"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 7 de novembro de 2015

EM JESUS CRISTO

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus. Efésios 1:1.
Em Jesus Cristo, esta é a chave das Epístolas de Paulo. Reflitamos em tudo o que esta palavra contém para o regenerado; pois ela resume admiravelmente sua posição, estabelecendo-o mais elevado nível. A mensagem das Epístolas do apóstolo Paulo mostra-nos a graça experimentada em Jesus Cristo. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. João 14:20.
Não é preciso dizer que ser cristão não é uma etiqueta, nem a profissão exterior de um membro da igreja que se limita a fazer ato de presença no templo, de vez em quando. Ser cristão, segundo o Novo Testamento, é muito mais que a simples posse do perdão dos pecados e a alegria de estar reconciliado com Deus: É estar em Cristo. É compreender que nosso Salvador, pela salvação que nos oferece, não somente nos salva do inferno, mas nos faz viver por Sua própria vida. Assim Ele nos identifica a Si mesmo. Daí em diante, Deus nos vê em Cristo, tão perto dEle como Seu próprio Filho. É essa a posição do homem e da mulher que creu que foi atraído, crucificado, morto, sepultado e ressuscitado juntamente com Cristo. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6:5.
É isso que está compreendido nas primeiras palavras desta Epístola dirigida “aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus”. Mais adiante o apóstolo revela-lhes como é possível tal qualificação; não é uma vaga esperança, mas torna-se uma realidade gloriosa. Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Efésios 1:2.
“Graça e paz.” É esse o clima no qual vive o filho de Deus e é essa a atmosfera que emana de sua vida: Tudo nela é dom da graça divina e paz que não é deste mundo. Não disse o Senhor aos Seus, antes de deixá-los: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27.
O mundo nada dá, sem receber em troca, mas a graça divina age diferentemente; não somente extingue a condenação, mas cumula com todos os bens do céu, sem nada pedir de volta, senão o amor, o reconhecimento e a adoração de filhos aos quais o Pai celeste tudo dá mesmo o crescimento espiritual e a alegria de ser Suas testemunhas no mundo. É o que revela as Escrituras Sagradas. Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. 2 Pedro 1:3.
Clamamos por bênçãos, pedimos sempre para nós, cantamos tudo que tenha o propósito de nos beneficiar, de nos alegrar e de nos encher de mais e mais bênçãos; mas não compreendemos que tudo já nos foi concedido em Cristo Jesus. Se olharmos com bastante atenção, descobriremos que o tema da Epístola aos Efésios é a fonte das bênçãos espirituais concedidas àquele que nasceu de novo. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo. Efésios 1:3.
O louvor deveria caracterizar a vida de todo o filho de Deus, mesmo quando é provado; porque o louvor torna-se então uma arma espiritual que liberta o espírito da obscuridade e da inquietação. Davi dizia: Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos. Salmos 18:3.
Quando Deus anunciou o nascimento de Seu Filho na terra, uma multidão dos exércitos celestes louvou a Deus, dizendo: “Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens”. É, pois, graças à obra redentora perfeita e vitoriosa de nosso grande Deus e Senhor, Jesus Cristo, que nossas relações com Ele começam pelo louvor daqueles que resgatou. A Epístola aos Gálatas dá o segredo de nossa união com o Senhor glorificado, após identificação com Ele em Sua morte. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20.
Efésios 1 nos revela os conselhos eternos de Deus para Cristo e a Sua igreja em vista da eternidade. Deus é amor, e o amor não pode estar contente sem uma resposta nos objetos do amor.  Como Israel antes de entrar na terra prometida precisou atravessar o Jordão e levantar no meio do rio o altar simbólico das doze pedras sepultadas sob as águas, assim o cristão, ou seja, aquele que está crucificado com Cristo, este homem e está mulher entram na posse das promessas de Cristo à medida que creem que são identificados com o Senhor em Sua morte. Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Romanos 6:4.
Quando a fé recebe estas grandes verdades, e olha para o glorioso fim, se deleita com tudo o que foi revelado do coração de Deus e da eficácia da obra de Cristo. Tal é o amor do Pai, e tal a virtude da obra de Cristo, que por toda a eternidade estaremos diante da face do Pai santos e irrepreensíveis, e por isso no pleno e desimpedido desfrute do amor divino. Quando nos é desta forma permitido olhar para a eternidade e termos uma visão ampla da bênção que está diante de nós, este mundo passageiro, que muitas e muitas vezes nos parece tão grande e importante, se torna muito insignificante, entretanto os filhos de Deus em Cristo, vista em seu verdadeiro caráter segundo Deus, se torna excessivamente grande e abençoada. 1 João 3:1. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.
Ter a convicção de que somos filhos de Deus nos mantêm calmos na presença do desassossego do mundo, e também nos levam acima da tristeza e do pecado. Essa é a segurança de nossa salvação. Cristo fez o tudo por nós e nos concedeu a segurança da salvação eterna. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:28.
Temos aqui uma promessa incondicional. É algo bem simples. A vida eterna é um dom, um presente. Um presente com condições não é presente. Pense um pouco sobre as consequências que sobrevirão se uma ovelha de Cristo vier a perecer. Cristo então teria revogado a Sua promessa. Ele não mais seria Deus e a Trindade cessaria de existir. As Escrituras não seriam dignas de confiança. Ainda estaríamos em nossos pecados. Isso não pode acontecer porque o cumprimento da promessa depende apenas de Cristo e não de Suas ovelhas. Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra embaixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão como mosquitos, mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será anulada. Isaías 51:6.

Não há uma segurança maior do que estar em Cristo e ser habitado por Ele. Essa posição de segurança continua, contanto que Cristo continue, ou seja, para sempre. Gloria a Deus, pois Ele é para sempre. Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Hebreus 13:8. Aleluia! Amém.

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: