"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 16 de março de 2013

REVELAÇÃO DO MISTÉRIO UNIVERSAL


O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória. Colossenses 1:26-27.
O maior mistério de todos é aquele que o próprio Deus escreveu. O Todo-poderoso é o Autor do maior mistério da história universal. É o mistério de seu propósito eterno. Em um passado remoto, antes do tempo e da criação, Deus era. Deus e Deus somente. Ninguém mais existia. Nada mais existia. No seio de Deus, o Pai era Deus, o Filho. E eles eram um. O Espírito também estava presente, compartilhando desta unidade do Pai e do Filho. Pulsando no centro da Trindade estava a essência da divindade, um amor apaixonado. João 17:24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.
Todas as coisas jorravam em abundância de Deus, o Pai. Ele é a fonte de tudo, e isso inclui a paixão do amor divino. Agostinho disse certa vez que: “Se Deus é amor, então deve haver nEle um amante, um amado e um Espírito de amor, porque nenhum amor é concebido sem o amante e o amado”. Na atemporalidade do passado da eternidade, o Pai tinha Alguém sobre quem derramar Sua paixão de Seu ser. Era Seu Filho. O Pai era Aquele que ama; o Filho era o Amado. O Pai era a fonte; o Filho o recipiente e o reagente. Por conseguinte, o Pai amou o Filho, e de modo recíproco, Jesus devolveu aquele amor ao Pai. Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me mandou. João 14:31a.
O Filho, entretanto, não tinha uma criatura sobre quem pudesse derramar essa paixão de Seu ser. Isto é, não havia ninguém para quem Ele pudesse ser a fonte da torrente de paixão que fluía de Seu próprio coração. O próprio Filho não tinha uma companhia. Usando a linguagem de Agostinho, Jesus não tinha um “amado”. Nesse sentindo especifico, Deus o Filho, estava sozinho, assim como Adão estava. Sabemos que Adão era uma figura de Cristo. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir. Romanos 5:14.
Certamente, o Filho tinha Seu Pai. E o Espírito também estava presente. Mas havia um aspecto da paixão do Filho que ansiava ser libertado para além de Deus o Pai. No fundo do coração do Filho de Deus havia uma paixão intensa, consumidora. Como Deus, o Pai, Deus, o Filho desejava ser a fonte daquela paixão por outro. Ele desejava ser o que ama não apenas o Amado. Mas esse ser não existia. Então, em um dia na eternidade em um passado indefinido, Deus, o Pai concebeu um plano, um plano surpreendente: dar a seu Filho uma companhia, alguém que se ajustasse perfeitamente a Ele. Aquele ser seria o filho de Deus de uma forma diferente. Aquele ser também seria o objeto da paixão do Filho; uma esposa digna da divindade. Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. João 15:9.
Eu gostaria que você contemplasse nosso Deus cheio de amor. Irmãos, na verdade Deus está perfeitamente satisfeito consigo mesmo. Mas porque Ele é amor, não está contente em ser perfeito em Si mesmo. Por essa razão, Deus, o Filho quis alguém em quem pudesse derramar o amor que enchia todo o Seu ser, o mesmo amor que o Pai derramara sobre Ele. Desse modo, o amor superabundante de Deus exigiu um receptáculo que não fosse parte da Trindade, mas alguém que participaria da Trindade numa doce comunhão. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Efésios 5:31-32.
Foi por essa motivação que Deus criou os céus e a Terra e todas as formas de vida nela. Podemos dizer corretamente que Deus criou todas as coisas para que Seu Filho tivesse companhia, uma ajudadora, uma noiva. O amor de Deus por Seu filho o levou a criar. Alguém disse com muita sabedoria que, “um romance divino está no coração do Universo e é a chave de toda a existência”. Da eternidade, Deus estabeleceu Seu propósito que, em algum ponto do futuro, Seu Filho teria uma Companhia Eterna, descrita em Apocalipse, como “a noiva, a esposa do Cordeiro”. Essa ideia era tão inacreditável que Deus a escondeu por séculos e séculos. Apocalipse 21:9 Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro. O maior Amante do Universo rompeu as barreiras inabaláveis que separavam a eternidade daqui, e entrou no tempo. O filho de Deus se tornou homem em carne. E o verbo se fez carne e habitou entre nós. João 1:14a.
Você já deve ter ouvido que Jesus Cristo veio para salvar os pecadores, e isso é verdade. Pois na cruz Jesus nos levou a morrer em Seu corpo santo e nos ressuscitou juntamente com Ele, para vivermos em novidade de vida. Que grande verdade! Mas o Novo Testamento nos ensina que Ele veio para algo ainda mais profundo. Ele veio para encontrar sua parceira, sua noiva. Ele veio para conseguir uma noiva para Si. O Filho Eterno se tornou humano para que pudesse extravasar a paixão que ardia em Seu peito desde o início dos tempos. Jesus de Nazaré é homem perfeito e Deus perfeito. Ele era Deus completo, e era homem completo. Muitos afirmam que Jesus não era Deus, mas Ele é o verdadeiro Deus. Está escrito em 1 João 5:20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Quando Jesus Cristo se fez carne, a igreja estava dentro dEle. A igreja é um mistério escondido em Seu interior. Sendo assim, podemos compreender porque Jesus nunca se casou enquanto esteve aqui. Porque Sua noiva estava dentro dEle. O intento ardente do Senhor era ter uma companheira. Isso de fato, era a motivação maior que o impeliu a derrotar satanás. Para que pudesse obter Sua gloriosa noiva, Cristo teve que pagar o preço final. 1 Coríntios 7:23 Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.
A maneira como Adão obteve sua noiva, e aquilo foi uma figura de como Cristo obteria a Sua. Como Adão, o Senhor Jesus foi induzido a um profundo sono (morte na cruz). Quando Deus fez Adão dormir, então formou Eva do seu lado. Quando o Senhor morreu na cruz o soldado furou o seu lado, e dali então estava nascendo a Sua igreja. Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. João 19:34.
Ela, a noiva de Cristo, é uma nova criação neste planeta. Ela foi liberta e desacorrentada da escravidão da queda. Ela nasceu santa, sem mácula ou vergonha. Nasceu completamente livre de tudo o que poderia destruí-la. Assim sendo, ela está livre para amar o seu noivo e Salvador. Qual a origem de Eva? Ela foi tirada do lado de Adão. Qual a origem da noiva de Cristo? Ela foi tirada do lado do último Adão, Jesus Cristo. Naquele mesmo dia, quando Cristo levantou da morte, finalmente, Ele podia contemplar a Sua companheira, pois ela estava viva e respirava, pois ela agora tinha a sua realidade interior e Sua expressão exterior. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 
http://www.youtube.com/user/claudioamorandi?feature=watch

Nenhum comentário: