"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 13 de março de 2011

CUIDADO COM O ENGANO

Tenham cuidado, não deixem que o seu coração seja enganado; não abandonem a Deus para adorar e servir outros deuses. Deuteronômio 11:16(NTLH).
Nesse texto que acabamos de ler podemos observar que o engano está intimamente ligado ao coração. O homem, separado da vida de Deus pelo seu pecado, e entregue a si mesmo em virtude do seu orgulho, está profundamente sujeito a toda forma de engano. Todo ser humano que foi apenas gerado na carne, diante de Deus, ele é um degenerado, que precisa ser regenerado. Por que ele precisa ser regenerado? Porque o homem degenerado pelo pecado é um ímpio. Vamos ler esse versículo da Palavra de Deus em
Provérbios 12:5 Os pensamentos do justo são retos, mas os conselhos do ímpio, engano.
E o que é admirável, é que muitos “crentes” sabendo deste fato ainda vão buscar conselhos com eles. Vejamos que a Bíblia nos adverte:
As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem. Salmos 36:3.
Todos nós temos plena consciência de que o engano é a marca distintiva do gênero humano, contudo muitos ainda se deixam levar pelo engano. Muitos começam com uma aparente firmeza no campo da graça, mas logo desistem em virtude do seu coração enganoso, ou seja, o coração enganoso não quer compromisso com o Senhor da Verdade. Muitos querem ser úteis desempenhando uma função pela qual não foram chamados, com isso se cansam e retrocedem devido à frustração causada pelo coração enfermo. Irmãos, a história da humanidade tem se caracterizado como a história do desempenho do engano. De engano em engano o ser humano vai desenvolvendo a sua trajetória desta maneira: A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios. Romanos 3:13.
Alguém já disse que “não se pode ofuscar o sol com uma peneira”. A realidade crua demonstra que o homem, além de ser enganado, é viciado pela ilusão.
Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 2ª. Timóteo 3:13.
O engano faz parte da estrutura psicológica do homem, por isso as fraudes religiosas proliferam abundantemente no âmbito da sociedade. Eva se desculpou de sua transgressão aproveitando-se do principio do engano: Disse o SENHOR Deus à mulher:
Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gênesis 3:13.
A Bíblia aponta satanás como o pai da mentira e o chefe de todo engano. E mostra que o ser humano, ao dar credito ao diabo, tornou-se filho espiritual dele.
Lemos em João 8:44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
O pensador Herótodo que viveu entre 485 e 430 a. C. já dizia: “é sem dúvida mais fácil enganar uma multidão do que um só homem”. As mentiras mais grosseiras são aquelas pronunciadas pelo silêncio. E as piores mentiras são aquelas que mais se aproxima da verdade. Apesar de o homem ser criatura Divina, em virtude do pecado, ele não é filho de Deus. Isto pode parecer muito drástico e antipático, mas é verdade da Bíblia.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Romanos 3:23 e 1ª. João 3:8a.
Como o ser humano gosta de ser enganado, há muita gente que prefere as mentiras suaves às verdades duras. Contudo, só a verdade pode libertar o homem.
João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Alguém disse com muita sabedoria que “o espírito da verdade não visa à serenidade do testemunho, mas à sua retidão”. Só a verdade é capaz de demolir todas as tramas do engano. “É mais difícil esmagar uma meia mentira do que uma mentira completa”. O engano é a mentira que mais se assemelha com a verdade. É tudo aquilo que se parece com o fato, mas não é o fato. Destruir o engano dos sinceramente enganados é a tarefa mais árdua da pregação da verdade. A religião tem se caracterizado principalmente pela pregação enganosa e tendenciosa. Leiamos Tito 1:10-11 Porque há muitos insubordinados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão. É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.
A ambição gananciosa está sempre por trás dos bastidores astuciosos do artifício. Movidos por torpe ganância as pessoas são capazes de vender a própria alma. Não é possível um engano perfeito. Mas a religião tem se revelado capaz de enganar perfeitamente a muitos, por todo o tempo. Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos. Romanos 16:17-18.
O engano sempre vem vestido das indumentárias mais convenientes. Por isso só a verdade integral poderá nos livrar das aparências. Fragmentos da verdade não bastam para um evangelho, que será falso, se toda a verdade não estiver resumida em Cristo. Somente Jesus Cristo é a expressão fundamental e absoluta da verdade. Há um pensamento muito oportuno afirmando que “os erros alimentam as paixões e os preconceitos; a verdade, a consciência e o entendimento”. Só Jesus Cristo é suficientemente poderoso e totalmente verdadeiro para demover esta estratégia enganosa da religião humana. Somente aqueles que são da Verdade e fala a verdade golpeiam a falsidade do coração humano. Mas infelizmente muitos desejam a falsidade que a verdade. Jeremias 5:31 Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?
Para aqueles que tiveram seus olhos abertos para crer que foram incluídos no corpo de Cristo, que morreram junto com o Senhor na mesma cruz que Ele. Hoje pela fé, estão vivendo uma vida de ressurreição, estes sempre irão preferir um remédio amargo e dolorido que sara, do que as panacéias agradáveis que os deixarão iludidos pela tapeação religiosa. Hoje o mundo tornou-se demasiadamente perigoso para qualquer coisa que não seja a verdade. Nada menos que a verdade; esta é a única receita da libertação. Eu estou escrevendo isso a vocês a respeito dos que estão tentando enganá-los. 1ª. João 2:26(NTLH).
Conta-se de certo jovem com as pernas mutiladas, que veio se arrastando pelo corredor do salão de culto e disse ao pregador: “Deus aceita um homem pela metade?” O pregador sabiamente respondeu: “Deus aceita um homem pela metade, quando ele se entrega totalmente; e não aceita um homem por inteiro, quando a sua entrega é pela metade.” A grande necessidade de muitos crentes, de todas as denominações, é da conversão autêntica, da entrega total ao Senhor Jesus, da experiência real de novo nascimento, da fé na Palavra de Deus e da crucificação, morte e ressurreição com Cristo. Ainda que muitos digam claramente, que “Cristo sempre nos conduz em triunfo”, que “sua graça nos basta”, que “o Senhor é o nosso pastor nada nos faltará”, estão levando uma vida inferior, apagada, mal-sucedida, de derrotas e frustrações, que em nada corresponde ao que confessam e se encontram bem distantes do padrão de vida revelado nas Escrituras. Guardem bem isto: o melhor método para erradicação do engano é a publicação e prática da Verdade. Jesus é a única verdade poderosa que desmascara o engano. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios. 1ª. Coríntios 1:23. Amém.
IRMÃOS QUE O SENHOR CONTINUE VOS EDIFICANDO EM CRISTO - GRAÇA E PAZ

4 comentários:

Pr. Linaldo Junior disse...

Post bem edificante e coerente... O pior do engano, é que ele tem por vezes aparência de verdade; graças a Deus, que Ele mesmo tem protegido Seu rebanho de ouvir a voz de outro pastor, pois o sumo pastor tem conduzindo os seus.

Enoque Gomes dos Santos disse...

Olá querido,

Estou seguindo o teu blog, se desejar seguir o meu será um prazer!!!

www.enoquegomesdossantos.blogspot.com

Abraço

Enoque Gomes

Anônimo disse...

Olá queridos!!!
Obgda pelo carinho conosco, muito linda a msg postada lá no blog viu?
è bom saber que existem pessoas que se preoculpam conosco.
Que as bençãos do Senhor sejam infinitas na vida de cada um de vcs.
Apareçam sempre, é um prazer recebê-los.
Shirley e Tiago
www.juventudequebrilha.com

Tina Labre disse...

Tremenda esta palavra cuidado com o engano e vou deixar aqui um grifo meu O engano sempre vem vestido das indumentárias mais convenientes. Por isso só a verdade integral poderá nos livrar das aparências. Fragmentos da verdade não bastam para um evangelho, que será falso, se toda a verdade não estiver resumida em Cristo. SOMENTE JESUS CRISTO E A EXPRESSÃO FUNDAMENTAL E ABSOLUTA DA VERDADE. Vou parar meu comentário por aqui se não vai virar uma pregação! rsrsrsr!Tenha uma semana cheio da presença densa no nosso amado Espírito Santo estendendo-se a sua familia