"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 20 de outubro de 2012

E EVANGELHO MISTERIOSO DE PAULO


Também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho. Efésios 6:19.
Que tremendo pedido de oração feita pelo apóstolo Paulo aos irmãos de Éfeso! Temos que levar isso em plena consideração. Por acaso o evangelho pregado em nossos dias possui a relevância dada pelo apóstolo aos gentios? Infelizmente a resposta é não! A verdade é que o evangelho moderno nada tem de mistério. O mistério desse evangelho atual é que nada se encontra de misterioso nele. O evangelho pregado por Paulo causava-lhe temor, a ponto de ele rogar a igreja que ela suplicasse a Deus graça e poder para que pudesse expor a glória dessa mensagem aos perdidos. Por quê? Porque ele bem sabia que estava lidando com os tesouros de Deus e que esse Tesouro o Pai não confiava a qualquer um. Se colocarmos o evangelho moderno lado a lado com o evangelho pregado pelo apóstolo, logo perceberá que a diferença é infinitamente grande. À luz da verdadeira mensagem celestial o evangelho moderno tão abraçado pelo mundo não passa de bijuteria sem qualquer valor para a regeneração. Não passa de mel falsificado produzido pelos homens, onde só produz falsa adoração. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. Marcos 7:7-8.
A mensagem moderna não é revestida da glória proveniente do santíssimo lugar.  Ela foi feita do lado de fora onde os homens puderam dar sua salpicada de opinião para o bom gosto da multidão. Ela não exibe o Senhor da glória, porque o “Jesus” desse evangelho em nada assemelha aquele que Isaías presenciou naquele momento dramático para o profeta, quando achou que teria merecidamente sua sentença executada como o réu culpado. Leiamos Isaías 6:5 Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!
O evangelho moderno fabricou outro “Cristo” adaptado à preferência do homem natural, e por aquele não ter vindo do céu, o mundo aceita de bom grado. Porventura, há mistério num evangelho desse tipo? Há mistério nessa mensagem que tanto enaltece o homem e o coloca como “senhor” exigindo que Deus seja seu servo? O evangelho de hoje não traz consigo senão a chave que possa descobrir o sucesso mundano do homem, o qual quer ter uma paz com o pecado a qualquer preço. O evangelho moderno nada tem de mistério porquanto encanta o coração natural com proposta de felicidade e que em nada traz o vislumbre do caminho estreito, caminho santo por onde trilham os santos de Deus rumo à felicidade eterna. Entrai pela porta estreita, larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela. Mateus 7:13.
Mas por que a porta é estreita? Para ser salvo você precisa seguir uma lista de restrições? Absolutamente não! A porta é estreita porque é individual. Para ter acesso a Deus você precisa passar sozinho e pela única porta: Jesus. Não existe outra porta? Existem muitas, mas esta é a única que leva ao Pai. Irmãos quando lemos o jornal estamos acreditando no testemunho que o jornalista dá das coisas que ele viu ou de pessoas que ele entrevistou. Notícia é isso, o relato de pessoas que testemunharam um fato. A Bíblia não é só a Palavra de Deus, mas é também um registro de fatos históricos. Você estava lá quando descobriram o Brasil, quando Tiradentes foi enforcado ou quando D. Pedro proclamou a independência? Se você não crer no testemunho dos historiadores, não vai passar de ano. Se não crer no testemunho dos apóstolos não irá crer em Jesus. E se não crer em Jesus... Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:18.
O apóstolo Paulo, carregava consigo a mensagem celestial; era a mensagem vinda de Deus; era o evangelho do poder de Deus e não do homem; era algo sobrenatural que se originou na eternidade e adentrou-se no tempo ficando com sua marca registrada como Escritura Sagrada. Portanto, se não crermos como diz as Escrituras, a nossa crença é em vão. Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. 1 Coríntios 15:1-2.
Por que o evangelho é um mistério? Porque, óbvio, esse evangelho veio do coração do Deus três vezes santo. É um mistério porque é conhecido antes da fundação do mundo. Portanto, seu mistério é insondável para a mente natural, e não há no mundo, em qualquer escola ou faculdade qualquer registro quanto à origem dessa gloriosa nova de alegria que durante os séculos tem sacudido este mundo e emudecido o império de satanás. Não existe no universo professor, por mais sábio que seja que possa ministrar tal ensino. O único professor é aquele que é o Autor dessa mensagem, o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 1 Coríntios 2:12.
O mais culto deste mundo, sem a mente iluminada pelo Sumo Professor, não passa de um cego, analfabeto, surdo e mudo diante dessa verdade sublime e tão misteriosa. Temos que encarar a realidade tremenda do pecado em todas as suas manifestações neste mundo através dos homens e atingindo toda natureza. Esse mistério revela a malignidade, o terror e a crueldade do pecado. Esse evangelho exibe a gloriosa Lei santa, justa e boa e toda maldição proveniente dela como um raio-X, mostrando o que o homem é em Adão, totalmente culpado e incapaz de justificar-se perante Deus. Romanos 8:3 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado.
O evangelho misterioso de Paulo revela Jesus Cristo que veio ao mundo em carne para morrer em favor do pecador, mas também Ele incluiu o pecador em Seu corpo santo, para ter uma morte compartilhada. 2 Coríntios 5:14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.
O evangelho de Paulo focalizava nisso. Aquilo que o mundo considerava loucura e escândalo, para Paulo era o poder de Deus e sabedoria de Deus. Nunca passou pela mente do apóstolo menosprezar a verdade da cruz; manipular o seu conteúdo; adicionar qualquer pensamento próprio. Não, sua mensagem foi sempre a mesma diante de qualquer pessoa. Ele havia tirado a água do poço de águas vivas e dava para todos quantos tinham sede. Hoje Jesus nos faz o mesmo convite em João 7:37-38 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Em seu bojo o evangelho misterioso de Paulo trazia todas as riquezas provenientes da operante graça de Deus. Tudo o que os pecadores precisam está no evangelho de Paulo. Tudo o que a igreja de Deus precisa para ser edificada, adornada, santificada e fortalecida para andar triunfante neste mundo e afinal ser apresentada pura e sem mácula naquele dia está nesse evangelho. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema. Gálatas 1:9. Amém.

Ouça os estudos em ÁUDIO no YOUTUBE acessando o link:

Nenhum comentário: