"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 24 de maio de 2014

O FRUTO DO ESPÍRITO: MANSIDÃO

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23.
O termo grego empregado nas Escrituras para mansidão é “praos” que significa no português: manso, modesto, plácido, gentil, simples, calmo, brando. Resumidamente, ser manso é ter um espírito simples e gentil no trato para com o próximo. Manso é aquele que já descobriu que, como um discípulo de Jesus, não precisa defender-se daquilo que os homens ou o mundo joga contra ele, pois já está satisfeito em permitir que Deus o defenda. Já não precisa lutar para defender o seu “eu”, pois ele já foi crucificado com Cristo. O trono de seu coração não é mais ocupado pelo “eu”, nele está entronizado o Senhor Jesus. Ele já desfruta da paz e segurança que tem naquele que é o Justo Juiz. Não mais deixa sua alma no comando de suas reações, pois é espiritualmente guiado pelo Espírito do Senhor. Sabe que precisa estar vendo o que Deus vê, e não o que as pessoas veem. A nossa mansidão é proveniente do Senhor, ou seja, a nossa fonte de docilidade é o próprio Senhor. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Mateus 11:29.
O Rei dos reis quando entrou na cidade, não vinha montado em um cavalo branco, mas em um jumentinho. Esse era um meio de transporte das classes mais baixas. Jesus era manso. Mansidão é docilidade, brandura e o temperamento dominado, mas não é fraqueza. É o poder sob controle. Ser manso não significa ser frouxo, se depreciar ou ser relaxado. Mansidão não significa impotência. Mansidão é dominar o espírito. Estar fora de controle é falta de mansidão. Se existe algo de grande valor para Deus é uma espírito manso. 1 Pedro 3:4 seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.
Mansidão não está ligada a ser moroso, não ter iniciativa, aceitar tudo do jeito que está para não se irar. Não é isso. Uma pessoa mansa vive muito mais do que uma pessoa iracunda, agitada, amargurada, porque administra melhor situações difíceis. Morremos com Cristo, por isso podemos buscar a mansidão. É fruto do Espírito. Sofonias 2:3a. Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão.
O manso é aquele que foi domesticado pela operação do Espírito da cruz em seu interior. A palavra manso era empregada para descrever um animal domesticado. Um potro selvagem causa uma destruição. Um potro domado é útil. Uma brisa suave refresca e alivia. Um furacão mata. O manso morreu para si mesmo. Ele foi domesticado e está sob controle do Espírito. O manso é aquele que não luta para defender sua própria honra. Aquele que já está no chão não tem medo da queda. Um espírito manso não se inflama facilmente. Davi dá o seu testemunho: Armam ciladas contra mim os que tramam tirar-me a vida; os que me procuram fazer o mal dizem coisas perniciosas e imaginam engano todo o dia. Mas eu, como surdo, não ouço e, qual mudo, não abro a boca. Salmos 38:12-13.
Um leão na causa de Deus precisa ser um cordeiro em sua própria causa. Mansidão é a marca registrada do homem dominado por Deus. Você precisa ter mansidão estampada em seu coração. Você concorda com isso hoje, mas quase sempre a mansidão é esquecida quando é mais necessária. Por exemplo, engana-se quem pensa que violentos são apenas os criminosos dos quais temos notícias, ou aquela galera que acaba brigando na porta da escola ou no trânsito. O ato de ser violento vai muito além disso; somos violentos com nós mesmos através dos pensamentos ou por certas atitudes que de certa forma irão nos prejudicar no futuro. Somos violentos com simples atos ao nosso próximo, como por exemplo, dar aquela resposta atravessada para os nossos amigos, quando algum atrito acontece. É claro que uma resposta mal educada, não é a mesma coisa que agredir alguém fisicamente, mas tudo é violência e tudo pode piorar. Provérbios 10:6 Sobre a cabeça do justo há bênçãos, mas na boca dos perversos mora a violência.
A mansidão é um fruto do Espírito Santo e irá manifestar em todo aquele que foi incluído na morte e ressurreição de Cristo, para ensinar a ser paciente, sereno, como Cristo é. 1 João 4:17 Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.
Entre os seres humanos, não precisa de muita coisa para tudo, de repente, virar um caos completo. Então eu pergunto: para que tanta violência? Tantas indiretas e provocações? A maioria delas parece inofensiva, mas não são; piadinhas de mau gosto contra alguém é o necessário para gerar uma guerra. E muitos dizem: “fiz isso por brincadeira”. Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira. Provérbios 26:18-19.
Cuide da sua mansidão! Peça a Deus que fale em seu coração pela Sua Palavra em todos os momentos de possível estresse; respire fundo, conte até dez mil se for necessário. Mesmo que alguém vá atrás de você só pra discutir e te ofender, entenda que, tudo o que a pessoa quer e precisa, é que você liberte a sua fúria a alimente a raiva dela. Então você explode, estimula o outro a continuar te atacando, e ainda por cima, perde o seu precioso tempo fazendo algo inútil. Acha que vale a pena? Faça do silêncio, a sua arma! Tenha sede de ser diferente da maioria. Esse mundo já está complicado demais, já tem violência demais. São pessoas se agredindo por inveja, ciúmes, traição. Pessoas sendo mortas por fortunas, ou por dez reais; ser manso e racional, não é apenas um valor muito importante de um cristão, como uma qualidade básica para se viver em paz. Ame seus inimigos e deseje o bem para eles. Do que eles poderão te acusar? De cruel é que não pode ser. Então sejamos práticos naquilo que disse Paulo em Romanos 12:18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Mansidão é a renúncia absoluta à batalha pelas nossas opiniões e a crença de que Deus lutará em nosso favor pelo Seu programa. A mansidão é o oposto da agressividade e do egoísmo. Tem origem na confiança na bondade e controle de Deus sobre a situação. A pessoa mansa não está preocupada com o eu e esta é uma atitude chave para a promessa de encontrar descanso. Afinal, não são nosso tumulto e nossa agitação o resultado de buscarmos apenas os nossos interesses e nossa vontade? No mais verdadeiro sentido, então, uma pessoa mansa é alguém que aprendeu a morrer para o eu, e isso requer fé, coragem e perseverança, características que o mundo não necessariamente associaria à mansidão. Toda a multidão, porém, gritava: Fora com este! Solta-nos Barrabás! Lucas 23:18.

Cristo não deve ser escondido no coração e encerrado como um tesouro oculto, sagrado e delicioso, para ser desfrutado apenas pelo possuidor. Devemos ter Cristo no coração como uma fonte de água que salte para a vida eterna, refrigerando todos os que entram em contato conosco. Levemos o morrer de Cristo aberta e destemidamente, exibindo em nosso caráter Sua mansidão, humildade e amor, até que as pessoas sejam fascinadas pela beleza da santidade. Os mansos terão regozijo sobre regozijo no SENHOR, e os pobres entre os homens se alegrarão no Santo de Israel. Isaías 29:19. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: