"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 3 de julho de 2014

PROVISÃO DO DEUS PROVIDENTE

Aí habitou a tua grei; em tua bondade, ó Deus, fizeste provisão para os necessitados. Salmos 68:10 
Os seres humanos, pelo fato de serem criaturas, são completamente dependentes de Deus para sua subsistência. Por si e para si mesmos eles não podem fazer qualquer movimento a menos que sejam energizados por Deus. Para quem crê que a Bíblia é a Palavra de Deus sabe que não podemos fazer nada sem Jesus. Como criaturas, precisamos de combustível para a nossa subsistência e não o encontramos em nós mesmos. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5.
Todo aquele que creu em sua morte e ressurreição com Cristo, é uma nova criatura, ou seja, um filho de Deus em Cristo Jesus. Todo filho de Deus não deve ficar preocupado com falta de coisa alguma, pois Deus prometeu que nos supriria de todas as nossas necessidades. Filipenses 4:19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.
No uso comum dessas coisas, Deus deu-nos a energia e a oportunidade do trabalho, a fim de que ganhemos o pão nosso de cada dia. Isso é ponto sem discussão. Todavia, há ocasiões especiais em que Deus supre as nossas necessidades físicas de um modo extraordinário, fora do uso comum. Como isso funciona na prática? Deus se serve das suas criaturas, sejam elas racionais ou irracionais, para fazer as provisões extraordinárias para seus filhos que estão em necessidade. É extraordinária a maneira como Deus usou um ser irracional para ser o executor das suas providências. Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão. Beberás da torrente; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem. 1 Reis 17:3-4.
Elias havia profetizado uma grande fome sobre a terra pela ausência de chuva e orvalho por alguns anos. Deus, então, revela a Elias os seus segredos sobre o que haveria de acontecer com ele e como Deus haveria de sustenta-lo temporariamente naqueles anos de escassez. Elias obedece à palavra divina e vai para o lugar designado por Deus. É altamente estranho o que Deus fez por intermédio de corvos. Não sabemos onde os corvos apanhavam o pão e a carne pela manhã e ao anoitecer, especialmente num tempo de escassez. Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente. 1 Reis 17:6.
Quando estamos dizendo que Deus está no controle de todas as coisas, é que Ele está mesmo. Se for o animal que conhecemos, ele comeria somente carne putrefata. Nada mais. No entanto houve uma ação de Deus na vida daquele animal de tal forma que ele veio a fazer alguma coisa que não era própria dele. Além disso, os corvos sabiam exatamente a hora em que Elias tinha de ser alimentado. Essa ação provedora de Deus é maravilhosa e mostra como Ele tem governo sobre todos os seres viventes que cumprem a Sua vontade sem terem qualquer noção inteligente de suas ações. A expressão “ordenei” mostra o decreto divino e, ao mesmo tempo, a certeza de que a provisão de comida haveria de acontecer. Portanto, os regenerados não devem se preocupar com comida, bebida e vestimenta, pois isso nosso Senhor já decretou que não irá faltar.  Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus, pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se? Eclesiastes 2:24-25.
Também podemos ler em Mateus 6:31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
Esse fato não é crido por aqueles que duvidam da veracidade e da confiabilidade das Escrituras. Irmãos Deus sempre usou e usa cristãos individuais para levar socorro a outros filhos seus em tempos de necessidade, suprindo-os com bens de que eles careciam. O Senhor jamais desempara os seus. Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado e ainda me guardarei. 2 Coríntios 11:9.
Agora precisamos observar que há ocasiões em que Deus usa os seus filhos para fazer provisões de um modo extraordinário. Voltando a Elias, percebemos que logo após usar os corvos para fazer a provisão necessária para a vida do profeta, Deus também usou uma viúva para continuar a Sua obra provedora. Depois de sair da região de Querite, quando a água acabou, Deus enviou Elias à Sarepta, nas imediações de Sidom, na Filístia. Veja a ordem de Deus para Elias: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida. 1 Reis 17:9.
Curiosamente, o texto bíblico usa a mesma palavra usada com os corvos: “ordenei”. Essa palavra deve ser devidamente entendida. Deus não chegou para a mulher e lhe disse: “Vai chegar a tua casa o meu profeta, chamado Elias. Ele está em necessidade e Eu quero que você o alimente”. Deus não fez isso. Deus não falou com ela. A palavra “ordenar” significa o decreto determinador de Deus que faz com que a Sua vontade providencial seja executada infalivelmente. Buscai no livro do SENHOR e lede: Nenhuma destas criaturas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a boca do SENHOR o ordenou, e o seu Espírito mesmo as ajuntará. Isaías 34:16.
Não somente a viúva foi o instrumento para a manutenção de Elias como Elias foi o instrumento divino para o sustento daquela família, além da providência da ressurreição do filho da viúva. Ambos, a viúva e Elias não sabiam da ordenação divina a respeito de eles serem instrumentos divinos para as provisões físicas uns dos outros. Deus sempre se serve dos seres humanos a fim de que eles sejam bênçãos, uns aos outros, mas sempre cumprindo a Sua obra providencial. É por isso que a igreja que o Senhor regenerou é gloriosa e virtuosa, pois os seus membros amam uns aos outros de coração. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10.
Irmãos na providência divina, Deus dará aquilo que nos é necessário: não vou me preocupar com a comida de amanhã, com a roupa de amanhã. Vamos cuidar das coisas de Deus e Ele cuidará das nossas coisas! O Senhor cuida do meu necessário porque Ele é Pai! Está escrito em Lucas 12:29-30: Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.
Onde está o seu tesouro? Existem pessoas que depositam suas joias no banco. Meu Deus, por que não as usam? Vocês gastaram tanto para comprá-las e não as usam? “Comprei, mas não posso usar porque o ladrão vai roubar de mim. Então depositamos no banco. Assinamos os papéis do banco, o banco avalia o patrimônio, e trancamos as joias dentro de um cofre, e agora estão no seguro”. Mas por que as comprou? Se você nunca vai poder usá-las? É isso o que Deus fala em Sua Palavra. É uma grande ignorância deixar essas coisas guardadas sem poder utilizá-las, por medo do ladrão. Usufrui de tudo aquilo que o Senhor colocar em suas mãos. E nunca se esqueça de que crer na soberania do Senhor é ter a convicção de que, independentemente da situação, somos sustentados por Ele. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Isaías 41:10. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:





 



Nenhum comentário: