"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 3 de maio de 2014

O FRUTO DO ESPÍRITO: LONGANIMIDADE

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23. 
O que é uma pessoa longânima? É uma pessoa que nasceu de novo, que morreu com Cristo e ressuscitou com Ele. Longanimidade por definição é a capacidade de ser infinitamente paciente, suportando as constantes ofensas, a ponto de perdoar sempre, sem explodir em ira. Longanimidade é a paciência que nos permite subjugar a ira e o senso de contenda, tolerando injúrias. Somente os regenerados possuem esta virtude do Espírito Santo, e por isso executam de modo complacente as tarefas mais desprezíveis ou árduas como se servisse ao próprio Deus. Creio que a virtude mais útil do mundo é a paciência. O fato é que precisamos dela o tempo todo, e em todo lugar. Está escrito em Provérbios 16:32 Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.
O nosso Deus tem um caráter longânimo e por isso ninguém consegue esgotar a sua paciência. Nós que cremos no Senhor, estamos levando o nosso morrer diário e com isso, estamos permitindo que entre em nosso ser o caráter de Deus. Esse fruto é consequência de uma vida de intimidade com o Criador, onde através da vivência e experiências que passamos junto a Ele, vamos sendo moldados até atingirmos a estatura de varão perfeito com um caráter como o de Deus. E isso é maravilhosamente inevitável! Nós não desfrutamos o “saber”, a revelação completa de todas as coisas do mundo espiritual, então como crianças ensinadas pelo Pai, somos nós, nas mãos do nosso Deus. Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. I João 2:6.
Normalmente as pessoas impacientes oram ao Senhor pedindo paciência. Elas esperam que seu problema de impaciência vá melhorar, mas eles simplesmente pioram. Elas continuam orando e vão perceber que essa questão da paciência fica realmente ruim a cada dia que passa. Somente mais tarde é que elas percebem que Deus havia realmente atendido a sua oração por paciência. Elas descobriram que realmente haviam se tornado pacientes, graças às dificuldades e provações que Deus permitiu em suas vidas, por elas terem orado por paciência. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; Romanos 5:3.
Quando Deus testa a nossa paciência, Ele quer nos dar a verdadeira paciência. É fácil parecer paciente quando tudo está certo. Mas o que acontece quando as coisas ficam ruins? Muitos são como aquela pessoa que orou da seguinte maneira: “Senhor, dá-me paciência, e eu a quero imediatamente”. Uma pessoa que não está crucificada com Cristo, ela jamais será longânima e com isso, ela dará margem ao desespero, à precipitação e a alguns outros sentimentos negativos, como: o ressentimento, a amargura, o rancor, a ira e a cólera que podem nos levar a enfermidades internas e externas. A impaciência pode trazer consigo problemas sociais e domésticos como no relacionamento familiar e conjugal. Somente aquele que passou pela cruz e morreu com Cristo, pode ser revestido daquilo que é novo. Colossenses 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
O nosso Pai celestial sempre vai nos provar com relação a nossa paciência. Portanto, Deus pode usar as interrupções para ver se de fato estamos pacientes. Por exemplo, você se senta para jantar, e o telefone toca, ou está no banheiro e um vendedor bate à sua porta. Ou está trabalhando para cumprir um prazo, e chega uma visita. Nossos melhores planos são com frequência interrompidos. Até os discípulos se impacientavam com as pessoas que interrompiam a agenda de Jesus. Marcos 10:13-14 Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.
Estamos vivendo em um mundo impaciente. É muito fácil de verificar essa atitude em nosso meio. Observem como as pessoas aguardam um elevador que vem chegando ao seu andar. Algumas se balançam; para frente e para trás. Algumas andam de um lado para o outro. Passeiam de lá para cá enquanto espera o elevador chegar. Algumas ficam apertando o botão. Apertam o botão a toda hora, como se isso fizesse o elevador chegar mais depressa. Simplesmente, não conseguem ficar esperando. Precisam fazer alguma coisa para sentir que estão no controle. Segundo uma pesquisa feita recentemente descobriu uma porção de novas doenças chamada “enfermidades da pressa”. Segundo alguns médicos, disseram que 90% da vitimas de ataques de coração têm essa personalidade da “pressa” tipo A. Sua impaciência habitual lhes causa problemas. Está escrito em Romanos 15:5 Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.
Precisamos desenvolver a paciência e isso significa depender de Deus. A paciência não é simplesmente uma questão de força de vontade humana; é um fruto do Espírito. Nós não podemos meramente usar a psicologia e dizer: “Vou ser paciente nem que morra”. Vai acabar morrendo. Paciência não é força de vontade. A paciência não diz: “Ele realmente não me irrita”, quando lá no fundo você está pensando de verdade “eu odeio esse sujeito”. A paciência não é usar a máscara e fazer de conta. Se for a paciência de Deus, se for o genuíno fruto do Espírito, você terá genuína paz interior. Certas situações não vão aborrecê-lo como antes. Por quê? Porque você está dependendo do Senhor. Nós vos exortamos, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, suporteis os fracos, e sejais longânimos para com todos. 1 Tessalonicenses 5:14.
A Bíblia é um livro que trata da espera. Por quê? Porque esperar demonstra fé, e a fé agrada Deus. O mais difícil de esperar em Deus é quando se está com pressa, e Ele não está. É difícil ser paciente quando aguardamos aquela resposta de oração, quando esperamos aquele milagre, quando esperamos que Deus mude nossa condição financeira, ou problema de saúde, ou filhos, esposa, marido, ou aquele parente problemático. É difícil quando temos pressa e Deus não, mas esperar pacientemente é uma evidência de fé. Também é um teste de fé. Quanto tempo você pode esperar? Isaías 64:4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.
Também podemos ler Salmos 40:1 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Quero concluir dizendo que Deus por mais demorado que seja Ele nunca está atrasado. Está sempre na hora. O horário de Deus é perfeito. Não vai seguir a nossa agenda, mas nunca se atrasa. Deus quer que confiemos e esperemos Nele. O salmista explica isso desta maneira: Descansa no SENHOR e espera nele. Salmos 37:7a.

Por que devemos ser longânimo? Porque Deus é paciente, e devemos ser como Ele. Se somos seus filhos, devemos apresentar os traços de Sua família. Por isso o Espírito Santo está trabalhando em nossa vida, produzindo paciência em nós. Faz parte do caráter de Cristo. Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós; Gálatas 4:19. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:


Nenhum comentário: