"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 13 de novembro de 2010

ANDANDO E AVANÇANDO NO CAMINHO

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6.
Já que a vida cristã é uma caminhada em direção a um alvo, a palavra de Deus nos propõe um Caminho, onde conheceremos a Verdade e teremos a Vida plena de Cristo em nós. Nesta caminhada, nós cristãos, jamais poderemos pegar qualquer tipo de atalho, senão poderemos perder o Caminho que nos conduz ao Pai. O caminho de Jesus, casado com a verdade de Jesus, gera a Vida de Jesus. Sendo assim, não podemos proclamar a verdade de Jesus e depois agir como antes. Observem no texto que o Caminho aparece primeiro. Não podemos pular o caminho de Jesus em nossa pressa por alcançar a verdade de Jesus enquanto Ele é adorado e proclamado. Você já parou para pensar como é o caminho de Jesus? Quando nós tomamos a decisão de seguir a este Caminho, somos levados a entender o trabalho da cruz. Vocês se lembram quando Moisés foi libertar seus irmãos no Egito? Faraó disse a Moisés para servir a Deus na terra do Egito mesmo. Vejamos o que Moisés disse a Faraó: Temos de ir caminho de três dias ao deserto e ofereceremos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus, como ele nos disser. Êxodo 8:27.
Nós que fomos alcançados pelo Senhor, libertos do pecado quando cremos que morremos com Ele, hoje somos a sua “igreja gloriosa”, devemos escutar as suas ordens e a elas obedecer. Quando o Senhor Jesus nos chama a segui-lO, teremos muitas turbulências em nosso caminhar, mas não nos esqueçamos que Ele mesmo é o Caminho. Quando sabemos disso, devemos escolher a este caminho difícil e apertado que nos conduzirá a vida madura. Pois o próprio Cristo disse que serão poucos que acertarão por ele. Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. Mateus 7:13-14.
Para onde você está caminhando meu irmão? Qual é o teu rumo? Este caminho que você está tomando é o de Cristo? Você está neste Caminho? Irmãos, quando podemos receber o ensinamento das Escrituras Sagradas e aprendemos a discernir as formas pelas quais seguimos a Jesus, o Caminho, somos introduzidos numa comunidade para adorar a Deus. A igreja é uma comunidade onde todos são batizados numa identidade trinitária e continuamos a amadurecer. No Caminho temos um alvo e quando progredimos, alcançamos a este alvo, mas devemos permanecer no Caminho e jamais pegar qualquer tipo de atalho. Efésios 4:13 Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo(LH).
O Novo Testamento mostra com clareza que o objetivo final de Deus para todos os crentes é que se assemelhem a Seu Filho Jesus Cristo. Deus nos predestinou para sermos conforme à imagem, ou semelhança de Seu Filho. Tendo nos predestinado a esse fim, Deus começa a nos transformar-nos nesta imagem por meio de Seu Espírito, que opera em nós. Já o escritor de Hebreus nos diz que devemos ter parte em sua santidade. Está é simplesmente outra forma de dizer que temos sido conformados à Sua imagem. E podemos ver que o processo de conformar-nos à imagem de Jesus Cristo é em geral chamado de santificação. É um processo, ou um progresso operado pelo Espírito Santo, que envolve a resposta intencional e a cooperação de nossa parte. Tem que haver uma correspondência de nossa parte ao Espírito Santo. Há uma necessidade de resposta de nossa parte, ou então, não estamos andando no Caminho. Vamos ler Efésios 4:1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.
Nós não podemos seguir a Jesus escolhendo qualquer caminho que nos agrade. Quando estamos no Caminho seguindo ao nosso Mestre, devemos condizer com a sua condução. Quando estamos neste caminho apertado, somos guiados pelo próprio Senhor. Mas o mundo não tem nenhum interesse em seguir por esse caminho o Rei crucificado. Não que não sobejem devoções da boca para fora, oferecidas em alguma altura de um espectro que varia de presidentes a pastores. Mas, quando se examina como a vida é vivida, a maior parte da linguagem não passa de mera formalidade, sem nenhuma relação com o Caminho. É por isso que Cristo disse que seriam poucos os que acertariam este caminho. Porque o caminho do mundo aponta para cima, ou seja, para uma realização pessoal independente de Deus. Em outras palavras, o mundo vê os cristãos caminhando em direção oposta, para baixo. O mundo caminha para cima, mas é o caminho para baixo que é o caminho para cima. Antes, a si mesmo se esvaziou, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome. Filipenses 2:7-9.
Ou estamos de fato no Caminho que nos conduz a vida e a piedade ou então estamos trilhando por um atalho religioso. Quando você se reúne com outros irmãos e irmãs, você pensa a mesma coisa, tem o mesmo amor, é unido de alma? As tuas ações refletem as ações de Jesus que é “manso e humilde de coração?” Não há outro caminho até Deus senão por Cristo. Se quisermos adorar e servir a Deus, temos que ir por meio de Cristo, em Cristo, com Cristo e por Cristo. O nosso Senhor Jesus é a oferta pela qual pudemos nos achegar a Deus e adorar. Comece a pensar o quanto Ele é belo e adore-O. Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; adorai o SENHOR na beleza da sua santidade. Salmos 29:2.
À medida que andamos no Caminho, vemos claramente que Jesus, era de fato caracterizado pela compaixão. Na verdade, nenhuma característica do curso de vida terrena de nosso Senhor é mais visível, ou provavelmente mais capturável à atenção de cada estudioso de sua vida, do que a sua compaixão de pelos “ais” e sofrimentos dos homens. Jesus realmente se importava com as pessoas, e Ele demonstrava isso. Jesus obviamente foi afetado pelas pessoas com necessidades reais, e Ele alcançava estas pessoas com misericórdia. Andrew Murray disse que: “Toda a sua vida foi uma manifestação da compaixão com a qual Ele olhava o eterno pecador, e da ternura com a qual se comovia, diante da miséria e da dor. Ele era deste modo, o verdadeiro reflexo de nosso Deus compassivo”. Lemos em Tiago 5:11 Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.
Amados irmãos, se temos a natureza divina, se somos semelhantes ao Seu Filho Jesus Cristo, que abundância de ocasiões existe a cada dia, para a prática desta virtude celeste, e que necessidade há dela num mundo tão repleto de miséria e pecado! Cada um de nós que morremos e ressuscitamos com o Senhor, devemos pela oração e pela prática, cultivar um coração compassivo, como uma das marcas mais preciosas de semelhança com o nosso bendito Mestre. Você se parece com Jesus? Se a resposta for sim, então por que somos tão duros e cheios de nós mesmos? Temos de ser sinceros: A compaixão de Cristo flui através de nós, quando vemos as pessoas sofrendo? Pessoas perdidas? Como o nosso Messias misericordioso, estamos dispostos a sacrificar nossa energia, nossos recursos, nossa reputação, nossas vidas, pelo benefício de outros? É tão bom saber que Deus nos amou tanto e nos deu Seu Filho por nós, mas quão difícil é para nós lermos 1 João 3:16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.
Qual tem sido o motivo de muitos desistirem do Caminho? Alguns alegam que a jornada é muito árdua e por isso procuram uma atmosfera “serena” e vão pelo caminho espaçoso, ou seja, o caminho da morte. Outros não conseguem caminhar com mais freqüência devido a estarem muito “gordos espirituais”, são pesados, e com isso pensam que já foram muito longe. Acham que já avançaram demais e por isso estacionam e regridem. Mas para todo aquele que procura conhecer o Senhor para segui-lO mais de perto, começa andando pelo Caminho e termina correndo como se fosse uma maratona. Ele não desiste porque sabe que está no caminho certo, é a carreira que lhe está proposta, aonde o homem e a mulher vai olhando em uma só direção: Cristo. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão. Filipenses 3:13. Amém. Graça e paz.
DEUS TE ABENÇOE QUERIDO IRMÃO(A).

Nenhum comentário: