja que ocorrem entre pessoas que foram criadas juntas? Por que há brigas nas famílias? Por que toda e qualquer pessoa cai repentinamente no mesmo pecado? A resposta é que os pecados e as iniqüidades sempre embotam cada uma das faculdades humanas. Vemos que desde a queda de Adão e Eva, toda a humanidade nunca puderam mais pensar direito. E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; nos seus caminhos há desolação e abatimento. Gênesis 6:5 e Isaías 59:7b.

É por isso que os homens e as mulheres não crêem em Cristo, neste século como no século primeiro. Não é por causa do grande cérebro deles, mas porque o diabo, “o deus deste século” nocauteou a mente deles e os mantém cativos e eles não são livres. Satanás cegou-os, e assim eles não podem ver a luz do glorioso Evangelho de Cristo. Vamos ler em 2 Coríntios 4:3-4. Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Hoje, infelizmente, as pessoas não sabem nada da cegueira da qual estamos considerando. Pensam que realmente estão todas bem. Elas não conhecem o estado e as condições em que se encontram. Não entendem o seu problema essencial. Não se apercebem de que são como elas são, e de que este mundo está como está, porque satanás inoculou o seu veneno mortífero em nossas vidas. Essa é a única explicação. Podemos ver isso claramente nas questões internacionais, o povo de um lado afirma que as guerras se devem ao povo do outro lado, porém este, desse outro lado, está dizendo exatamente a mesma coisa do outro! Hoje as pessoas estão afirmando que estão cem por cento, que são muito boas, e os seus problemas são devido ao fato de que não são dadas a elas oportunidade para mostrar quão boas são! Se a gente ajeitar isto, e mais aquilo, e as demais coisas, tudo ficará bem. Mas a Bíblia nos diz que: Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Romanos 3:12.
O próprio Shakespeare, que não era cristão disse certa vez que: “O defeito, caro Brutus, não está em nossas estrelas, e sim, em nós mesmos, que somos desprezíveis”. As pessoas também são ignorantes do fato de que haverá um juízo final e de que estamos indo nessa direção. Evidentemente, todos nós estamos interessados na vida, e é certo ter esse interesse, mas é igualmente certo interessar-nos pela morte, pois todos nós vamos ter que morrer. Os nossos governantes nem querem pensar nesse fato. Eles estão interessados em como você vai poder pagar os seus funerais. Mas, a perda do corpo não é a grande questão; a grande questão é o destino da sua alma. Está escrito em Hebreus 9:27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.
Todas as pessoas deste mundo são seres responsáveis para com Deus. Deus os observa e os julgará. Todos nós teremos que prestar contas dos atos praticados no corpo, bons ou maus. Mas as pessoas são ignorantes disso, vivem para o momento. Elas dizem: Comamos, bebamos e alegremo-nos, porque amanhã morreremos. Para essas pessoas a morte é o fim, por isso elas precisam aproveitar a vida. Mas que vida é essa? Sem a Vida de Cristo, ninguém poderá dizer que tem vida. Que tipo de vida é essa que acaba na sepultura? As pessoas estão buscando felicidade em festas, mas as festas oferecem uma alegria passageira e nada mais. Consideremos as palavras de Jesus em João 7:37 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
Meus irmãos e irmãs, este mundo em que vivemos nunca se deu conta da sua necessidade de um Salvador, e ainda hoje não se dá conta disso. Em geral as pessoas pensam que podem reformar-se e que podem reformar seu mundo. Entretanto, não se apercebem da sua fraqueza, da completa desesperança e inutilidade de todas as suas obras. O que ouvimos hoje é o seguinte: Mas eu sou um bom homem, sou homem de boa moral. Se eu fosse um beberrão ou um adúltero ou um espancador de esposa, poderia entender o seu argumento, mas não sou. Estou sempre ali para ajudar meu próximo. Minha meta é sempre fazer o bem. Meu caro amigo você não sabe o que está falando. É um ignorante. Veja o apóstolo Paulo, outrora Saulo de Tarso, um fariseu justo, um homem que vivia para agradar a Deus e para cumprir a lei moral. Observem o que ele mesmo diz: Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Filipenses 3:4-6.
Mas isso tudo era ignorância, porque quando Paulo se encontrou com o Senhor Jesus Cristo no caminho de Damasco, subitamente viu o valor da sua suposta justiça. Leiamos em Filipenses 3:7-8 Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.
Quando Paulo conheceu a Cristo e teve uma profunda experiência de morte para o pecado, ele pode verificar que tudo o que ele tinha era puro esterco. Jesus nos atraiu naquela cruz para nos fazer morrer nEle. Ao terceiro dia nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo. Esta é a sua experiência? Você está morto com Cristo? Cristo é a sua vida? Senão você ainda pertence ao diabo. Somente morrendo e ressuscitando com Cristo é que ganhamos nova filiação. Romanos 7:4 Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.
Mas este mundo não o conhece, e que tragédia é isso! Os grandes filósofos, os cientistas, todos eles O rejeitam. No tempo em que Jesus esteve na terra, à maioria o rejeitaram, mas ali estava o Filho de Deus, apresentando-Se na carne. Como deveria ser o Seu rosto! Eles tiveram o privilégio de vê-lO e de olhar dentro daqueles olhos de amor, daquela santidade e daquela pureza. Eles viram Seus milagres. Ouviram Seu ensino. E não O reconheceram. Estavam cegos para o esplendor da Sua presença, para os doces tons da Sua voz, a pureza do Seu ensino; não puderam captar isso. No entanto, acima de tudo, eles estavam cegos para a glória e a maravilha da cruz, e tudo por causa da ignorância. Você crê que morreu? Não podemos ignorar isto: Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Romanos 6:3. Amém.

Nenhum comentário: