"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 6 de novembro de 2010

SANTIDADE: A NATUREZA DO REINO

E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele. Mateus 11:12.
O nosso Senhor disse estas palavras com seus discípulos ao redor dEle: “O reino está aqui agora. Como irão se apoderar dele? Como irão viver nele? Terão necessidade de serem violentos, e com violência tomarem posse dele”. Irmãos, nos primeiros dias, todos os que criam no Senhor Jesus eram chamados de discípulos e encontramos isso nos evangelhos. Hoje, temos a tendência de dividir os que crêem dos discípulos; em outras palavras, podemos crer no Senhor Jesus, mas não nos tornarmos discípulos. Mas, nos primeiros dias, todos aqueles que criam no Senhor Jesus eram discípulos. Não podemos crer nEle e não sermos discípulos dEle. Não podemos apenas recebê-lO como nosso Salvador e não rendermos nossas vidas a Ele como nosso Senhor. Estas duas coisas caminham juntas. Aqueles discípulos do Senhor Jesus, mais tarde, segundo o livro de Atos, foram chamados de cristãos. Atos 11:26b. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Qual é o significado de cristão? Cristãos é “um homem em Cristo”. Em outras palavras, quando o mundo olha para os discípulos do Senhor Jesus, descobre que todos são semelhantes a Ele. Por isso eles disseram: “Eles são cristãos; são homens de Cristo”. O caráter de Cristo caracterizava esses discípulos. Este era o trabalho final do discipulado, conforme à imagem de Cristo. Amada igreja do Senhor, discípulos são aprendizes, não apenas estudantes no sentido atual. Somos aprendizes do nosso Mestre. Deixamos nossa casa e permanecemos com nosso Mestre para servi-lO. Não aprendemos apenas das Suas habilidades e das Suas características, mas aprendemos da Sua vida, da Sua maneira de ser. Estamos debaixo do Seu domínio completamente e aprendemos com Ele, até que um dia, não teremos absorvido apenas as Suas habilidades, mas teremos aprendido a Sua maneira de viver. Isto é um discípulo. Discipulado é participar da Sua natureza. Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo. 2 Pedro 1:4. Qual é a natureza de Deus? Qual é a natureza do reino dos céus? Qual é a natureza do nosso Rei? Podemos dizer em uma palavra que é santidade. Lemos no livro do profeta Isaías que os serafins estavam clamando: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda terra está cheia da sua glória”. Em Apocalipse, os quatro seres viventes, que se encontram diante do trono, estão clamando: E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. Apocalipse 4:8.
Em outras palavras, a verdadeira natureza de Deus é santa; a verdadeira natureza do reino de Deus é também santa. Lemos em Levítico 20:26 Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus.
Em suma, o Senhor está dizendo: “Eu sou santo; portanto vocês deverão ser santos. Santidade é a Lei da casa de Deus. O que é santo? A palavra santo significa “incomum, separado, colocado à parte para Deus”. Irmãos, o nosso Deus e Pai é santo. Todas as coisas concernentes a Ele são extraordinárias, acima do comum. Todas as coisas com respeito a Ele são santas, perfeitas, diferentes, únicas, incomuns, especiais. Este é o nosso Deus. Não podemos compará-lO com qualquer outra coisa. Ele é santo. Você consegue perceber agora a nossa necessidade de sermos discipulados a Cristo? Porque só assim podemos ser participantes da Sua santidade. Graças a Deus, Ele nos redimiu e nos tem dado vida e esta vida é uma vida santa. É santa porque Ele mesmo vem habitar em nós. Gálatas 2:20a. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim. Amados irmãos, temos a vida do reino em nós; temos a vida santa. Quando permitimos que essa vida viva em nós, então somos felizes. Mas, se não permitirmos que tal vida viva em nós, não seremos felizes. Todos os cristãos são seres estranhos. Caso não sejamos cristãos, quando as pessoas nos tratam mal revidamos, ficamos felizes; mas se somos cristãos, quando alguém nos maltrata e nós também o maltratamos, não ficamos felizes. Se perdoamos e amamos, somos felizes. Isto não é nosso; é a vida santa que habita em nós. Somos pessoas diferenciadas e para o mundo somos estranhos! A Palavra de Deus nos diz claramente que somos um tesouro peculiar para o Senhor. Malaquias 3:17 Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos.
Mas infelizmente, hoje, os cristãos perderam as suas qualidades extraordinárias. Nossas particularidades se perderam. Queremos ser como o resto do mundo e, se vivemos como o resto do mundo, não é de se estranhar que não sejamos felizes. Se quisermos ser felizes vivamos pela vida de Cristo. João 6:57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.
Infelizmente, as coisas não são assim tão simples. Se houvesse apenas essa nova vida em nós, então, seria muito simples. Mas, infelizmente, aquela vida da alma persiste. A vida da alma nos impede de crescermos e avançarmos no Senhor. Quando cremos em nossa morte com Cristo algo acontece em nosso interior. Agora o Senhor vem e vivifica e passa a habitar em nosso espírito, com isso teremos grande problema com a nossa alma. Está é a razão de o Senhor ter dito que Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Mateus 11:12.
Não gostamos da palavra esforço, é uma palavra ruim. Mas, na realidade, essa palavra é neutra, apenas depende da conotação. Algumas traduções das Escrituras usam violência em vez de esforço. Quer seja a palavra esforço ou violência, não importa porque significa a mesma coisa. Em outras palavras, se quisermos nos apoderar do reino, teremos que usar de violência, teremos que usar todo o nosso esforço. Não significa usar de violência com outras pessoas, mas sim conosco mesmo. Este é o verdadeiro significado de negar-se a sim mesmo. Jesus disse em Mateus 16:24b. Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem está disposto a negar a si mesmo? Queremos gratificar a nós mesmos; queremos agradar a nós mesmos; queremos amar a nós mesmos, mas o Senhor Jesus disse: “a si mesmo se negue”. Diga a si mesmo: Eu não o conheço, não tenho nada a ver com você, quero que você morra, eu o nego, ignoro os seus sentimentos e permito que você seja ferido. Irmãos, sejamos violentos conosco, ponhamos o nosso Eu subjugado. Quando fizermos isso, aquela vida santa em nós irá ter a oportunidade de viver. A cruz tem de operar em nossas vidas para cortar aquilo que impede essa vida santa de aflorar. Durante o tempo de disciplina, de castigo, de suportar a cruz, nos sentiremos muito tristes (tadinho de nós), mas, depois, teremos muita alegria e satisfação porque assim estaremos vivendo no reino dos céus. Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata. Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste as nossas costas; fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso. Salmos 66:10-12. O nosso EU precisa ser tratado pela cruz e isso a cada dia. Ele gosta muito de se aparecer, de dar as suas opiniões tendenciosas, seus pontos de vistas. É por isso que se você conseguir algo pelo fato de você ser você mesmo, você está morto. Qual a sua solução? Pare de uma vez por todas de querer marcar pontos e renda-se. Pare com essa luta contra você mesmo. Lembre-se que Deus não vê os pontos nem quem os marca, mas somente o filho redimido por Cristo. Alguns de nós acreditamos que Deus é todo-poderoso e consegue fazer qualquer coisa; que Ele é perfeitamente sábio e pode fazer tudo; mas quando Ele começa a fazer aí nós recuamos e o Senhor não avança mais em nós. Seria tão simples deixar Cristo avançar mais um pouco em nós e nos transformar. Mas quando Ele começa, nós retrocedemos. É o nosso próprio EU quem na maioria das vezes dita as regras para a nossa transformação. A alma diz assim: você precisa mudar; você precisa ser mais espiritual senão os irmãos não vão gostar tanto de você. Irmãos, a nossa alma precisa ser tratada pelo operar da cruz em nós todos os dias, para que a vida do Senhor se manifeste. Trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos. 2 Coríntios 4:10. Amém.
DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário: