"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 3 de julho de 2015

VEJA COMO É HORROROSO O PECADO, MAS TEM CURA É A CRUZ!

Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Daniel 12:2.
A palavra “pecado” tempos atrás, infligia medo nas pessoas. Tinha o mesmo efeito emocional que palavras como “nazista” ou “câncer” provocam em nós hoje. Era algo que as pessoas queriam evitar a qualquer custo. Hoje ela deixou de ser um rottweiler para ser um poodle. O “pecado” foi amansado, domesticado, castrado. Em muitos casos, pecado é algo que achamos que não convém, mas que é bom: “Eu sei que não deveria fazer isso, mas vai ser divertido, ou pelo menos, não vai prejudicar ninguém”. Moisés preferiu ser maltratado junto com o povo do Senhor a desfrutar de uma alegria passageira. Lemos em Hebreus 11:25 Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado.
A razão pela qual a palavra “pecado” era tão horripilante no passado é porque para os nossos antepassados o pecado causava muita destruição. Destruía famílias, amizades, a felicidade, a paz de espírito, a inocência, o amor, a segurança, a natureza, e, principalmente, destruía nossa ligação com o Criador. Com o passar dos anos, alguém colocou na cabeça desta nova geração que as coisas não são bem assim. Muitas pessoas ao pensar em pecado, se limitam a ações exteriores, tais como assassinato, roubo, homicídio e adultério. Pecado não é simplesmente algo exterior, algo que é observável no comportamento humano. Não sabem elas que as Escrituras é muito mais rigorosa, bem mais radical. As Escrituras não contemplam apenas o que é exterior, palpável e audível, a Palavra de Deus vai às profundezas da vida humana e diz que o pecado está dentro do homem, pois ele foi plantado em nosso coração por satanás. Está escrito em Marcos 7:21-22 Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Jesus disse que não é o que um homem come ou toca que o contamina, mas o que vem de dentro dele que corrompe e afeta tudo que ele pensa e faz. Ou seja, o simples desejo pelo pecado já é pecado. Isto faz com que sejamos “uma máquina de pecados”! Tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos. 2 Pedro 2:14.
Uma grande prova de que o pecado nunca ficará sem punição é a nossa morte. Você e eu temos um compromisso inadiável com a morte. O nosso corpo irá se separar da nossa alma! E ai daqueles que não nasceram de novo, pois eles terão as suas almas separadas de Deus, sendo lançados na morte espiritual, alma e corpo serão separados eternamente de Deus. Os fariseus que definiam pecado como “fazer ou deixar de fazer”, receberam de Jesus o título de “sepulcros caiados”. Lindos por fora, podres por dentro. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Mateus 23:27.
Ao tentar descobrir ou definir pecado, lembre-se que para fazer o pior, o mal precisa parecer o melhor. O mal gasta bastante tempo em maquiagem. Os hipócritas gastam muito tempo polindo seus desempenhos e suas imagens. Vícios se fantasiam de virtudes: Luxúria travestida de amor, inveja disfarçada de indignação justa, tirania doméstica mascarada de preocupação paterna. O mal sempre aparece disfarçado! Por isso sua condição é sempre traiçoeira, o pecador acaba acreditando que não é pecado o que ele faz. A maldade não pode ser muito má sem se utilizar profundamente da bondade. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. Mateus 23:28.
O mal sempre aparece misturado com o bem. Lembra-se que Satanás se transforma em anjo de luz? Muitos psicopatas são pessoas inteligentes, atrativas e até carismáticas. Qualidades que os qualificam a uma confiança de sua companhia. Contudo, são pessoas sem coração, sem amor e sem senso de culpa. Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal. Eclesiastes 8:11.
O pecado é tão sério, que Deus criou um lugar para enviar aqueles que nunca tiveram os seus pecados perdoados: Inferno. O inferno é a lógica por trás do pecado. O inferno é a resposta de Deus à impenitência resistente e à desobediência final. O inferno é a fossa do universo. É aquele incinerador cósmico, no qual, um dia, Deus reunirá o lixo do mundo. É aquele lugar que está sempre sob a ira inflexível de Deus. É aquele local onde o verme da memória não morre, onde estará o falso profeta, o Dragão a Besta e todos os mentirosos. Também estarão ali todos os que morrerem sem terem os seus pecados perdoados. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. Apocalipse 21:8.
Meus irmãos pasmem, porque o pecado nos mostra que ninguém é inocente diante de Deus. Nem as crianças, nem o “índio”, nem a sua tia que é um exemplo de moralidade. O Fabricante não produziu o seu produto com defeito. Está escrito em Gênesis 1:31a. Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.
O problema foi o que a primeira criatura resolveu fazer com a liberdade a ela concedida. O fato de Deus ter se tornado humano nos mostra que o problema não está em nossa humanidade, mas na nossa pecaminosidade. Estamos em disparidade com Deus não porque somos humanos, mas porque somos humanos pecaminosos. Portanto, “errar é o resultado da Queda humana”. E diz a Bíblia que quando Adão caiu, ele incluiu toda a raça humana em sua decisão. Assim como as vítimas de uma transfusão de sangue contaminada, todos nós herdamos a corrupção de Adão. 1 Coríntios 15:22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Já nascemos pecadores! O pecado é passado de pai para filho. Não existem bebês inocentes. A maior prova de que os bebês não são inocentes é a possibilidade de eles morrerem. Só morre aquele que é contaminado pelo pecado, afinal, “o salário do pecado é a morte”. Se os bebês morrem, isto é um sinal claro de que eles já são pecadores! Por esta razão, cada nascimento humano é, espiritualmente falando, o nascimento de uma criança morta. Mas graças ao amor de Deus, Ele veio ao nosso encontro. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos. Efésios 2:4-5.

Certa vez alguém disse que falar da graça sem falar do pecado é trivializar a cruz, é baratear a graça de Deus que sempre vem a nós manchada de sangue. Falar do pecado sem falar da graça é minimizar a ressurreição de Jesus. Ele nos atraiu, nos crucificou, nos fez morrer, nos sepultou e nos ressuscitou e hoje Cristo é a nossa vida! Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Colossenses 3:4. Amém.

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: