"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 30 de agosto de 2014

SANTIDADE E ADORAÇÃO

Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras. Salmos 96:9.
A única evidência verdadeira de que morremos e ressuscitamos com Jesus e que também nos dá segurança eterna de que estamos unidos a Cristo e Ele a nós; é uma vida santa. Nós nunca podemos afirmar que temos sangue real nas veias, que nascemos de Deus, a menos que possamos provar a nossa descendência, ousando viver de maneira santa. Nossas vidas estarão sempre fazendo o bem ou o mal para aqueles que as contemplam. Elas são um sermão silencioso que todos podem ler. Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações. 2 Coríntios 3:2-3.
Essa maneira de viver se enquadra com o cristianismo autêntico revelado nas Escrituras, pois conduz as pessoas a considerá-la atentamente, à semelhança de um farol que pode ser visto de longe. O dia do julgamento mostrará que muitos, além de maridos, serão conquistados por uma vida santa e sem palavra alguma de sua esposa. Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. 1 Pedro 3:1-2.
Você é um crente ou você é um santo? Qual é a sua avaliação? Seja sincero com você mesmo diante dessa pergunta: como poderá se sentir feliz e à vontade no céu, se morrer destituído de santidade? A morte não opera automaticamente alguma transformação. O sepulcro não impõe qualquer alteração. Cada indivíduo haverá de ressuscitar com o mesmo caráter com que deu o seu último suspiro. Agora mais uma pergunta: onde será o teu lugar, se vive hoje estranho à santidade? Por isso é que devemos ser santos porque sem a santidade na terra nunca estaremos preparados para desfrutar o céu. O céu é um lugar santo. O Senhor do céu é um Ser santo. Os anjos são criaturas santas. A santidade está estampada em tudo quanto existe no céu. Veja a expressão de Apocalipse 21:27 Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.
Hoje estamos vendo muitas pessoas querendo viver à santidade na base do esforço. São pessoas que se esforçam inutilmente e labutam em vão; e não é de se admirar, porquanto estão começando pelo lado errado, ou seja, humanista. Eles estão tentando erguer uma muralha de areia; e o trabalho deles desmorona tão rapidamente quanto o edificam. Estão baldeando a água de um barco e a água entra com maior rapidez do que eles são capazes de esgotá-la. Ninguém pode lançar outro fundamento para a santidade além daquele que foi lançado por Paulo, a saber, Cristo Jesus. 1 Coríntios 3:11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
Foi o próprio Senhor que disse que “sem mim nada podeis fazer”. Então podemos entender que a sabedoria fora de Cristo é insensatez que condena; a retidão fora de Cristo é culpa e condenação; a santificação fora de Cristo é imundícia e pecado; a redenção fora de Cristo é servidão e escravatura. Nem uma pedra, nem um tijolo é assentado na obra de nossa santificação, enquanto não crermos que Deus operará isto em nós. 1 Tessalonicenses 5:23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
A santidade é o atributo de Deus que une todos os outros atributos. Corretamente entendida, ela revolucionará qualidade da nossa adoração. Quando os anjos exaltam Deus, eles não dizem: “Eterno, Eterno, Eterno”; não dizem: “Fiel, Fiel, Fiel”; Sábio, Sábio, Sábio”, ou “Poderoso, Poderoso, Poderoso”. Eles dizem: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. Apocalipse 4:8b.
Nós perdemos o senso de temor, e muitas pessoas se aproximam de Deus com uma familiaridade tão casual que beira a blasfêmia. Muito do que é feito em nome da adoração hoje claramente não considera Deus como verdadeiramente santo e, assim, lamentavelmente, deixa a desejar. Muitos cânticos atraentes estão sendo entoadas, sensações comoventes são despertadas, pensamentos aceitáveis vêm à mente, e emoções agradáveis estão sendo cultivadas. Mas, com frequência, essas coisas são meros exercícios consumistas que mascaram uma adoração sem nenhum conhecimento sério da santidade de Deus. Hoje a adoração está voltada para o homem, ou seja, estão adorando a criatura e não o Criador. Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Romanos 1:25.
Paulo descreve então a história da degradação de nossa raça rumo a formas mais profundas e pecaminosidade de falsa adoração. É significativo que a essência da depravação humana, tal como Paulo descreve, esteja ligada à falsa adoração, começando com a recusa em adorar a Deus como devemos. Os que se afastam do Deus verdadeiro invariavelmente fazem seus ídolos para adorar. Lembram-se da serpente de bronze que Moisés levantou no deserto? Aquela serpente virou objeto de adoração daqueles que não conhecem a Deus. Foi o rei Ezequias que deitou abaixo a serpente de bronze. Está escrito em 2 Reis 18:4  Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã.
Assim, o resultado da adoração imprópria é que Deus simplesmente entrega os idólatras ao seu pecado e às suas consequências. Você pode pensar em algo pior? Neste mundo de alguma maneira todos adoram. Somos criaturas espirituais, e o impulso para adorar é uma das necessidades humanas básicas que Deus projetou em nosso coração. Quando uma pessoa rejeita a Deus, ela invariavelmente adora falsos deuses. Isso é verdade até em relação a um ateu. Ele adora a si mesmo. Isso, é claro, foi o que Deus proibiu no primeiro mandamento. Falsos deuses podem ser objetos materiais ou imaginários, ou ainda seres sobrenaturais. Deuses materiais podem ser adorados mesmo sem o pensamento consciente de que eles sejam divindades. Vamos ler em Jó 31:24-28 Se no ouro pus a minha esperança ou disse ao ouro fino: em ti confio; se me alegrei por serem grandes os meus bens e por ter a minha mão alcançado muito; se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a lua, que caminhava esplendente, e o meu coração se deixou enganar em oculto, e beijos lhes atirei com a mão, também isto seria delito à punição de juízes; pois assim negaria eu ao Deus lá de cima.
Tudo aquilo que é visto e apreciado pelo homem natural está sujeito à adoração segundo a sua imaginação. “Deus é Espírito” e um espírito não tem forma. Deus já nos advertiu em Deuteronômio 4:15-16 Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher. Adoremos a Deus em santidade. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:
 



Nenhum comentário: