"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 17 de maio de 2014

FRUTO DO ESPÍRITO: FIDELIDADE

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23.
Ninguém nasce neste mundo como uma pessoa fiel. É bom termos consciência de que somos infiéis por natureza. O que significa uma pessoa fiel? Significa uma pessoa que tem probidade, integridade, fidedignidade, lealdade, honestidade e sinceridade. O indivíduo fiel é digno de crédito, age corretamente e cumpre suas promessas. É fiel no ministério que recebeu do Senhor, é diligente e reconhece que seu tempo, talentos e posses pertencem ao Senhor. Mas existem muitos “evangélicos” que são fiéis aos seus cônjuges, ministério, à igreja e a tantas outras coisas, mas não guardam a Palavra do Senhor, esses são os infiéis. Está escrito algo muito importante nos Salmos 119:158 Vi os infiéis e senti desgosto, porque não guardam a tua palavra.
Quando nos voltamos para as Escrituras somos surpreendidos com o tipo de pessoas que Deus usa para realizar os seus projetos. Muitas vezes, para nosso desapontamento, os homens e mulheres bíblicos não foram os heróis que imaginamos. Não encontramos modelos impecáveis de fidelidade. Por exemplo: Abraão mentiu; Jacó enganou; Moisés assassinou e murmurou; Davi cometeu adultério, e Pedro blasfemou. E quando nós olhamos para eles muitas vezes nós nos vemos, e isso porque nós fomos moldados no mesmo barro que eles. Esse vaso de barro que o Senhor fez perfeitamente se estragou em Suas mãos, então Ele fez um novo vaso e dentro dele colocou toda a Sua fidelidade. 2 Coríntios 4:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.
O que nos enche de alegria é sabermos que apesar de nossa infidelidade, o nosso Deus e Pai aniquilou na cruz no corpo de Cristo a nossa máscara de “fidelidade fingida” e colocou em nós o Seu Filho que é fiel e fiel em todas as coisas. Agora você precisa descobrir quem é que vive. É você mesmo, ou é Cristo? Se for você, certamente é um infiel, mas se for a Pessoa de Cristo, você é fiel, mas por causa da fidelidade de Cristo. O objetivo do Espírito Santo é que alcancemos a medida de Cristo. A medida de Jesus fala da essência daquilo que Ele é, do seu caráter. Uma das características que devemos conhecer de Cristo para que sejamos aperfeiçoados Nele é a fidelidade. Como achar alguém é fiel? Cada qual entre os homens apregoa a sua bondade; mas o homem fiel, quem o achará? Provérbios 20:6.
Com a obra da cruz Jesus conquistou o direito de propriedade absoluta sobre todos aqueles que são regenerados por Ele. Sendo propriedade de Jesus, tudo que concerne a nossa vida deve ser direcionado à Glória de Deus, cumprindo em nós toda Sua Santa vontade. Pois, a nossa fidelidade expressa de forma clara a este mundo de trevas, que somos propriedade do Deus Altíssimo, o que só ocorre quando vivemos a vida que Ele nos propõe em Sua Palavra Santa. Em nossos dias as pessoas são aparentemente fiéis, mas é somente aparência, pois elas não produzem este fruto da fidelidade de Deus. Assim como Jesus viu aquela figueira cheia de folhas, pensou encontrar nela frutos, mas não encontrou, pois ela era falsa. Assim também para aqueles que se declaram ser novo nascido, o Senhor vai procurar neles os seus frutos. Será que Deus encontrará em nós fidelidade? Salmos 101:6 Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.
A infidelidade é um dos pecados mais proeminente nestes dias maus. Com raríssimas exceções, a palavra de um homem não é mais a sua fiança, nos negócios deste mundo. No mundo social, a infidelidade conjugal ocorre por todo lado, sendo que os laços matrimoniais são desfeitos com a mesma facilidade com que uma roupa velha é rejeitada. Na esfera eclesiástica, muitas pessoas que se comprometeram solenemente a pregar a verdade, sem nenhum escrúpulo a negam e a atacam. São pessoas que até conhecem a mensagem da cruz, mas negam com seu viver infiel a Palavra de Deus. Está escrito em Tito 1:16 No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.
Deus é fiel e verdadeiro. Sua Palavra de promessa é certa. Em todas as Suas relações com o Seu povo, Deus é fiel. Pode-se confiar Nele, com segurança, nunca houve alguém que tivesse confiado Nele em vão. Vemos esta preciosa verdade expressa em quase toda parte nas Escrituras, pois o Seu povo precisa saber que a fidelidade é uma parte essencial do caráter divino. Esta qualidade é essencial ao Seu ser; sem ela Ele não seria Deus. A fidelidade é uma das gloriosas perfeições do Seu ser. É como se Ele estivesse vestido com esta perfeição. Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos. Deuteronômio 7:9.
Há alguém que é grande em Sua fidelidade. A fidelidade é uma perfeição em Deus pela qual Ele é fiel à sua Palavra e a todos os Seus concertos. Ele nunca quebra um contrato consigo mesmo nem com Suas criaturas. Então, sejamos fieis a Sua Palavra que a Sua fidelidade será real em nós, pois o que Ele propôs isto fará, e o que prometeu isto executará. A mentira é um dos pecados que mais prevaleceu em todos os tempos. Foi o acreditar numa mentira que arruinou toda a raça humana. Adão e Eva deixaram a Palavra de Deus e seguiram o pai das mentiras. E todos os seus filhos seguiram no mesmo caminho. Os filhos de Israel, literalmente rogavam, no passado distante, aos profetas a pregarem mentiras a eles. Eles clamavam: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos. Isaías 30:10b.
Em nossos dias, a palavra mentira se camuflou com o termo “propaganda”. Conta-se que em Sião quem fosse pego contando mentira teria a boca costurada por três dias. Creio que se esta fosse à lei aqui em nosso país, muitos homens de negócios não poderiam atender ao telefone, e que muitas senhoras andariam com lindos bordados na boca. A inclinação de contar e acreditar numa mentira é um dos fatos mais surpreendentes na história da humanidade. Da boca de um só Homem, nunca saiu nenhuma mentira. E este foi o Deus-Homem, Jesus Cristo, a verdade encarnada. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. Isaías 53:9.

Deus é verdadeiro. Sua Palavra de promessa é certa. Em todas as Suas relações com o Seu povo, Deus é fiel Pode-se confiar Nele, com segurança, nunca houve alguém que tivesse confiado Nele em vão. Vemos esta preciosa verdade expressa em quase toda parte nas Escrituras, pois o Seu povo precisa saber que a fidelidade é uma parte essencial do caráter divino. Esta é à base da nossa confiança Nele. Mas, uma coisa é aceitar a fidelidade de Deus como uma verdade divina, e outra coisa, muito diferente, é agir com base nisso. Deus “nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas”, mas nós contamos realmente com o seu cumprimento por Deus? Esperamos de fato que Ele vai fazer por nós tudo que disse que fará? Descansamos com implícita segurança nestas palavras: Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Hebreus 10:23. Amém. 

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: