"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 20 de novembro de 2010

CONHECENDO, PERMANECENDO E ENTRANDO NA VERDADE

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31-32
O que faz a diferença entre o religioso e o espiritual, entre aquele que vive na alma e aquele que vive no espírito? Procure entender: ou você é o que pensa que é vivendo segundo a alma; ou você é o que Deus diz que é vivendo segundo a Palavra. Todo aquele que vive no campo da alma é uma pessoa derrotada, fraca, vítima das circunstâncias, etc. Se você realmente é um regenerado, um filho de Deus, a condição da sua vida é o que Deus diz e não aquilo que pensa ser. A partir do Novo Nascimento em Cristo, a base para a nossa vida é aquilo que Deus diz em Sua Palavra. O problema para muitos cristãos é que não sabem permanecer na Palavra e por isso deixam de conhecer a Verdade e serem livres. A única maneira de conhecer a Verdade é permanecer na Palavra. E qual é a única maneira de permanecer na Palavra? É crer nEla; viver segundo Ela. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. Tiago 1:25. Nós vamos entender melhor o que isso significa, voltando ao Antigo Testamento. Todos nós conhecemos a história de Israel quando eles saíram da escravidão do Egito e foram em direção a terra de Canaã. Naquele episódio somente dois dos homens que saíram do Egito com Moisés entraram em Canaã. Por quê? Porque foram os únicos que permaneceram na Palavra que Deus lhes dera. Quando Moisés enviou os doze espias para espiarem a terra de Canaã, a terra prometida, somente dois deles tiveram conhecimento da Verdade. Somente dois deles foram libertos de modo a não se atemorizarem com o inimigo que havia naquela terra. Observemos o que Deus disse em Números 14:24 e 38: Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá. Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homem que foram espiar a terra, sobreviveram. Por favor, irmãos, prestem bastante atenção que Deus se agradou desses dois, pois neles houve outro espírito, ou seja, perseveravam em segui-lO e somente eles sobreviveram os quarenta anos no deserto para entrar em Canaã. E hoje conosco não é diferente daquela situação em que viveu Josué a Calebe. Éramos por natureza escravos do pecado, mas Deus nos alcançou em Cristo quando nos fez morrer nEle na cruz e na ressurreição ganhamos a vida de Cristo e também um espírito vivificado. E que espírito é esse? Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Timóteo 1:7.
Quando Deus leva você para uma grande Verdade, o que acontece? Geralmente satanás apresenta na sua mente mil razões pelas quais aquilo não é para você. Você vê a terra, sim, mas o que impressiona você são os inimigos, que são as razões da sua mente, e se você não cuidar de firmar-se na Palavra, na simplicidade da fé, vivendo segundo Ela, você não entrará nEla, você deixará de conhecer a liberdade que aquela palavra lhe oferece.
Você já parou para pensar o que significa conhecer a Verdade? Meditando sobre está pergunta o Espírito Santo me levou a considerar dois versículos interessantes aonde Deus disse ao povo desobediente em Números 14:30-31 Não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, farei entrar nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes.
Então logo podemos entender que conhecer a Verdade é viver nEla, ter experiência da realidade espiritual da Palavra. Queridos, a Verdade é a condição que Deus estabelece, por Sua Palavra, para que o homem viva em harmonia e comunhão com Ele. A terra de Canaã foi preparada por Deus para a felicidade e bem-estar de Israel Seu povo, como a expressão do Pai. Quando Deus enviou Moisés ao Egito, Ele deu uma ordem para transmitir a Faraó: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Êxodo 5:1b.
Essa foi a palavra que expressou o que Deus pretendia para Israel, ou seja: libertá-lo da escravidão do Egito para colocá-lo na liberdade da terra prometida. E quando Jesus morreu, foi exatamente assim, para que nós fôssemos libertos do pecado. Satanás recebeu a ordem para deixar-nos livres quando Jesus exclamou na cruz: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito. João 19:30.
