"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 2 de agosto de 2015

MAIS QUE VENCEDORES

Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:31,35, 37.
A vida cristã é uma vida de vitória, porque temos uma pessoa que venceu e nos fez mais que vencedores. Esse texto está indicando que o nosso Deus, nos confere vitória absoluta em Cristo Jesus, não existindo inimigos que possam frustrar a possessão final da plena salvação que há em Seu Filho, acerca do que essas coisas falam. Portanto, Deus aparece aqui como alguém que se coloca em nossa defesa. Isto para nos mostrar que não há adversário, externo ou interno, pessoas, seres angelicais bons ou maus, adversidade no sofrimento, perseguições, ou mesmo outros homens, que finalmente possam levar o cristão à derrota espiritual. Mesmo porque a salvação procede de Deus, é garantida pelo próprio Deus, sendo inexoravelmente conferida aos que creem. E sabemos que tudo aquilo que Deus faz dura para sempre. Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele. Eclesiastes 3:14.
Quando temos essa revelação de que tudo quanto Deus faz durará eternamente? Temos vitória e segurança da salvação. Não é aquilo que nós fazemos, mas o que Deus fez em Cristo Jesus, que nos faz mais que vencedores. Toda pessoa que ainda não foi liberta do pecado, sempre estará sujeita a Lei, a qual diz: “FAÇA”. Mas quando uma pessoa crê em sua morte e ressurreição com Cristo, ela é liberta da Lei do pecado e da morte, contudo vive debaixo da graça, que assegura: “ESTÁ FEITO!” Somos mais que vencedores, porque fomos salvos inteiramente pela graça e esta mesma graça, haverá de levar-nos à glorificação. Jesus Cristo é toda a teologia de que necessitamos nessa questão prática da vida vitoriosa. Não estamos lutando para obter vitória; mas estamos celebrando a vitória que já foi ganha para nós. Falamos muito sobre a graça de Deus, no entanto, nos esquecemos do fato que a vitória nos é foi dada em Cristo Jesus. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57.
Ninguém precisa trabalhar para receber um presente, nem tem alguém de participar da compra de um presente que lhe é oferecido. O presente em sua inteireza nos é oferecido, independentemente de nossos esforços e labutas. Lamentavelmente muitos cristãos estão experimentando derrotas em suas vidas, porque não fazem outra coisa a não ser “tentar”. Todas as vezes que tentamos fazer alguma coisa esperando obter vitória, estamos apenas enganando a nós próprios, pois qualquer vitória assim conseguida não passa de uma imitação. É necessário que todo aquele que nasceu de novo mude da palavra empregada, de “tentar” para “confiar”, porque ninguém pode tentar e confiar ao mesmo tempo. Tentar é aquilo que fazemos confiar é aquilo que deixamos o Senhor fazer. Devemos esperar pelo Senhor. Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera. Isaías 64:4.
Todo aquele que quer se tornar mais que vencedor, precisa deixar o Senhor trabalhar em sua vida. A vitória não é você e nem eu; a vitória é a pessoa de Cristo vivendo em nós! Hoje em dia, as pessoas cometem um grave erro ao acharem que a vitória é progressiva e a derrota é regressiva. Assim, se uma pessoa for capaz de controlar seu temperamento ou mantiver uma comunhão íntima com Deus, então essa pessoa é vitoriosa. Não é assim. Devemos nos lembrar de que a vitória não tem nenhuma relação com nosso “eu”. Para existir em nós uma vida de vitória, precisamos crer que naquela cruz, Deus em Cristo nos substituiu. Através da obra da cruz, já não sou mais eu, pois essa velha vida já não tem mais nada a ver comigo. Também não significa que o eu mal se tornou o eu bom, ou que o eu impuro se tornou puro. É simplesmente não mais eu. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20.
A fé consiste na outorga da própria alma aos cuidados de Cristo. Desse modo, o Espírito Santo vem assumir o controle de nosso ser, fazendo do Deus eterno o alvo de nosso anseio. Por outro lado, devemos ser honestos e verificar que em nós mesmos não há nada que possa fazer de nós mais que vencedores, neste mundo de pecado e de lamentações. O homem, por si mesmo, sem o plano e o amor de Deus, seria avassalado pela derrota e pela tristeza, tanto nesta esfera terrena como do outro lado da eternidade. Porém, existe o amor de Deus que está em Cristo Jesus, que nos garante a nossa vitória sobre este mundo pela fé. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus? 1 João 5:4-5.
A vida cristã vitoriosa é certamente impossível para nós na nossa própria força e poder. Se deixarmos por nossa conta, vamos permanecer derrotados. Mas, há boas novas para o seguidor de Cristo. Ele já proveu tudo para a nossa vitória. A vida cristã vitoriosa não é só um sonho ou um desejo impossível de ser alcançado para a nova criatura. É uma realidade. É algo que já foi alcançado por Cristo. Mas qual é a nossa experiência? É triste dizer que não temos vivido de maneira correta, por isso temos experimentado muitas derrotas. Pois, com a menor tribulação que vem em nossa direção, gritamos e reclamamos do quanto temos suportado e sofrido. Porém, se vivermos corretamente, seremos mais do que vencedores em todas as coisas. A vida cristã não é uma vida que às vezes vence e às vezes é derrotada, não é uma vida que é derrotada pela manhã e que vence à tarde. Ela é sempre triunfante em Cristo. Segundo o padrão bíblico, deve ser considerado estranho se você não vence, e comum se você vence! Vamos ler este maravilhoso texto em 2 Coríntios 2:14: Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.

A Bíblia fala que em Cristo é possível ser vencedor sempre, é possível triunfar sempre, mas a falta do entendimento correto do que seja essa vitória, têm levado muitos a uma frustração na vida cristã, ou até o abandono da carreira cristã. Existe um entendimento errado que vitória é ser bem sucedido financeiramente, ter um bom emprego. Para outros a vitória seria passar no vestibular e quando isso não acontece sentem-se derrotados; Ainda para outros a vitória é total ausência de enfermidades. Com certeza essas coisas são interessantes e até podem caracterizar pessoas bem sucedidas, porém nunca são elementos suficientes para afirmar que são pessoas vitoriosas. Tudo pode ser abalado, menos o amor de Deus revelado em Cristo. Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Graças a Deus que em Cristo Jesus, somos mais que vencedores. Quem vence os obstáculos é um vencedor, mas quem vence com os obstáculos é mais que um vencedor. Quem vence com as suas forças é um vencedor admirável, mas quem vence com as forças de Deus é um inigualável vitorioso. Quem vence depois que lutou é vencedor, mas quem vence antes mesmo de ter lutado é mais que vencedor. E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; a nossa suficiência vem de Deus. 2 Coríntios 3:4-5b. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: