"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 7 de setembro de 2014

O ERRO DE JACÓ: LUTAR COM DEUS E PREVALECER

Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Gênesis 32:28. 
A vida de Jacó foi uma vida marcada pelas lutas. Jacó era uma pessoa perversa e astuta. Ele era calculista e inteligente; ele podia e fazia qualquer coisa. Ele possuía tanto astúcia como habilidade. Mas Deus pôde fazer de Jacó Seu vaso para cumprir o Seu objetivo. A Palavra de Deus expõe que Jacó não apenas estava errado nas coisas que fazia; ele estava errado no tipo de pessoa que era. Jacó foi uma pessoa que usou sua própria força para ganhar o que Deus queria dar a ele. Então Jacó lutou com Deus numa tentativa de exigir a benção graciosa do Senhor. Gênesis 32:24. Ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Que significa lutar? Lutar significa derrubar alguém. Deus lutou com Jacó para subjugá-lo, para despojá-lo de sua força, e segurá-lo a fim de que não lutasse mais. O significado de lutar é esvaziar alguém de sua força, rebaixando-o e subjugando-o. A Bíblia mostra-nos que Deus lutava com Jacó e “não podia com ele”. Jacó era realmente forte! Qual é o significado de Deus não conseguir prevalecer sobre Jacó? Quando não confiamos em Deus e quando planejamos por nós mesmos e estamos satisfeitos com nós mesmos, temos de admitir que Deus não pode conosco. Quando tentamos fazer a vontade de Deus com nossa própria força e tentamos livrar-nos mediante todo tipo de meios naturais, temos de admitir que Deus não prevaleceu sobre nós. É por isso que é necessária a obra da cruz em nós, pois ela nos destitui de qualquer esforço. Ele me abateu a força no caminho e me abreviou os dias. Salmos 102:23.
Existem muitos crentes que precisam admitir que Deus nunca prevaleceu sobre eles. Ainda são muito inteligentes, fortes, capazes e engenhosos. Deus não é capaz de prevalecer sobre eles. Eles nunca foram subjugados por Deus e nunca foram derrotados por Ele. Se tivessem sido derrotados por Deus, diriam: “Eu não consigo fazer isso! Deus, eu me rendo!” Esses tais nunca foram derrotados por Deus. Paulo se rendeu a Cristo, então podia dizer em 2 Coríntios 12:10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
Jacó era uma pessoa que nunca havia sofrido uma derrota. Quando ele voltava de encontro com Esaú, ele sabia que aquele era um momento crítico, mas ainda tinha seu próprio jeito de agir. Ele pode ter pensado: “Eu conheço Esaú muito bem. Se eu fizer isso, há noventa e nove por cento de chance de eu ser bem-sucedido”. Embora estivesse com temor no coração, Jacó era muito hábil. Este também é o caso de muitos “crentes espertos” que nunca passaram pela cruz e nem aceitam tal disciplina sobre suas vidas. Enquanto estiverem lutando com Deus, jamais experimentarão uma operação de Deus completa e profunda em suas vidas. Algumas pessoas que vivem de experiências e não de Cristo, normalmente recebem alguns fragmentos espirituais e os usam como base para seu orgulho espiritual, e declaram que conhecem a Deus. 2 Timóteo 3:13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
Vocês devem saber melhor que eu, porque talvez Deus esteja lutando com vocês por cinco ou por dez anos, mas ainda não prevaleceu sobre vocês. Muitos ainda não chegaram a ponto de dizer: “Estou acabado. Já não consigo ficar de pé. Não consigo fazer isto”. Isso significa que Deus ainda não prevaleceu sobre vocês. Mas graças a Deus porque Ele tem um jeito! No começo Jacó lutou com Deus e prevaleceu, contudo, por fim, Deus prevaleceu sobre ele. Deus sabia que o momento era chegado. Quando viu que Jacó não seria derrubado, Ele tocou a articulação da sua coxa, ela se deslocou. O nervo da articulação da coxa é o nervo mais forte do corpo. Ele representa a parte mais forte de uma pessoa, o apoio da força natural do homem. Deus tocou no apoio da força natural de Jacó. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Genesis 32:25.
A força natural do homem sempre exibe certas características brilhantes. Sempre existem certas áreas nas quais a força natural se manifesta. Sempre existem certos pontos que são particularmente fortes. Deus pretende expor estes pontos fortes. Infelizmente, muitos cristãos desconhecem os veículos sobre os quais a energia natural deles está alojada. As pessoas mais dignas de pena não são as que são fracas, mas as que não sabem que são fracas. Os mais miseráveis não são os que estão errados, mas os que sabem que estão errados. Eles não apenas estão no erro, mas nas trevas; não vivem pela luz. Como resultado, não estão cientes do seu erro. Por isso precisamos que Deus toque a articulação de nossa coxa para enfraquecer-nos e para desconjuntar-nos. A obra da cruz tem a finalidade de nos enfraquecer para que o Senhor seja a nossa força. Eu te amo, ó SENHOR, força minha. Salmos 18:1.
Cada homem e cada mulher tem sua própria articulação de coxa. Em alguns, a força natural está alojada na sua tolerância. Em outros, a força natural está no seu talento. Alguns “crentes” têm sua força natural alojada em suas emoções, enquanto outros têm sua força natural alojada no seu amor-próprio. A vida natural de muitos evangélicos é manifestada no seu prazer pela exibição. Eles gostam de exibir quão pouca espiritualidade têm. Seus chamados “testemunhos” não são na verdade testemunhos pelo Senhor, mas um tipo de auto exaltação e auto manifestação. São pessoas capazes de fazer muitas coisas, mas são inúteis nas mãos de Deus. Precisamos entender que a atenção de Deus não está nas pequenas aparências exteriores. Sua intenção é tocar no nervo central da vida natural, e isso Ele faz pelo trabalho da cruz. Graças ao Senhor porque Ele tocou a articulação da coxa de Jacó. Depois desse toque, Jacó ficou manco. Ele tornou-se fraco, foi derrotado e não pode mais lutar. Vamos ler Oséias 12:2-4 O SENHOR também com Judá tem contenda e castigará Jacó segundo o seu proceder; segundo as suas obras, o recompensará. No ventre, pegou do calcanhar de seu irmão; no vigor da sua idade, lutou com Deus; lutou com o anjo e prevaleceu; chorou e lhe pediu mercê; em Betel, achou a Deus, e ali falou Deus conosco.
Os que passaram por tratamentos de Deus conhecem a diferença entre a força natural e o poder espiritual. Depois que a força natural de uma pessoa foi completamente despojada, ela ficará com medo do ressurgimento da sua força natural sempre que trabalhar para o Senhor. Deus precisa fazer um trabalho completo em nós até que uma marca duradoura seja deixada em nós, a marca da coxeadura. Deus deixou uma marca em Jacó. O apóstolo Paulo tinha também uma marca, e era a marca de Jesus. Gálatas 6:17 Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.

Para que um cristão tome o caminho de Deus, ele precisa receber tudo de Cristo. A experiência de Jacó em Peniel mostra-nos que ele foi derrotado pela mão de Deus; o nervo da articulação da coxa foi tocado, e ele se tornou manco pelo resto de sua vida. Que significa tornar-se manco? Significa não mais viver por si mesmo, confiar em si mesmo ou acreditar em si mesmo. Portanto, devemos ter clareza de que há uma grande diferença entre qualquer coisa que venha de nós e qualquer coisa que venha de Deus. Tudo que procede de nós é carne. Somente aquilo que procede de Deus nos tornará Israel. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; Gálatas 2:20a. Amém. 

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: