"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 26 de janeiro de 2013

CONVERTIDO OU REGENERADO


Já se passou a ceifa, já se acabou o verão, e nós não estamos salvos. Jeremias 8:20.
“Caso você morra sem ser salvo, não haverá palavras para descrever a sua perdição. Você deveria lamentar-se profundamente pelo triste estado, falar a respeito dele com gemidos e ranger de dentes”. Você será punido com a destruição eterna, banido da glória do Senhor e da glória do seu poder. Desejo alertá-lo e conduzi-lo à uma vida de seriedade. Seja sábio a tempo e, antes que passe a oportunidade, creia em sua morte com Cristo, pois assim crendo, obterá salvação completa e perfeita. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25.
Uma das maiores tragédias no mundo espiritual é uma pessoa ser convertida e não genuinamente regenerada. Estamos vendo em nossos dias tantos “crentes” infelizes. Eles cantam, batem palmas, sorriem e oram. Porém, por trás dessa fachada, existe solidão e profunda miséria. Sua alegria não é duradoura. São fervorosos, mas se tornam subitamente frios. Não sabem lidar com o medo. A depressão vai de encontro a eles como um rolo compressor. Numa semana estão eufóricos e na outra, desanimados. Seus casamentos seguem o mesmo padrão, entremeando brigas com momentos de paz. Por que isto acontece? Porque o diabo tem produzido muitas imitações de conversão, iludindo as pessoas, ora com isto, ora com aquilo. Satanás possui tamanha habilidade e astúcia que, se possível fosse, enganaria até os próprios eleitos. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Mateus 24:24.
A conversão não é uma obra acabada até chegar o novo nascimento. Muitas vezes nesse processo da conversão, muitas pessoas já se supõem salvas. É exatamente neste processo que acontece a apostasia. Não existe nenhuma possibilidade de alguém se apostatar de Cristo, mas existe a possibilidade de uma pessoa apostatar da fé. A Bíblia vai nos mostrar que nos últimos dias haveria uma grande apostasia, e essa apostasia, é em decorrência do processo da conversão. Muitas pessoas estão na igreja numa ideia de conversão, mas não chegaram ao descanso da graça de Deus, da regeneração do novo nascimento, por isso eles podem apostatar da fé. Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios. 1 Timóteo 4:1.
Apostatar significa virar as costas. Conversão também significa virar as costas. É assim: eu ia para o mundo e virando as costas para Deus. De repente veio o projeto da conversão, então, voltei para Deus e virei às costas para o mundo. Mas antes de chegar ao descanso na graça de Deus em Cristo Jesus, neste processo da conversão, eu posso apostatar, eu posso voltar para trás. Mas ninguém pode voltar para trás depois que passa a ponte da cruz em Cristo. Para quem morreu com Cristo não tem mais retorno, pois de Cristo não se apostata. Só tem retorno para os que foram convertidos, para aqueles que ainda não alcançou a verdadeira experiência do novo nascimento em Cristo. Da fé se apostata, mas de Cristo jamais! Está escrito em 1 Pedro 1:23  pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.
Muita gente confunde regeneração com conversão. A confusão está no fato de terem aceitado a Cristo, de se entregar a Cristo, de ter sido batizado na igreja. Confundem tudo isso com o novo nascimento. E nesse processo muita gente volta para trás. A conversão na vida de uma pessoa começa com o toque do Espírito Santo, com a iluminação, mas a pessoa pode ser tocada, iluminada, contudo ser convertida e não regenerada. Um exemplo claro disso é Judas. Judas foi participante do ministério de Jesus Cristo, teve revelações, mas apostatou. Judas não chegou ao descanso da obra de Cristo. Judas se fez participante da obra, mas realmente não foi transformado de coração. Ele não se importou assim como muitos também não se importam com a obra consumada de Cristo. Vamos ler Mateus 22:4b-5 Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas. Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio.
Existe na conversão o elemento divino e o elemento humano. O homem tem alguns aspectos como, por exemplo, o vazio do coração do homem que é um fato humano. O homem tem falta de paz, pois está separado da vida de Deus. Então fica claro que esses elementos humanos e o pecado, faz com que o homem deseje de certo modo uma coisa que ele não sabe o que é. Como disse C. S. Lewis: “Nós temos uma saudade nostálgica de alguém que não sabemos bem que é”. Eclesiastes 3:11 Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.
O ser humano por causa deste vazio vive uma vida de busca. Ele busca a religião, busca os mistérios, busca um complemento para si mesmo. Neste processo ele pode ser informado erradamente e receber coisas tortuosas com relação à Palavra de Deus, então ele se decepciona e por isso volta para trás. Ele pensa que estava na graça, mas foi iludido nesses processos conversivos. As pessoas pregam que haverá felicidade na terra, que todos seus problemas serão resolvidos, mas depois ela descobre que não tem nada disso, então se decepciona e apostata. De fato ele nunca chegou à regeneração. A pessoa terá uma real conversão nesse processo conversivo quando o Espírito a convence do pecado. Essa é a boa conversão para a regeneração. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim. João 16:8-9.
Enquanto não haver em uma pessoa este convencimento do pecado, todo tipo de conversão que ela venha a ter é falsa. A obra do Espírito é convencer o pecador do pecado. E enquanto o pecador não estiver convencido de que o seu pecado é nojento, de que seu pecado é ofensivo e um agravo a santidade de Deus, jamais essa pessoa chegará há uma conversão real, ou seja, nunca será regenerada. Às vezes vemos as pessoas tendo remorsos e remorso é uma coisa humana e falha, enquanto que arrependimento é uma coisa divina. Temos que nos arrepender com o arrependimento que Deus nos dá. Atos 5:31  Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.
Uma pessoa que foi regenerada verdadeiramente ela tem a capacidade dada por Deus de se arrepender. É a bondade do Senhor quem nos levará ao verdadeiro arrependimento. Romanos 2:4 Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?
Sem o verídico arrependimento os “crentes” viverão neste ciclo de altos e baixos. São pessoas instáveis e que não tem nenhum compromisso com o Senhor e a Sua Igreja. São pessoas sem credibilidade. São apanhados facilmente por todo vento de doutrina. São pessoas que vivem para agradar a homens e não ao Senhor! Quem nos converte de fato é o Senhor, então buscamos nEle a verdadeira conversão. Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes. Lamentações 5:21. Amém.Graça e paz queridos (as).

Ouça os estudos no Youtube acessando nosso portal:

http://www.youtube.com/user/claudioamorandi?feature=watch

Nenhum comentário: