"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 14 de maio de 2011

NÃO TEMAS DEUS ESTA NO CONTROLE

Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu Redentor é o Santo de Israel. Isaías 41:13-14.
Tudo é claro para nós, com exceção de Deus. Ele sempre existiu, desde antes da criação da terra, do Universo ou mesmo dos anjos. Deus existe além do tempo, e, como nossa vida está inserida no tempo, não há nenhuma maneira de, um dia, assimilarmos esse conceito em sua totalidade. Irmãos, não ser capaz de entender Deus plenamente é um pensamento um tanto frustrante, mas é ridículo achar que temos o direito de limitar o Senhor a algo que sejamos capazes de compreender. Que Deus raquítico e insignificante seria esse! Se minha mente tem o tamanho de uma latinha de refrigerante e Deus tem a dimensão de todos os oceanos juntos, seria uma estupidez de minha parte dizer que Ele se limita à capacidade de água que cabe dentro de minha latinha. Deus é muito maior e está infinitamente além de nossa vida limitada pelo tempo, tão dependente de ar, alimento e sono.
Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Lucas 12:26.
Irmãos, o nosso Deus tem o controle absoluto de tudo, por isso Ele sabe de todas as coisas. Você não se sente intimidado diante desse pensamento? Cada um de nós, em maior ou menor grau, consegue enganar os amigos e a família no que concerne a quem realmente somos. Mas é impossível fazer a mesma coisa com Deus. Ele conhece cada pessoa de maneira profunda e específica. Ele conhece nossos pensamentos antes mesmo que eles cheguem à mente, e nossas ações antes que as pratiquemos, seja o simples ato de deitar, de sentar ou de caminhar por aí. Deus sabe quem somos e quais são as nossas tendências. Não podemos fugir da presença dEle; mesmo que quiséssemos, não conseguiríamos.
Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também. Salmos 139:7-8.
No caso de Davi, o conhecimento de Deus o impelia à adoração. Ele encarava esse conhecimento como algo maravilhoso e muito significativo. É sinal de sensatez entender que esse mesmo Deus é eterno e santo, o Criador de bilhões de galáxias e de milhares de espécies de árvores na floresta tropical. Esse é o Deus que dedica tempo para conhecer todos os pequenos detalhes a respeito de cada pessoa. Ele não era obrigado a nos conhecer assim tão bem, mas foi essa a escolha que fez.
Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? Provérbios 15:3 e Jeremias 23:24a.
Pare e pense: será que, ao invés disso, não estamos vivendo como se Deus tivesse sido criado apenas para nós, para nos servir, para nos abençoar e para tomar conta das pessoas que nós amamos? Observemos esta revelação da Palavra de Deus:
O nosso Deus está no céu; ele faz tudo o que quer. Salmos 115:3(LH).
Ainda assim, continuamos questionando o Senhor de várias maneiras. “Por que o Senhor me criou com este corpo, em vez de me dar aquele?” “Por que tanta gente no mundo morre de fome?” “Por que há tantos planetas sem vida espalhados pelo espaço?” “Por que minha família é tão complicada?” “Por que o Senhor não se revela de uma maneira mais clara para as pessoas que precisam de sua ajuda?” A resposta a cada uma dessas perguntas é simplesmente esta: Ele é Deus. Ele tem mais do que o direito de nos perguntar por que tantas pessoas estão morrendo de fome. Por mais que queiramos reivindicar de Deus explicações a respeito de sua Pessoa e de sua criação, não temos nenhuma condição de exigir que Ele preste contas a nós.
Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? Daniel 4:35.
Você é capaz de adorar um Deus que não é obrigado a dar explicações a respeito de seus atos? Será que não é arrogância de nossa parte pensar que Deus nos deve satisfações? Acredita mesmo que, em comparação com Deus, “todas as pessoas da terra são como nada”, incluindo você? Deus é justo. Uma definição de justiça é: “Recompensa e/ou castigo em razão de merecimento”. Se alguém nos perguntasse o que merecemos, acabaríamos com tantas respostas diferentes quanto às pessoas que respondessem. Mas isso não depende de nós, principalmente porque ninguém é suficientemente bom. Deus é o único Ser realmente bom, e é Ele quem estabelece os padrões de bondade. Por odiar o pecado, Ele tem de castigar os pecadores. Talvez não seja um padrão dos mais simpáticos para nós, mas sejamos francos: quem é dono do Universo tem a prerrogativa de estabelecer o padrão que bem entender.
Tudo o que o SENHOR quis, ele o fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos. Salmos 135:6.
É preciso muito esforço para compreender o ódio total que Deus sente em relação ao pecado. Inventamos desculpas como: “Sim, sou uma pessoa meio orgulhosa de vez em quando, mas todo mundo tem alguma dificuldade para controlar o orgulho”. Nem eu nem você temos permissão para determinar até que ponto Deus pode ou não detestar o pecado. Ele pode odiar e castigar o pecado tão severamente quanto à justiça divina o exigir. Vejamos o que Ele diz em
Provérbios 8:13 Temer o SENHOR Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas(LH).
Todo homem e toda mulher, que por graça, teve seus olhos abertos para crer na sua inclusão no corpo de Cristo, são de fato filhos de Deus e deve trazer o caráter do seu Pai formado em si. Qual é a razão de nossa parte em muitas circunstâncias desconfiar que o Senhor não esteja no controle absoluto de todas as coisas? Você já parou para pensar por que Deus teria criado mais de 350 bilhões de galáxias que tantas gerações de pessoas jamais viram ou mesmo imaginaram existir? Você acha que era somente para que disséssemos: “Puxa, Deus é mesmo incrivelmente Grande.” Ou será que Deus desejava que víssemos aquelas fotografias e reagíssemos dizendo: “Quem eu penso que sou?”
SENHOR, que é o homem para que dele tomes conhecimento? E o filho do homem, para que o estimes? Salmos 144:3.
Você já parou para pensar em como Deus é criativo e diversificado? Ele não era obrigado a criar centenas de tipos diferentes de bananas, mas criou. Não tinha de colocar três mil espécies diferentes de árvores em um espaço equivalente a uma milha quadrada da floresta amazônica, e mesmo assim Ele o fez. Deus não precisava criar tantos tipos de risadas. Pense a respeito dos diferentes sons de risadas de seus amigos, isso não é fantástico! Você sabia que, quando uma pessoa fica arrepiada, o pêlo está, na verdade, ajudando o corpo a se manter aquecido, enganando o controle da temperatura corporal? Já parou para pensar no simples fato de as plantas reterem dióxido de carbono (que segundo os entendidos é prejudicial aos seres humanos) e produzirem oxigênio, do qual precisamos para sobreviver? Tenho certeza de que você já sabia disso, mas já parou para se maravilhar diante dessa realidade? E essas mesmas plantas que ingerem veneno e produzem vida são geradas a partir de sementes minúsculas que foram espalhadas pela terra. Algumas foram regadas, outras não. No entanto, depois de alguns dias, elas abriram passagem por dentro do solo até alcançar o calor dos raios de sol.
Pois tudo que Deus criou é bom. 1Timóteo 4:4a.
Sejam quais forem as razões de Deus para tanta diversidade, criatividade e sofisticação no universo, na terra e até mesmo em nosso corpo, o objetivo de tudo isso é a glória do Senhor. A arte divina fala a respeito de Deus, refletindo quem ele é e como Ele é.
Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Salmos 19:1.
É por isso que somos chamados a adorar o Senhor. Sua arte, a obra de suas mãos e sua criação, a nossa recriação em Seu Filho, enfim, tudo ecoa a mesma verdade: Deus é glorioso. Não há nenhum outro como Ele. Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Salmos 95:6. Amém.

DEUS TE ABENÇOE AMIGO(A).

4 comentários:

Anônimo disse...

Deus está no controle! amém!

Blog da Pastoragente disse...

Olá, meu querido irmão, graça e paz!
Muito obrigado por sua visita e por suas palavras lá.
Parabéns pelo trabalho realizado aqui.
Forte abraço.
Pastoragente.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OLA, QUERIDO PARABÉNS PELA MENSAGEM, ABRAÇOS. PR IVAN,
WWW.PRIVAN.COM.BR