Meus irmãos, satanás tem de curvar-se diante dessa palavra divina e soltar todo aquele que crê em Jesus. E esse brado “está consumado” estabeleceu para nós a mesma condição de liberdade que “deixa ir meu povo” estabeleceu para Israel, ou seja, fomos libertos para viver na Verdade, uma condição de vida totalmente nova para nós. Romanos 6:4 Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova (LH).
O que liberta o homem é a Palavra que Deus lhe diz, e por isso é de suma importância meditar na Palavra. É a Palavra que cria a condição da Verdade, a condição para você viver em harmonia e comunhão com Deus, de modo que você desfrute de toda generosidade de Seu amor. Por isso o apóstolo Paulo, exultante disse: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo. Efésios 1:3.
Para conhecermos essa terra que mana leite e mel, é necessário permanecermos na Palavra, firmar-nos nEla, e essa é a dificuldade de muitos irmãos. Por quê? Porque estão apenas contemplando a terra prometida e não entram nEla. A terra que mana leite e mel é uma figura de Cristo, que tipifica a plenitude de Deus, e ela nos foi dada para tomarmos posse como verdadeiros filhos do Altíssimo. Para desfrutarmos da grandeza da Verdade que Deus preparou para nós em Cristo Jesus, você e eu temos que ter a mesma atitude que teve Calebe e Josué, pois eles eram diferentes, porque possuía espírito diferente. Então eles puderam dizer: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Números 13:30b. Como puderam ser tão confiantes assim? Será que não viram os inimigos que havia naquele lugar? Certamente os viram, mas não se deixaram influenciar por eles. Por quê? Porque Calebe e Josué se firmaram na Palavra do seu Deus, sabendo que eram homens livres e por isso nenhum inimigo poderia atingi-los. A Palavra de Deus era mais forte no coração deles que todos os inimigos que eles viram naquela terra. Para permanecer na Palavra e sermos livres, esse tem de ser o nosso posicionamento de fé: posso entrar e viver nessa Verdade, porque Jesus já venceu tudo por mim. A Bíblia nos mostra com clareza que é dessa maneira que a Verdade funciona em nossa vida, ou seja, quando você recebe a Palavra e nEla permanece, persevera, seguindo somente naquilo que Deus mostra no seu íntimo, naquilo que Deus lhe diz, Deus, Ele mesmo, faz você entrar naquela Verdade, viver nEla, e desfrutar de todos os benefícios dEla. Peço a Deus que a fé que une você a nós faça com que compreendamos mais profundamente todas as bênçãos que temos recebido na nossa vida, por estarmos unidos com Cristo. Filemon 1:6 (LH). Quando Deus disse que os filhos iriam conhecer a terra, Ele estava mostrando que eles experimentariam todas as grandezas da Sua provisão. Nós temos sem sombra de dúvida que Jesus é a provisão de Deus para nós, e é através da Palavra que entramos na Verdade e experimentamos, desfrutamos a Vida de liberdade que Ela nos proporciona. Mas não podemos nos esquecer que durante todos os sofrimentos dos quarenta anos no deserto, Josué e Calebe não se deixaram levar pela idolatria, imoralidade, impaciência e murmuração dos demais, mas mantiveram retidão de espírito. De que maneira? Permanecendo na Palavra original que Deus dera a Moisés. Certamente satanás os tentou muitas vezes com desânimo, mas a benção que tinham visto na Terra Prometida, quando a foram espiar, ficou firme nos seus corações. Hoje também eu e você somos chamados para entrarmos na plenitude de Deus, que outrora era a Terra que mana leite e mel. Josué e Calebe possuíam espírito diferente, ou seja, espírito de poder. Quando cremos no Senhor também recebemos este mesmo espírito. O que nos falta? Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Josué 1:3. Coragem!
QUE O ESPÍRITO SANTO DO PAI REVELE ESTÁ VERDADE EM SEU CORAÇÃO.

Nenhum comentário: